Aquela dorzinha chata na cabeça aparece, o nariz congestiona… A sinusite começa assim, de repente, mas não sem um motivo. Antes de combatê-la, é preciso descobrir o que disparou o alarme, e eliminar o problema em seguida. Veja o que é e o que pode ajudar você a tratar uma crise de sinusite:

O que é a sinusite?

A sinusite acontece quando os seios nasais estão inflamados ou bloqueados. Assim, o fluxo de muco é impedido, e podem surgir vários sintomas dolorosos, como a dor de cabeça.

Em seu rosto, existem áreas chamadas seios nasais. São quatro pares de aberturas nos ossos frontais do crânio, localizados acima dos olhos, e atrás das maçãs do rosto. Eles são revestidos por uma fina membrana que secreta o muco, que passa para o nariz através de pequenas aberturas.

A função do muco é varrer a poeira, os germes e outras substâncias estranhas inaladas. Depois disso, ele é drenado para a parte posterior da garganta, pois a maioria dos germes perigosos é destruída pelo ácido do estômago.

Normalmente, o trabalho dos seios é tão sutil que você nem nota. Porém, de vez em quando, alguma irritação ou inflamação da membrana pode acabar estimulando a produção de muco, o que bloqueia as pequenas aberturas dos seios. Assim, a drenagem fica impossibilitada, o que ocasiona as fortes dores de cabeça características da sinusite. O acúmulo do muco também proporciona um meio para a proliferação de bactérias.

 

Quais as principais causas e sintomas?

Causas

As causas da sinusite são muitas, e dependem de uma avaliação médica detalhada para serem descobertas. Algumas das mais comuns são reações alérgicas, que são causadas por cheiros ou algum agente transmitido pelo ar, como a poeira ou pólen. Algumas infecções respiratórias, como a gripe e o resfriado, também fortalecem a ocorrência da sinusite.

Outra causa comum é o desvio de septo, que é uma má-formação dos septos nasais desde a sua formação. O desvio faz com que as paredes entre as narinas sejam tortas, o que pode obstruir as saídas de ar frequentemente caso a produção de muco aumente.

Sintomas

Entre os sintomas, pode-se destacar as fortes dores de cabeça ou dores nos ouvidos, causadas pela obstrução dos seios. Também é comum haver fadiga e irritabilidade.

A garganta inflamada, um sintoma comum de virose, também pode ser um reflexo da sinusite. Preste atenção na temperatura, pois a febre não ocorre frequentemente, e nesse caso deve-se procurar um médico imediatamente.

 

Como os suplementos podem ajudar

Alguns casos de sinusite exigem tratamento com antibióticos, como é o caso de infecções bacterianas. Entretanto, até mesmo a medicina convencional está começando a questionar a aplicação universal dessas drogas, principalmente em pessoas com problemas crônicos dos seios da face, que podem não ser causados por bactérias. Além disso, os antibióticos não ajudam a evitar futuras infecções. Os suplementos podem ser usados para ajudar a curar uma infecção aguda dos seios da face, mesmo se você estiver usando antibióticos. As vitaminas e plantas recomendadas são particularmente úteis para pessoas com problemas recorrentes nesta área. Nenhuma delas provoca os efeitos colaterais (como boca seca) causados pelos descongestionantes ou outros medicamentos convencionais prescritos para essa doença.

Uma das melhores formas de evitar e tratar a sinusite é fortalecer as defesas do corpo contra os germes. Comece escolhendo uma das seguintes plantas que reforçam o sistema imunológico: equinácea, astrágalo, unha-de-gato, cogumelos reishi ou maitake. Nas crises agudas de sinusite, tome apenas uma dessas plantas até a infecção cessar. Na sinusite crônica, experimente alterná-las, usando cada uma por períodos de duas semanas para promover e depois manter a imunidade.

A vitamina C e os flavonoides – também fortalecedores do sistema imunológico – oferecem um benefício adicional para pessoas cujas crises de alergia transformam-se em sinusite completa, e podem minimizar o efeito da histamina – uma substância inflamatória produzida pelas células em resposta ao pólen ou a outros alérgenos.

Um descongestionante natural, a planta Ephedra (Ma huang) dilata os vasos sanguíneos do trato respiratório, aliviando a congestão e o edema. Entretanto, só deve ser usada em crises agudas resistentes que não respondam a outros tratamentos, porque seus efeitos colaterais podem incluir nervosismo, tremor, insônia e palpitações.

O que mais você pode fazer?

Existem algumas outras medidas que você pode tomar para evitar as crises. Confira algumas delas:

  • Evite fumaça de cigarro e excesso de poeira. A fumaça pode atacar o sistema respiratório, já que ela estimula o fechamento das vias nasais pelo organismo;
  • Beba muito líquido. Isso vai ajudar a tornar o muco um pouco mais fluido e facilitar na hora da drenagem. Entenda e descubra mais dicas para se manter hidratado clicando aqui;
  • Use um umidificador ou vaporizador frio para manter úmido o ar dentro de casa.
  • Se estiver em uma crise de sinusite, coloque compressas mornas no rosto para ajudar a abrir os seios da face. Isso vai aliviar um pouco.