A medicina ortomolecular se preocupa com todo o corpo humano e não só com partes dele. A base da ortomolecular é suprir o organismo com quantidades de vitaminas e minerais de que ele precisa para funcionar perfeitamente. Essas vitaminas e minerais têm o objetivo de favorecer os ciclos metabólicos do organismo, mantendo os tecidos saudáveis. Assim, retardando, também, o envelhecimento e o resultado também reflete no cabelo, na pele e até mesmo no peso.

Qualquer pessoa pode fazer tratamento ortomolecular?

Sim, desde bebês até pessoas idosas.

Devo procurar a medicina ortomolecular somente quando estiver doente?

Não, não é preciso estar com a saúde ameaçada para fazer uso da ortomolecular. Ele é indicado para prevenir problemas potenciais e otimizar sua nutrição.

Por que não posso tomar um bom complexo multivitamínico?

Porque o seu efeito nem sempre é benéfico se não for tomado em dose certa. Embora saibamos que as vitaminas são essenciais, é preciso entender que, tomadas em excesso, provocam um efeito tão nocivo quanto tomá-las de menos. Corre-se, com isso, o risco de provocar mais desequilíbrios.

Quais os exames que podem ser solicitados pelo médico ortomolecular?

Vários tipos de exames podem ser feitos, como por exemplo, do estresse oxidativo (que é quando nosso corpo se desgasta com a vida atribulada que levamos). O exame é realizado com uma gota de sangue que também pesquisa os radicais livres (que é o inimigo oculto quando e excesso no nosso organismo).

Analisa os metais pesados através do fio de cabelo, pela urina, pelo suor, pela saliva, pela lágrima, pelo hálito. Mas o exame mais indicado é o mineralograma (pelo cabelo) que é o exame que fornece informações mais precisas sobre a situação interna do seu organismo, é um exame extremamente preciso.

O exame de sangue fornece informações sobre os seus níveis de minerais do seu organismo apenas no momento do exame. Por exemplo, se você acabou de comer uma banana, seu exame vai indicar alto nível em potássio. Portanto, o hemograma só poderá indicar com precisão,o que estiver sendo transportado no seu sangue na hora do exame.

Por que o mineralograma é considerado o mais indicado?

O mineralograma é um exame feito com o cabelo. Fornece informações precisas sobre a situação interna de seu organismo. Ele evidencia não só as deficiências e os excessos. Mas, além das informações usuais sobre os níveis de cada mineral, você receberá explicações acerca de cada um dos minerais mais importantes para você e de suas inter-relações, ou seja, seu equilíbrio mineral.

No exame, serão listados os suplementos recomendados e o paciente saberá quais os alimentos que deve ingerir mais e quais deve evitar para melhorar ainda mais seu equilíbrio mineral. Este tipo de exame também indica se o paciente tem metabolismo rápido ou lento e quais minerais atuarão como estimulantes ou aceleradores do metabolismo, e quais o tornarão ainda mais lento.

O mineralograma foi criado para que, juntos, paciente e médico possam determinar qual o programa de nutrição mais indicado. O cabelo é o tecido ideal para a determinação do estado nutricional do organismo. Todos os elementos nutricionais ou tóxicos acumulam-se no nele.

Quanto tempo demora um tratamento?

Desequilíbrios decorrentes de uma vida toda, não podem ser corrigidos da noite para o dia. À medida que forem sendo corrigidos, outros desequilíbrios podem vir à tona.