Conjuntivite é apenas uma das infecções oculares

Nem toda irritação nos olhos é conjuntivite. Fique atento aos sinais Conjuntivite é altamente contagiosa, assim como a maioria das infecções oculares.

Redação | 22 de Outubro de 2018 às 16:00

DeirdreRusk/iStock -

Para tratar conjuntivite ou quando seus olhos estão lacrimejando, coçando, vermelhos ou inflamados, o uso de colírios sem prescrição médica, pode piorar a situação. Contudo, experimente um dos remédios que a natureza oferece – ele pode ser exatamente o que o médico prescreveu.

O que é

As infecções oculares geralmente estão relacionadas com conjuntivite, uma inflamação das mucosas sensíveis que revestem as pálpebras. Outras causas de vermelhidão e irritação são uma descamação persistente nas bordas das pálpebras (denominada blefarite) e inchaços inflamados e dolorosos na base dos cílios (conhecidos como terçol). Dessa forma, olhos vermelhos e doloridos devem ser examinados por um médico para determinar o tratamento apropriado e excluir doenças mais sérias, como o glaucoma.

Sintomas

– Coloração rosa ou vermelha nas partes brancas dos olhos.
– Eliminação de secreção espessa, amarelo-esverdeada ou branca pelo olho.
– Lacrimejamento excessivo.
– Crostas secas nas pálpebras e nos cílios formadas durante o sono.
– Sensação de areia no olho ao piscar.
– Inchaço ou flocos nas pálpebras.
– Um inchaço vermelho pequeno e doloroso na base do cílio (terçol).


Lave suas mãos frequentemente com um sabão antisséptico e não toque nem esfregue os olhos.


Causas

De fato, vírus e bactérias provocam infecções oculares. A inflamação e a vermelhidão também podem ser causadas por lesões do olho, alergias ou substâncias irritantes (como fumaça, maquiagem ou cloro de piscina).

Saiba mais sobre infecções neste link.

Como os suplementos podem ajudar

Qualquer infecção ou lesão séria do olho exige tratamento médico imediato. Infecções oculares leves podem ser tratadas em casa com remédios naturais, mas consulte seu médico se os sintomas não diminuírem em três ou quatro dias.

Primeiramente, use uma solução de plantas para lavar os olhos várias vezes ao dia. A eufrásia pode reduzir a vermelhidão, o inchaço ou a irritação causados por conjuntivite, blefarite, terçol ou outras lesões.

DeirdreRusk/iStock

Igualmente soluções para lavagem dos olhos feitas com as plantas camomila ou hidraste proporcionam alívio semelhante. Além de serem boas alternativas para a eufrásia. Assim, filtre bem, em uma gaze de algodão, todas as soluções para lavar os olhos.

Para ter olhos saudáveis, experimente tomar vitaminas A e C, e também o mineral zinco, por um mês. Porque todos esses nutrientes aumentam a imunidade, ajudando a afastar a infecção e a evitar recorrências. Além disso, a vitamina A, bem conhecida por seu papel na manutenção da visão, também é fundamental para a integridade das mucosas, incluindo aquelas que circundam os olhos.

Assim, a vitamina C pode acelerar a cicatrização e proteger o olho de outra inflamação. E o zinco, que é encontrado em uma de suas maiores concentrações no olho, pode aumentar a eficácia da vitamina A.


Troque com frequência fronhas e toalhas e não as compartilhe com outras pessoas, pois a maioria das infecções oculares é altamente contagiosa.


Quando procurar o médico

– Se o olho estiver vermelho ou inchado, com uma secreção espessa – você pode necessitar de antibióticos para tratamento de uma infecção bacteriana. Se você usa lentes de contato, retire-as.
– Se o olho estiver dolorido ou sensível à luz solar, ou se você apresenta visão turva ou perda de visão.
– Se as pupilas estiverem de tamanhos diferentes ou se houver algo alojado no olho.
– Se sintomas leves não começarem a diminuir em quatro dias de autotratamento.

Lembrete:
Entretanto, se você tem algum problema de saúde, converse com seu médico antes de tomar suplementos.

Recomendações de Suplementos

Eufrásia
Dosagem: 1 colher de chá da planta seca, para 500 ml de água quente; esfrie e coe.
Comentários: Guarde em um recipiente bem fechado. Entretanto, prepare um novo chá diariamente. Use um copinho apropriado para lavar o olho acometido, 3 vezes ao dia.

Vitamina A
Dosagem: 5.000 UI, duas vezes ao dia, por 7 dias; depois, 5.000 UI por dia, durante 3 semanas.
Comentários: Sobretudo, mulheres grávidas ou que estão tentando engravidar não devem tomar mais de 5.000 UI diárias.

Vitamina C (conheça todos os benefícios da vitamina C)
Dosagem: 1.000 mg ao dia.
Comentários: Mas reduza a dose se houver diarreia.

Zinco
Dosagem: 30 mg ao dia, por 1 mês.
Comentários: Isto é, não passe 150 mg de zinco por dia, somando todas as fontes.

Camomila
Dosagem: 2 ou 3 colheres de chá da planta seca por xícara de  água quente; esfrie e coe.
Comentários: Guarde em um recipiente bem fechado. Entretanto, prepare um novo chá diariamente. Use um copinho apropriado para lavar o olho acometido, 3 vezes ao dia.

Hidraste
Dosagem: 1 colher de chá da planta seca por 500 ml de água quente; esfrie e coe.
Comentários: Guarde em recipiente bem fechado. Entretanto, prepare um novo chá diariamente. Use um copinho apropriado para lavar o olho acometido, 3 vezes ao dia.