O número de brasileiros com hipertensão arterial vêm aumentando a cada ano. Segundo um estudo conjunto publicado pela Escola de Economia de Londres, do Instituto Karolinska (Suécia) e da Universidade do Estado de Nova York, a estimativa é que o número de hipertensos nos países em desenvolvimento, como o Brasil, deverá crescer 80% até 2025. Contudo, diversas medidas podem ser tomadas para diminuir a sua pressão e evitar a hipertensão arterial. Confira 5 medidas para ajudá-lo abaixo:

1. Emagreça

Ganho de peso eleva a pressão arterial – e o inverso também acontece. Perder 10 quilos pode reduzir cerca de 20 mmHg na pressão arterial sistólica (quando o coração bombeia o sangue para fora). Isso aumentará a eficácia de qualquer medicação que você esteja tomando.

2. Beba o que é bom para o coração

A cafeína aumenta bruscamente a pressão arterial, que permanece assim em pessoas sensíveis à substância. Caso tenha um kit de monitoramento de pressão, você consegue descobrir se é suscetível: verifique a pressão até 30 minutos após tomar café ou outra bebida à base de cafeína. Se a pressão subir muito, evite café no futuro. Com relação ao álcool, pequenas quantidades podem baixar bem sua pressão (de 2 a 4 mmHg). No entanto, o efeito protetor é perdido se você beber demais.

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3. Evite fumar

Presente em produtos à base de tabaco, a nicotina eleva a pressão arterial em 10 mmHg ou mais, em até uma hora depois de você fumar – e o mesmo ocorre se você for fumante passivo. Se isso acontecer com frequência, é possível que a pressão permaneça alta. Então, livre sua casa do fumo.

4. Exercite-se todos os dias

Quer você tenha hipertensão arterial ou não, o exercício físico regular faz bem – programe, no mínimo, 30 minutos por dia. Outro motivo: a atividade física diária pode reduzir sua presão arterial sistólica em até 9 mmHg. Caso possua uma condição médica conhecida como pré-hipertensão (até 139/89 mmHg), o exercício físico ajudará a evitar que você desenvolva a hipertensão arterial.

5. Diminua o sal

Mesmo uma pequena redução na ingestão de sal – adultos não devem consumir mais de 6 g por dia – pode baixar sua pressão arterial sistólica em até 8 mmHg. Leia os rótulos e dê preferência a alimentos e bebidas com baixo teor de sódio, opções diferentes das que você costuma comprar (aquelas com 0,3 g ou menos de sal por 100 g). Além disso, evite alimentos processados.

Agora que você viu algumas dicas de como cuidar da sua pressão arterial, aproveite e faça o nosso quiz: O que você sabe sobre hipertensão? !

Para mais informações sobre a pressão arterial acesse  https://www.selecoes.com.br/saude/dia-nacional-prevencao-combate-hipertensao/