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Publicado em: 29 de março de 2018

Dieta: não perca o controle no final de semana!

Imagem: fizkes/iStock

Você poderia esperar que os fins de semana fossem o momento certo para intensificar seus esforços em comer de forma saudável. Afinal, você tem mais tempo livre para preparar refeições saudáveis. Entretanto, costuma ocorrer o contrário. Muitas pessoas tratam a pausa de dois dias de trabalho como uma pausa na alimentação sensata.

Os fins de semana apresentam muitos desafios, desde muito tempo livre para comer coisas de forma aleatória até festas e jantares fora. Veja como você pode pairar acima desses obstáculos e manter sua dieta equilibrada.

Planeje suas refeições

Adoramos os fins de semana exatamente porque eles são livres e despreocupados. Ainda assim, impulsividade e alimentação desestruturada são as verdadeiras questões que nos levam a comer demais e de forma errada. Durante o café da manhã de sábado faça uma lista das atividades para o fim de semana. Calcule onde e o que você irá comer. Se vir zonas de perigo, pode planejar uma estratégia.

Se você for ao shopping, leve um lanche, ou planeje as compras para logo depois do café da manhã ou do almoço, assim você não precisará depender da comida do Shopping quando estiver lá. Se for a um churrasco, faça um lanche saudável antes de ir.

Para jantares de fim de semana em casa, aproveite o tempo extra planejando uma refeição mais ambiciosa do que você faria durante a semana. Recompense esse esforço dobrando a receita e guardando as sobras para almoços e jantares futuros. Ao pensar com antecedência sobre como lidar com o jantar do fim de semana, você pode evitar escorregar na alimentação descuidada.

Troque o almoço com amigos por atividade física

Nutrir suas amizades é essencial para a saúde emocional e física. Lembre-se de que nem toda reunião de fim de semana precisa envolver comida. A combinação de comida de restaurante e boa companhia pode levá-lo a pedir, e consumir, muito mais do que pretendia. Se está tentando melhorar a dieta, não ignore o fato de que comer em casa fará comer melhor.

Em vez de se encontrar em um restaurante, convide os amigos para um passeio no parque ou uma volta de bicicleta. Você subtrairá calorias e acrescentará exercício ao seu dia.  Além disso, a distração agradável de rever os amigos vai permitir que você percorra distâncias maiores do que se estivesse sozinho. Caminhe ou pedale por uma hora e você queimará de 300 a 600 calorias; sente-se em uma lanchonete e você pode ingerir 1200 calorias. É fácil ver a vantagem de se buscar a alternativa da atividade.

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