A hipoglicemia, isto é, a baixa concentração de açúcar no sangue, é caracterizada por baixos níveis de glicose, principal fonte de energia do organismo. Ocorre quando a quantidade de insulina no sangue ultrapassa o necessário para metabolizar a glicose disponível no organismo. O problema pode ocorrer quando um diabético toma insulina demais, mas também pode acontecer em outras circunstâncias, como quanto há consumo excessivo de bebidas alcoólicas, ingestão de altas doses de paracetamol, betabloqueadores e alguns medicamentos antipsicóticos. Para entender o que é hipoglicemia e como tratá-la, basta prestar atenção em algumas das formas de preveni-la.

Conexão nutricional com a hipoglicemia

Evite episódios de hipoglicemia com estas dicas:

Faça refeições balanceadas, pequenas e frequentes

Uma combinação equilibrada de carboidratos, gorduras e proteínas ajuda o organismo a metabolizar a comida de modo mais lento. Como demoram mais do que os açúcares para serem digeridos e convertidos em glicose, eles permitem uma liberação constante de energia.

Coma alimentos ricos em fibra

Inclua na alimentação itens com alto teor de fibras solúveis, como lentilha, aveia, cevada, maçã e frutas cítricas, pois são absorvidos mais lentamente.

Coma alimentos com baixo índice glicêmico (IG) ou baixa carga glicêmica (CG)

IG e CG são medidas da velocidade com que os alimentos são convertidos em glicose sanguínea. Prefira alimentos que ajudam a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue, isto é, alimentos como a maçã, feijão, lentilha ou aveia.

Evite os doces

Balas, biscoitos e quaisquer alimentos com muito açúcar certamente podem ser um problema em potencial. Eles elevam os níveis de glicose no sangue, que é basicamente o que é hipoglicemia. Evite doces em excesso.

Evite beber demais

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode provocar hipoglicemia porque a degradação do álcool pelo organismo interfere com os esforços do fígado para elevar a glicose no sangue. Por esse motivo, não consuma álcool excessivamente.

Trate das reações à insulina tão logo possível

Um tipo grave de hipoglicemia ocorre quando um diabético toma mais insulina do que o necessário para metabolizar a glicose disponível. O início dos sintomas de uma reação à insulina tem os seguintes sintomas:

  • Fome;
  • Formigamento;
  • Sudorese;
  • Fraqueza;
  • Problemas de visão;
  • Mudanças de humor;
  • Palpitações;
  • Sensação de frio e umidade.

Os sintomas podem ser revertidos ingerindo-se imediatamente uma colher de sopa de açúcar ou mel, uma bala ou um copo pequeno (cerca de 1/2 xícara ou 125 ml) de suco de laranja ou alguma bebida doce.

Além de seguir alguns desses conselhos, não deixe de consultar um médico. Isso é necessário para entender o seu caso e receber tratamento adequado.