Contratura de Dupuytren: causas, sintomas e tratamentos

Você sabe o que é a contratura de dupuytren? Essa condição clínica é bastante comum, mais frequente nos homens e pode acometer várias pessoas numa mesma

Julia Monsores | 25 de Novembro de 2019 às 17:00

PeterTG/iStock -

Você sabe o que é a contratura de dupuytren? Essa condição clínica é bastante comum, mais frequente nos homens e pode acometer várias pessoas numa mesma família. Ele consiste no espessamento e fibrose dos tecidos na palma da mão, causando a flexão permanente dos dedos. Sobretudo dos dedos anular e mínimo.

Quais são as causas da contratura de dupuytren?

A contratura de Dupuytren é causada por espessamento e encurtamento do tecido fibroso na palma da mão, a fáscia palmar. Os dedos curvam-se em direção à palma da mão, produzindo uma deformidade. Às vezes há relação com o uso prolongado de ferramentas vibratórias, como furadeiras. Por motivos desconhecidos, está associada a algumas doenças, em particular o diabetes mellitus e a epilepsia. O uso excessivo e prolongado de álcool também é um fator de risco.

Quais são os sintomas?

A contratura de Dupuytren é indolor; o principal problema é a limitação de alguns movimentos, como o aperto de mão. Muitas vezes acomete as duas mãos. Raramente, há contratura de Dupuytren das plantas dos pés.

Quais são as opções de tratamento?

Os casos leves não precisam de tratamento. Porém, se a deformidade causar problemas, pode-se recomendar a cirurgia para remover os tecidos espessados e estender os dedos afetados ao máximo possível. No entanto, a deformidade pode voltar após a cirurgia.

As 7 vitaminas e minerais mais importantes para o seu corpo