O gérmen de trigo é a parte nutritiva do grão de trigo. Durante o processamento da farinha de trigo branca, esse gérmen acaba sendo descartado. Por isso é que a farinha de trigo refinada apresenta valor nutricional tão baixo. Apesar de constituir a menor parte do grão, ele é rico em nutrientes, como vitamina E, tiamina, folato, magnésio e zinco. É um dos raros vegetais da natureza que contêm todas as vitaminas do complexo B.

Raízes históricas

Uma das culturas agrícolas mais antigas do mundo, o trigo é cultivado há 9 mil anos. Na Antiguidade, o grão simbolizava prosperidade, fertilidade, abundância e vida. Inclusive, todos os deuses da fertilidade nas mitologias grega, egípcia e romana traziam o trigo como um de seus símbolos. Os povos nativos americanos também cultivavam o grão. Eles o usavam para produzir pães, tortilhas, bolos e até para bebidas fermentadas.

Já na medicina tradicional indiana aiurvédica, o trigo é usado para tratar o estresse e os problemas mentais. Além disso, é indicado para fortalecer os músculos.

O que ele tem?

A vitamina E do gérmen de trigo contém um poderoso antioxidante associado à saúde do coração e ao fortalecimento do sistema imunológico. O tipo de gordura predominante no gérmen de trigo (1,5 g em duas colheres de sopa) é a poli-insaturada; que ajuda a reduzir os níveis de LDL (o colesterol ruim) quando ela substitui a gordura saturada da alimentação. O gérmen de trigo contém também esteróis vegetais, que ajudam a baixar as taxas de colesterol. Por ser um carboidrato complexo e de digestão mais lenta, o gérmen de trigo apresenta um baixo índice glicêmico, podendo contribuir para reduzir o risco de diabetes do tipo 2. De acordo com um estudo recente realizado na Faculdade de Medicina de Harvard, aumentar o consumo de alimentos integrais como o gérmen de trigo reduz o risco de diabetes do tipo 2 em mulheres.

Dicas para a hora de comprar

Você encontra o gérmen de trigo na seção de cereais e farináceos do supermercado ou em lojas de produtos naturais. Há dois tipos de gérmen de trigo à venda: o torrado e o natural. Depois de abrir a embalagem, guarde-o num pote hermético na geladeira; assim você evita que o produto fique rançoso. O gérmen de trigo sem gordura contém muito menos vitamina E e não precisa de refrigeração, podendo ser guardado no armário da cozinha.

Faz bem saber

Sempre que possível, inclua esse delicioso grão em preparações cozidas ou assadas. Seu sabor semelhante ao de nozes incrementa receitas como as de bolo de banana, pão de abobrinha, arroz-doce, bolo caseiro, torta de maçã, massa de pizza e pão, massa salgada para tortas e biscoitos caseiros. Salpique o gérmen no cereal matinal ou na salada, misture-o à massa de bolo, ao hambúrguer de carne, ao hambúrguer vegano, ou use-o como substituto da farinha de rosca em preparações de peixes empanados, frango ou legumes.