A Copa do Mundo está aí, e jogos emocionantes estão acontecendo na Rússia. No meio de tanta adrenalina, o torcedor de qualquer seleção deve estar preparado: cuidar de si mesmo para evitar problemas de saúde é essencial.

Segundo um estudo publicado no The New England Journal of Medicine, durante a Copa da Alemanha, em 2006, o índice de emergências cardíacas em dias de jogos da seleção da casa foi 2,66 maior. Isso não significa que torcer pela Alemanha é perigoso: qualquer torcedor corre esse risco.

A ansiedade e o estresse em dias de jogos podem ser prejudiciais à saúde. Para que isso não aconteça, algumas medidas podem ser tomadas para que você consiga acompanhar a festa sem sustos. Veja algumas dicas para preparar o coração para as emoções:

1. GOOOOOO… cof cof: Cuidado com os gritos!

Na hora do gol, a ânsia de extravasar a emoção é grande. Mas tome cuidado! Gritar alto demais pode prejudicar as suas cordas vocais. Você pode comer uma maçã a fim de evitar a rouquidão, já que ela limpa as cordas vocais. Tomar um copo d’água em temperatura ambiente também ajuda!

2. Não coma nada muito pesado

Principalmente se você for enfrentar uma maratona fora de casa para acompanhar algum jogo. Comidas muito pesadas podem trazer problemas de saúde, pois a ansiedade interfere na digestão. Leve lanches como sanduíches para sanar a fome.

3. Se beber, não dirija!

Esta dica é óbvia, mas é sempre bom lembrar: evite misturar álcool e direção. Muitas pessoas vão acompanhar os jogos do Brasil em bares e outros ambientes que oferecem bebida alcoólica. Se você for uma dessas pessoas e pretende beber, prefira pegar um táxi ou transporte público após a festa.

4. Beba bastante água

Além de representar um risco quando misturada à direção, as bebidas alcoólicas podem deixar você desidratada. Leve uma garrafa squeeze a tiracolo para manter-se hidratada, e beba sucos naturais de vez em quando! Confira também dicas preciosas para beber mais água no dia a dia clicando aqui.

5. Evite cafeína e energéticos

Na hora da emoção do jogo, a adrenalina está a mil, o que pode sobrecarregar o seu coração e ocasionar outros problemas de saúde. Beber produtos que contenham cafeína ou energéticos pode afetar ainda mais o seu sistema cardíaco, e isso pode provocar sérios problemas.

6. Cuide da sua audição

É muito comum encontrar cornetas ou as famosas vuvuzelas, heranças da Copa do Mundo da África. O barulho ensurdecedor perto dos seus ouvidos pode causar prejuízos a sua audição. A princípio, evite ficar perto delas, ou, se você estiver com uma, nunca toque perto de outra pessoa.

7. Mantenha os problemas de saúde longe: caminhe mais

A ansiedade e o estresse podem ser controlados com exercícios físicos, como a caminhada. Reserve 30 minutos do seu dia para essa prática, que acima de tudo traz benefícios para além dos dias de jogo.