Faça uma busca


|
Publicado em: 9 de maio de 2019

Dores nas articulações: 4 receitas naturais para evitá-las

As dores nas articulações aparecem com frequência em pessoas com mais de 25 anos. Conheça 4 receitas naturais que podem aliviar o desconforto

Imagem: lzf/iStock

As dores nas articulações são um problema comum para a maioria dos brasileiros. Ela, porém, pode ser debilitante em alguns casos, especialmente na idade avançada. Pode haver uma série de causas latentes.

A osteoartrite ocorre quando a cartilagem que reveste as extremidades das articulações (sobretudo nos quadris, nos joelhos e na coluna) se desgasta e, por fim, deteriora o osso que está por baixo.

A artrite reumatoide é uma doença autoimune. Ela causa inflamações em torno das articulações e pode acometer pessoas a partir dos 25 anos. Outras causas das dores nas articulações são a osteoporose e a fibromialgia.

Se você sofre de dor articular crônica, deve primeiro consultar-se com um médico para identificar a causa, pois isso pode determinar a melhor maneira de amenizar a dor, e remédios podem ser prescritos para casos agudos. No entanto, muitos tratamentos naturais têm se mostrado capazes de promover alívio, incluindo os remédios caseiros apresentados a seguir. Alguns deles agem diretamente no bloqueio da dor, enquanto outros ajudam reduzindo a inflamação.

1. Pomada de pimenta chile (variedade da pimenta-malagueta)

As chiles contêm capsaicina, que pode bloquear sinais de dor e liberar endorfinas, hormônios relacionados à sensação de alegria. Polvilhe 1/2 colher (chá) de chile em pó (ou de pimenta-de-caiena) em 250 ml de azeite de oliva morno. Massageie em torno das articulações afetadas usando luvas de borracha. Nunca aplique sobre lesões na pele, mantenha longe dos olhos e enxágue bem quando terminar. Outra opção é ferver em fogo brando 1 colher (sopa) de pimenta-de-caiena em 500 ml de vinagre de maçã por 10 minutos. Espere esfriar e depois mergulhe um pano limpo na solução. Em seguida aplique como compressa nas articulações que estão doendo.

2. Pasta de cúrcuma (açafrão-da-terra)

Misture 1 colher (chá) de cúrcuma com 1 colher (sopa) de gengibre ralado. Acrescente água para fazer uma pasta, aplique-a a um pano limpo e use como compressa sobre a articulação afetada. Outra maneira de aproveitar os poderes anti-inflamatórios da cúrcuma é adicionar 1 colher (sopa) dessa planta a 1 xícara de leite morno antes de dormir. O conteúdo de gordura do leite ajuda a transportar os compostos ativos (curcuminoides) da cúrcuma. Acrescente 1 colher (chá) de mel para favorecer um sono tranquilo. Além disso, a cúrcuma também é um remédio natural que pode prevenir o câncer de estômago, segundo estudos.

3. Óleos essenciais

Aromaterapeutas acreditam que determinados óleos apresentam qualidades analgésicas, e muitos deles são recomendados para dores articulares. Adicione um óleo essencial a um óleo de base, ou “carreador” (cerca de 2 a 3 ml de óleo essencial) em 30 ml de óleo de base, como de amêndoa, oliva ou girassol) e use em massagens ou compressas. Outra opção é adicionar algumas gotas (porém não mais do que 10) ao banho. Experimente os óleos de eucalipto, benzoína, camomila, lavanda, zimbro ou alecrim. Acredita-se também que os óleos de pimenta-do-reino, manjerona e gengibre melhoram a circulação.

4. Suplementos calmantes

Assegure-se de seguir uma alimentação balanceada, com muitas frutas e hortaliças. As frutas e hortaliças coloridas contêm antioxidantes que ajudam a absorver radicais livres prejudiciais presentes no corpo e a manter a saúde geral. Considere a possibilidade de tomar antioxidantes como as vitaminas C e E, assim como zinco.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados