Alimentos que desencadeiam eczemas — e que você deve evitar!

O eczema é uma erupção escamosa na pele que pode provocar uma intensa coceira. Saiba quais alimentos agravam o quadro e evite-os!

Julia Monsores | 28 de Junho de 2020 às 17:00

AndreyPopov/iStock -

O eczema é uma erupção escamosa na pele que pode provocar uma intensa coceira. Com frequência é causado por sensibilidade a alimentos, substâncias químicas ou condições ambientais. Nem sempre ele é uma reação alérgica verdadeira, mas uma reação do sistema imunológico a uma substância que não costuma causar problemas. 

Os sintomas podem aparecer alguns minutos ou até muitas horas depois do consumo do alimento ou exposição à substância causadores do problema. O eczema é um problema hereditário, frequentemente associado a tendência a asma, febre do feno (rinite alérgica sazonal) ou urticária

Confira 12 dos melhores alimentos com poder curativo!

Tipos de eczema

O tipo mais comum é a dermatite atópica; o termo “atópico” se refere à tendência pessoal e familiar de desenvolver eczema, asma ou febre do feno. 

Outros tipos incluem dermatite de contato, que ocorre depois que uma substância causa danos à pele; e o seborreico, também conhecido como caspa, que se manifesta como escamas brancas e oleosas na pele ou no couro cabeludo. Confira aqui alguns segredos para se livrar das caspas.

Conexão nutricional 

Ao mesmo tempo em que alguns alimentos ajudam a aliviar o eczema, outros podem desencadeá-lo. Por isso, tome nota das seguintes orientações e saiba quais alimentos evitar e quais consumir: