Laringite: o que é e o que fazer a respeito?

Sua garganta dói e você não consegue emitir sequer um som? Você provavelmente está com laringite. Entenda o que é e como evitar!

Douglas Ferreira | 1 de Julho de 2020 às 17:00

AlexRaths/iStock -

Sua garganta dói e você não consegue emitir sequer um som? Você provavelmente está com laringite – uma inflamação da laringe. Além de ser causada pelo uso excessivo da voz, a laringite também pode resultar de gripes e outras infecções virais, fumo, alergias ou infecção nos seios nasais, exposição a outros agentes irritantes, como poeira ou fumaça, e determinadas doenças, como bronquite e azia.

Se você sofre de laringite, a melhor maneira de recobrar a voz é passar uma semana fingindo estar na biblioteca. Em outras palavras: não pense nem em sussurrar. Pode parecer estranho, mas sussurrar força as cordas vocais tanto quanto gritar. Dar um descanso para elas vai ajudar a evitar o desenvolvimento de problemas mais sérios, como sangramento e a formação de nódulos, pólipos ou cistos. Conheça a seguir uma série de recursos práticos que lhe trarão alívio.

Devo chamar o médico?

Normalmente a laringite não é um problema sério; você terá sua voz de volta em poucos dias. No entanto, se a rouquidão persistir depois de 4 ou 5 dias, vá ao médico. A rouquidão persistente e sem explicação precisa ser avaliada, especialmente se você for fumante. Ela pode ser sinal de câncer. Procure o médico também se expectorar sangue ou ficar ofegante. Vá ao médico imediatamente se sua laringite vier acompanhada de uma dor tão forte que o impeça de engolir. Em alguns casos, o segmento superior da laringe pode inchar muito, a ponto de bloquear dutos respiratórios e se tornar um risco à vida.

O que fazer para evitar a laringite ou amenizar o incômodo?

Evite forçar a garganta

Aconteça o que acontecer, resista ao impulso de tossir ou limpar a garganta. Ambos podem prejudicar suas cordas vocais. Experimente acabar com essa sensação bebendo um copo de água ou simplesmente engolindo saliva.

Hidrate sempre

Beba pelo menos 6 copos de água à temperatura ambiente (não quente). Os líquidos mantêm sua laringe úmida, o que é muito importante para curar a laringite.

Outros líquidos mornos, como canja de galinha, também podem ajudar a aliviar o desconforto.

Fitoterapeutas recomendam chás feitos de marroio-branco e verbasco.O marroio-branco, uma planta da família da hortelã, é usado como remédio para tosse há muitos anos. O verbasco contém uma mucilagem gelatinosa que alivia tecidos irritados. Para fazer os chás, adicione de 1 a 2 colheres da planta desidratada (disponível em lojas de produtos naturais) a 1 xícara de água fervente, deixe em infusão por 10 minutos, coe e beba. Tome de 1 a 3 xícaras por dia.

Um tratamento caseiro clássico para a laringite consiste em beber uma mistura de 2 colheres de chá de sumo de cebola e outra de mel.Tome essas 3 colheres de chá cheias a cada 3 horas. Para obter o sumo de cebola, esprema a metade de uma cebola entre 2 pratos e colha o líquido que escorrer.

Experimente tomar o seguinte coquetel: 1 colher de chá de mel, um pouco de sumo de limão e 1 pitada de pimenta. Sirva-se quantas vezes forem necessárias.

Aqueça as cordas vocais

Inale o vapor de uma bacia de água quente por 5 minutos, 2 a 4 vezes por dia. Para ajudar a concentrar o vapor, cubra a cabeça com uma toalha, formando uma tenda em volta da bacia, e inspire profundamente. O vapor vai ajudar a restaurar a umidade em sua garganta e certamente vai acelerar a cura.

Para obter um maior poder curativo, adicione à bacia de água quente 6 gotas de óleos essenciais antissépticos e anti-inflamatórios, como alfazema, sândalo e camomila.

Faça uma compressa quente usando infusão de sálvia ou tomilho. Aplique a compressa sobre sua garganta, depois enrole uma toalha seca em volta do pescoço para reter o calor.

Respire pelo nariz

Seus canais nasais são umidificadores naturais. Respirar pela boca, por outro lado, expõe as cordas vocais ao ar seco e frio. Se você mora em um lugar de clima seco, use um umidificador de ar frio em seu quarto. Suas cordas vocais são revestidas com uma mucosa que precisa ser mantida úmida para repelir agentes irritantes.

Quando viajar de avião, masque chiclete ou pastilhas expectorantes. O ar da cabine é excessivamente seco e ataca suas cordas vocais. Se você mantiver a boca fechada e aumentar a produção de saliva, vai ajudar a prevenir a desidratação.

Verifique com seu médico se algum medicamento que você está tomando pode ser a causa de sua rouquidão. Alguns remédios, como os usados no combate à pressão alta e a problemas na tireóide e anti-histamínicos, podem causar o ressecamento da garganta.

Se você fuma, pare. O fumo é o maior responsável pelo ressecamento da garganta. Evite também bares, boates e restaurantes muito enfumaçados.