Faça uma busca
|
Publicado em: 5 de novembro de 2018

Por que os casados são mais saudáveis que os solteiros

3 formas de usar o casamento para melhorar a sua saúde

Imagem: Halfpoint/iStock
Pesquisas recentes mostram que as pessoas casadas vivem com mais saúde e por mais tempo do que as solteiras. “O casamento pode funcionar como uma espécie de mecanismo de preservação da vida ou um cinto de segurança”, disse ao New York Times a socióloga da Universidade de Chicago Linda Waite. “Podemos inseri-lo exatamente na mesma categoria de seguir uma boa dieta, fazer exercícios e não fumar.” A verdade é que o casamento auxilia mais na saúde quando os cônjuges imitam os hábitos saudáveis do parceiro. Num estudo, pesquisadores da Brigham Young University acompanharam 4.746 casais com idades entre 51 e 61 anos. E descobriram que eles refletem o estado de saúde um do outro. Um homem com pouco mais de 50 anos com saúde excelente apresentava uma chance mínima de ter uma mulher com saúde regular ou precária. Entretanto, se a saúde do homem fosse mais debilitada, a chance de sua mulher ter saúde regular ou precária aumentava. Por quê? Os casais dividem os mesmos cenários quando se refere a alimentação, exercícios e redução de estresse. E também compartilham tensões emocionais. A vida saudável é uma opção de ganho mútuo para os casais. Os dois não apenas melhoram seu estado de saúde e longevidade, como também criam ótimas oportunidades de atividades juntos. Além disso, alguns casais dedicam mais tempo, energia e motivação para fortalecer a saúde física e mental a fim de evitar problemas mais tarde. Como usar seu relacionamento como impulso para o bem-estar físico:

1 Exercitem-se juntos

Encontrem tempo para uma caminhada diária, mesmo que seja pelo bairro. Vocês vão relaxar e ficar mais próximos. E, se caminharem cerca de 5 km, vão queimar, cada um, cerca de 300 calorias. Em um ambiente mais adequado – praia ou parque – é um privilégio ter tempo para conversar e caminhar ao ar livre e relaxar.

2 Façam sexo

Outro exercício a dois que não deve ser negligenciado: sexo. Fazer amor ativa a circulação e queima cerca de 50 calorias. E isso não é tudo: o prazer na cama ativa a liberação de endorfinas que provocam bem-estar, anestésicos naturais e a oxitocina, considerado o hormônio do amor e da felicidade. Além disso, estimula o fluxo sanguíneo para o cérebro e o sistema imunológico (segundo alguns estudos), e melhora a saúde mental.

3 Emagreçam juntos

Estabeleçam juntos as metas de melhorar a saúde, fazer mais exercícios e perder peso. A sua saúde e o seu parceiro merecem o esforço de comer corretamente e se exercitar mais.   O importante é que essas decisões sejam tomadas a dois e num clima positivo. ; )  

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close