Faça uma busca
|
Publicado em: 25 de maio de 2019

Diagnosticado com diabetes? Veja como encontrar o médico certo para você!

Seja qual for o tipo de diabetes que você tenha, veja como você pode diminuir sua lista de candidatos e escolher um médico.

Imagem: Antonio_Diaz/iStock

Receber o diagnóstico de diabetes não é fácil para ninguém. A doença exige uma mudança radical e atenciosa no estilo de vida, além de acompanhamento médico regular. Mas, como escolher o médico ideal para realizar esse acompanhamento? Confira abaixo 5 dicas que podem ajudá-lo a encontrar o profissional ideal para você.

1 - Pergunte a alguém

Comece pedindo recomendações a amigos, outras pessoas diabéticas e aos médicos e enfermeiras que já conhece. Pergunte o que sabem sobre algum médico que venham a recomendar: ele escuta o paciente? Ele trabalha bem com outros profissionais? Seus pacientes parecem bem?

2 - Marque uma consulta

Quando ouvir falar de um médico que pareça bom, marque uma consulta
com ele. Durante a primeira consulta, fale o mínimo sobre seu problema clínico e, em vez disso, faça perguntas. Verifique se ele trabalha com seu plano de saúde, quais exames você teria de fazer e quantas vezes teria de voltar para o acompanhamento de seu caso. Pergunte se ele costuma se comunicar com outros profissionais especializados.

3 - Verifique o currículo do médico

O médico deve ser especializado em Endocrinologia ou Medicina Interna, e também fazer parte de uma associação conceituada de Endocrinologia, ou voltada para o diabetes.

Veja também: Como Jeniffer Nascimento, atriz de “Verão 90”, evitou a diabetes

4 - Pergunte sobre a experiência dele

Os endocrinologistas não tratam apenas de pacientes diabéticos. Por isso, é importante saber se o médico tem histórico no tratamento de pacientes diabéticos. Outro ponto a verificar com o médico é o histórico de pacientes que ele costuma atender: se eles têm o mesmo tipo de diabetes e estão na mesma faixa etária que você.

5 - Converse sobre as alternativas

O médico prefere terapias convencionais ou gosta de experimentar novos tratamentos? Nenhum caminho é necessariamente o melhor, mas é provável que ele tenha uma opinião formada sobre os méritos de um tratamento em detrimento de outro. Você concorda com o ponto de vista dele?

Confira também: 5 mitos mais comuns sobre diabetes revelados

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close