Poucos sabem, mas a deliciosa melancia traz, além do sabor, uma série de benefícios à saúde em sua composição. Rica em potássio e magnésio, ela é um ótimo diurético natural, por exemplo.

Além disso, é capaz de prevenir diversas doenças. Queridinha do verão, a fruta é uma das mais completas para o organismo. E o melhor: dada a enorme produção no Brasil, a melancia é uma das frutas mais baratas em feiras e hortifrutis.

Para aproveitar melhor o alimento, separamos 17 benefícios da melancia para a saúde. Confira nos slides abaixo.

  • Floh Maier/Unsplash

    1 – Age como anti-inflamatório natural

    A melancia tem na sua composição a cucurbitacina E, que atua como um potente anti-inflamatório.

  • evgenyatamanenko/iStock

    2 – Tem efeito antienvelhecimento

    Por sua capacidade antioxidante, a melancia age diretamente combatendo os radicais livres, produzidos no nosso organismo e, quando em excesso, podem causar aparecimento precoce de doenças crônicas degenerativas e envelhecimento precoce.

  • andrei_r/iStock

    3 – Auxilia na saúde do coração

    A citrulina contida na fruta é convertida em arginina e posteriormente em óxido nítrico — relacionado ao relaxamento dos vasos sanguíneos, facilitando a passagem do fluxo de sangue e diminuição da pressão arterial.

  • Diy13/iStock

    4 – Auxilia na saúde dos rins

    A melancia tem uma atividade de água e potássio muito grande. Com isso, ela estimula a eliminação da urina e consequente limpeza dos rins.

  • Juja Han/iStock

    5 – Reduz o inchaço

    Também graças à eliminação da urina, a fruta contribui diretamente na redução do excesso de sódio — mineral que faz com que o corpo retenha mais líquido.

  • Scott Webb/Unsplash

    6 – Auxilia no ganho de massa muscular

    Rica em potássio, mineral relacionado à contração muscular, a melancia deve ser consumida no pós-treino para ajudar no ganho de massa muscular.

  • Ridofranz/iStock

    7 – Ajuda no tratamento do câncer

    A fruta é fonte de licopeno e betacaroteno, que são potentes oxidantes, além da vitamina C. Por isso, a fruta é indicada para quem tem algum tipo de câncer, já que ela fortalece o organismo e pode auxiliar no combate à doença.

  • LENblR/iStock

    8 – Auxilia no combate à disfunção erétil

    O consumo de melancia melhora a vasodilatação do organismo e, por isso, auxilia diretamente no combate à disfunção erétil — isso se a causa for fisiológica, ou seja, de pouco fluxo para o pênis.

  • Jun/iStock

    9 – Melhora saúde ocular

    A melancia é rica em vitamina A, que está muito relacionada à saúde ocular. Se você sofre de catarata, cegueira noturna ou outro tipo visual, a fruta pode ajudar.

  • Joanna Kosinska/Unsplash

    10 – Reduz a gordura

    A citrulina encontrada na fruta pode reduzir o acúmulo de gordura nas células gordurosas. Além da quantidade de gordura do corpo, a fruta também reduz a formação de placas nas artérias.

  • Deagreez/iStock

    11 – Alivia o estresse

    O suco de melancia é rico em vitamina B6, que é usado pelo corpo para aliviar a fadiga, o estresse e a ansiedade.

  • BrianAJackson/iStock

    12 – Controla a pressão arterial

    Como tem boa proporção de eletrólitos, o suco de melancia mantém a pressão sanguínea e normaliza a pressão arterial de forma eficiente.

  • mell razak/iStock

    13 – Auxilia no tratamento da anemia

    Fonte de ferro, a fruta é alidada no combate à anemia, pois auxilia os glóbulos vermelhos no transporte de oxigêncio para as células do corpo.

  • simpson33/iStock

    14 – Age na prevenção da diabetes

    Por ter pouca quantidade de açúcar e muitos nutrientes, a fruta é benéfica para os diabéticos.

  • Motortion/iStock

    15 – Ajuda a fortalecer o pulmão

    A vitamina A, presente na fruta, participa da regeneração dos alvéolos pulmonares, que são responsáveis pelas trocas gasosas no pulmão.

  • VladimirFLoyd/iStock

    16 – Contribui para o emagrecimento

    Graças ao seu sabor adocicado e a grande quantidade de água, a melancia dá sensação de saciedade e evita a ingestão desnecessária de comida.

  • seb_ra/iStock

    17 – Auxilia no tratamento de infecções

    Fonte de vitamina C, a fruta tem um grande potencial para reduzir a inflamação crônica, pois fortalece as defesas do sistema imunológico. Assim, auxilia diretamente em doenças como asma, artrite, entre outros.