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Publicado em: 12 de janeiro de 2020

Conheça os benefícios o tai chi chuan para a sua vida

O tai chi chuan é uma arte milenar que pode trazer diversos benefícios para a sua saúde.

Imagem: Ulza/iStock

A antiga arte chinesa do movimento, o tai chi chuan, é descrita como
“meditação em movimento”. Além de acalmar a mente, o tai chi
chuan tem muitos benefícios físicos documentados, entre eles maior
flexibilidade, equilíbrio, tônus muscular e boa consciência do corpo.

Os exercícios de tai chi chuan utilizam uma série de movimentos
fluidos, praticados juntos em uma sequência. Esses movimentos
destinam-se a ajudar o qi (energia interna) a mover-se pelo corpo,
promovendo harmonia entre a mente e o corpo. Quer você
acredite ou não no qi, não restam dúvidas de que os movimentos
controlados e fluidos resultam em benefícios físicos reais.

Quais são os benefícios do tai chi chuan para a saúde?

A prática do tai chi chuan o mantém consciente de seu corpo. Os movimentos precisos e repetitivos, com ênfase no uso controlado de tensão e relaxamento graduais, ajudam-no a atingir uma elevada compreensão da forma com que o corpo inteiro se move. Por sua vez, isso melhora a postura, a coordenação e o equilíbrio, relaxando músculos tensos e reduzindo muitas das cargas sobre ossos e articulações.

O movimento lento e controlado dos exercícios também ajuda a exercer carga sobre os ossos e trabalha músculos em partes do corpo que com frequência são negligenciadas em exercícios mais convencionais com treinamento de peso. Um estudo realizado no Hospital da Universidade Nacional de Taiwan descobriu que 30 minutos de tai chi chuan diariamente por seis meses aumentaram em até 20% a força dos músculos das pernas nos voluntários de 50 a 60 anos de idade.

Uma das grandes vantagens do tai chi chuan é que qualquer pessoa pode praticá-lo. Ele é de baixo impacto e apresenta pouco risco de lesão, o que o torna adequado para os idosos ou para os que sofrem de problemas nos ossos e nas articulações. Como os exercícios melhoram o equilíbrio, também diminuem o risco de quedas e fraturas. As pessoas com artrite descobrirão que os movimentos suaves reduzem a rigidez e melhoram a flexibilidade.

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