Doença de Paget: causas, sintomas e tratamento

A Doença de Paget é um mal que afeta pessoas de meia-idade e idosos ao interromper o processo normal de renovação dos ossos.

Redação | 20 de Dezembro de 2019 às 11:20

seb_ra/iStock -

O tecido ósseo vive em constante perda e renovação. Na doença de Paget, também conhecida como osteíte deformante, há renovação excessiva e o novo tecido ósseo, que substitui o antigo, tem uma estrutura anormal. O osso novo é espesso, porém mais mole, o que o torna suscetível a deformidades e fraturas. Ocorre também aumento do fluxo sanguíneo nas áreas afetadas.

A doença de Paget pode afetar um osso ou vários. Os locais mais comuns incluem a pelve, o fêmur, o crânio e a tíbia.

Quais as causas?

Não se sabe o motivo pelo qual a doença se desenvolve; às vezes se dá entre pessoas da mesma família e já se identificou um gene que aumenta a probabilidade de ocorrência. Também já se sugeriu que um vírus comum na infância, ainda não identificado, pode causar a doença de Paget mais tarde.

Quais os sintomas?

Com frequência, não há sintomas. Se houver, poderão incluir dor nos ossos das áreas afetadas e deformidades como o alargamento do crânio ou a curvatura das pernas. Se ocorrer comprometimento das extremidades dos ossos, pode haver osteoartrite e dor articular. Em estágios mais avançados da doença, a articulação do quadril poderá ser afetada.

Podem ocorrer fraturas após acidentes de menor importância. O fluxo sanguíneo das áreas afetadas aumentará, o que poderá torná-las quentes ao toque. Além disso, o bombeamento de um volume maior de sangue pelo corpo sobrecarregará o coração e poderá resultar em insuficiência cardíaca, cujo sintoma principal será a falta de ar.

O espessamento dos ossos poderá pressionar os nervos. Se, por exemplo, o crânio pressionar os nervos do ouvido, é possível que ocorra surdez. A compressão dos nervos pelas vértebras poderá causar formigamento ou fraqueza nas pernas. Muito raramente poderá ocorrer o desenvolvimento de tumores ósseos.

Conheça também: Nutrientes para manter saudáveis ossos, músculos e articulações

Como é feito o diagnóstico?

Ao exame físico poderá seguir-se uma radiografia, destinada a revelar características da doença. Um exame de sangue analisará os níveis de uma substância chamada fosfatase ácida, que indica se a renovação do osso está ocorrendo, de modo que, na doença de Paget, os níveis estarão sempre altos por causa da excessiva perda e formação de osso. A análise da fosfatase ácida é também usada para monitorar a resposta ao tratamento. Esses exames podem ser complementados pela cintigrafia óssea, usada para identificar o local e a gravidade da doença.

Quais as opções de tratamento?

De início, a doença costuma ser tratada com analgésicos ou anti-inflamatórios não esteróides. Medicamentos chamados bisfosfonatos podem ser prescritos para diminuir a velocidade de reposição do osso, até então excessiva. Os bisfosfonatos podem ser administrados por via oral ou por gotejamento intravenoso, em uma só aplicação ou numa série de tratamentos. Em muitos casos, a dor é aliviada em menos de seis meses. Caso necessário, repete-se o tratamento.

Algumas vezes utiliza-se a cirurgia para corrigir deformidades, reparar fraturas ou substituir a articulação afetada pela osteoartrite. A ingestão de bisfosfonatos antes da cirurgia reduzirá o fluxo sanguíneo para a área afetada e, conseqüentemente, a perda de sangue durante e após a cirurgia.

Saiba como fortalecer seus ossos com algumas dicas imperdíveis!

Qual o prognóstico?

O avanço da doença pode ser diminuído por medicamentos, o que significa que alguns problemas podem ser retardados ou até mesmo evitados. Os ossos afetados tendem a consolidar bem após as fraturas. Mas as deformidades existentes são em geral definitivas.