Gengibre é bom para quê? Conheça 14 males que ele pode tratar

Gengibre é bom para quê? Conheça benefícios do gengibre para a sua saúde, como ele pode aliviar sintomas e ajudar a tratar vários problemas.

Thaís Garcez e atualizado por Rafaella Gazzaneo | 25 de Abril de 2020 às 13:00

pilipphoto/iStock -

O gengibre é barato, tem ação rápida e cientificamente comprovada e além disso, é delicioso. Com tantas qualidades incríveis, ele é um excelente remédio caseiro. Já foram identificadas mais de 400 substâncias químicas no gengibre, embora só conheçamos as propriedades medicinais de algumas delas.

Atualmente, há mais dados sobre o poder do gengibre para eliminar células cancerosas, propriedade pesquisada há anos. Em 2009, pesquisadores da Universidade de Minnesota descobriram que o 6-gingerol impedia o crescimento de tumores colorretais em camundongos.

Leia também: 12 benefícios do chá de gengibre para a sua saúde.

Em um teste de células de câncer de mama em mulheres realizado em laboratório, pesquisadores coreanos demonstraram que o 6-gingerol inibiu a capacidade das células de se espalhar, enquanto pesquisadores iranianos estudaram seu poder de baixar o colesterol.

Mas pesquisas também demonstraram que o gengibre reduz a dor e o inchaço em pacientes com artrite. Também pode funcionar no alívio das enxaquecas ao bloquear substâncias inflamatórias chamadas prostaglandinas. E há ainda os benefícios digestivos. A seguir, confira males que o gengibre pode tratar!

14 males que o gengibre pode tratar

1. Artrite 

Vários estudos descobriram que o gengibre imita os anti-inflamatórios não esteroides (AINE), os fármacos de primeira linha contra a artrite. Parece que funciona reduzindo as substâncias químicas causadoras da dor que fazem parte da resposta do organismo à inflamação – e faz isso sem os efeitos colaterais das medicações. Use gengibre em pó, cru ou fresco levemente cozido à vontade nos alimentos. Faça um chá com ¾ de gengibre e duas xícaras de água fervente. Deixe ferver lentamente, coberto, por 15 minutos, e beba duas ou três vezes ao dia.

 

2. Bursite e Tendinite 

O gengibre é uma fonte rica em compostos potentes que aliviam a dor e melhoram a inflamação. Desfrute de uma xícara de chá de gengibre forte três vezes ao dia quando estiver se recuperando de bursite ou tendinite. Faça a infusão com saquinhos de chá de raiz de gengibre pura, e use duas para cada xícara de água fervida. Mantenha-a em infusão, coberta, por 10 minutos antes de beber. Está sem saquinhos de chá de gengibre? Fatie três ou quatro pedaços do tamanho de ¼ da raiz de gengibre fresco e deixe ferver numa xícara de água por 10 a 15 minutos. Ou adicione uma colher de chá de gengibre em pó a uma xícara de água fervida, tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Coe antes de beber. 

3. Caspa 

Pique ou rale um pedaço de 8 cm de gengibre. Coloque numa panela com quatro saquinhos de chá de camomila e um litro de água. Cozinhe em fogo brando, coberto, por 15 a 20 minutos. Deixe o chá esfriar e depois coe. Após lavar com xampu, massageie ½ ou uma xícara (dependendo do comprimento do cabelo) no couro cabeludo por alguns minutos. Não enxágue. Você pode guardar o que restar do chá na geladeira para a lavagem seguinte. 

4. Cinetose (enjoo)

O remédio mais eficaz para o enjoo de movimento é o gengibre. Ele já foi testado em pessoas navegando em mares bravios, observando demonstrações visuais que provocam tontura e sentadas em cadeiras rotativas. Os compostos químicos que dão ao gengibre seu sabor picante reduzem as contrações intestinais, neutralizam os sucos digestivos e reduzem a atividade no “centro de vômito” do cérebro.

5. Cólicas menstruais 

O gengibre é um santo remédio para cólicas menstruais e você pode providenciar uma almofada térmica terapêutica utilizando os compostos do gengibre para aliviar as dores. O saquinho calmante tem origem na medicina tradicional chinesa. Ele contém ervas que são conhecidas por aliviarem a dor. A base de gengibre, contém também cravos-da-índia, canela moída e sementes de erva-doce. 

6. Dor de dente

Para aliviar a dor de dente, o gengibre é um santo remédio. Para isso, basta que misture quantidades iguais de gengibre e pimenta-de-caiena com água suficiente apenas para formar uma pasta. Faça uma bolinha de algodão e mergulhe-a na pasta. Coloque a bolinha no dente, evitando a gengiva e a língua, e deixe lá até obter alívio da dor – ou enquanto aguentar (a combinação queima mesmo). Esses temperos podem ser usados juntos ou separados, pois ambos são ótimos analgésicos e comprovadamente eficazes contra a dor, e pesquisas mostram que o principal componente químico da pimenta, a capsaicina, ajuda a impedir que os sinais de dor cheguem ao cérebro. 

7. Dor nas costas 

O gengibre é uma ótima opção para economizar e não precisar gastar muito com cremes de venda livre para dor nas costas. Em vez disso, você pode fazer um óleo caseiro a base de gengibre para massagear as costas e aliviar as dores, além de eficaz é muito fácil de fazer. Basta esfregar a mistura de gengibre e alecrim na área dolorida de suas costas e cubra com um pedaço de flanela ou uma camiseta velha. Em seguida, coloque uma almofada térmica sobre o pano por 15 a 20 minutos e descanse enquanto a mistura é absorvida.

8. Enjoo matinal  

O gengibre é um remédio seguro e eficaz para o enjoo matinal. Os compostos químicos que dão ao gengibre seu sabor cítrico estimulante (gingerol e shogaol) parecem reduzir as contrações intestinais, neutralizar os ácidos digestivos e controlar o “centro de vômito” do cérebro. Os médicos costumam recomendar gengibre para evitar a náusea porque ele não causa torpor como os medicamentos convencionais fazem. É usado até para reduzir a náusea provocada por quimioterapia e a pós-operatória. 

9. Enxaqueca 

O gengibre pode funcionar contra as enxaquecas, inibindo a síntese de prostaglandina. E mais, o gengibre ajuda a debelar a náusea que frequentemente acompanha as enxaquecas. Prepare um chá, cozinhando suavemente em fogo brando três fatias de cerca de 1,5 cm de raiz de gengibre em duas xícaras de água, cobertas, por 30 minutos. 

10. Eructação (arroto)

Promova uma melhor digestão com um pouco de chá de gengibre, seja usando um saquinho do chá ou macerando uma colher de chá de gengibre em pó (ou uma colher de sopa de gengibre fresco picadinho) numa xícara de água fervente por 10 a 15 minutos. Mantenha coberto enquanto macera para preservar os óleos essenciais. Beba lentamente após as refeições para aliviar os gases. 

11. Febre  

Este remédio contra a febre vem de todas as partes do mundo! O gengibre contém compostos anti-inflamatórios, alguns com efeitos leves parecidos com os da aspirina (ácido acetilsalicílico). Além disso, os herboristas classificam o gengibre como um diaforético, o que quer dizer que ele faz suar, e o suor é uma via garantida para a redução da febre. 

12. Indigestão  

Dois ou três pedaços de gengibre podem domar seus infortúnios gástricos. Servem ainda como um excelente remédio para dor abdominal discreta em crianças. Além de bastante econômicos, têm validade quase eterna! 

13. Mau cheiro nos pés 

O gengibre pode ajudar a reduzir o suor, combatendo o mau cheiro e mantendo os pés frescos e limpos. Nesses casos, uma imersão superdesodorante para os pés é indicada, pois o alecrim e o gengibre juntos estimulam a circulação, ao passo que a sálvia inibe a transpiração. 

14. Ressaca  

Faça um chá de gengibre. O gengibre acalma o estômago na manhã do dia seguinte e diminui a náusea. Adoce com bastante mel, isso ajudará a queimar o álcool que ainda restar no organismo.