Varizes: confira 4 opções de tratamentos sem cirurgia

Tem medo de cirurgias? Confira três opções de tratamentos para varizes que são minimamente invasivos e apresentam ótimos resultados!

Julia Monsores | 26 de Abril de 2021 às 17:00

- Henadzi Pechan/iStock

Um estudo da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular) revelou que até 85% da população feminina adulta apresenta algum grau de varizes. Medo, vergonha e desinformação são alguns dos motivos que reduzem as buscas por tratamentos. No entanto, realizar um tratamento adequado para varizes é importante não apenas pela questão estética, mas também pela saúde.

Na última segunda-feira (27), a apresentadora Ana Maria Braga se ausentou do seu programa Mais Você para realizar uma cirurgia de varizes. Porém, existem algumas outras maneiras de se livrar das varizes sem ser através de cirurgias. Leia a matéria para entender melhor sobre as varizes e confira a opinião de um especialista sobre diferentes métodos de tratamentos. 

Tratamentos para varizes sem cirurgia

Atualmente, já há muitos tratamentos disponíveis para as varizes. Inclusive tratamentos minimamente invasivos, que não necessitam de repousos ou pós-operatórios longos. Pensando nisso, conversamos com o Dr. Gustavo Marcatto, médico vascular e referência na área, que compartilhou algumas técnicas modernas, efetivas e que necessitam de poucas sessões. Confira!

1. Laser Transdérmico

A técnica do laser transdérmico é guiada pela realidade aumentada e identifica os vasos, utilizando a sinergia entre o laser e a escleroterapia. Assim, a hemoglobina recebe o laser, aumenta a temperatura do sangue e acaba, através do calor, eliminando o vaso.

“É um método seguro que evita em 85% os casos de cirurgia eliminando as varizes e os vasinhos que não leva à internação ou ao repouso, deixando as pernas bonitas e saudáveis no mesmo procedimento”, explica Dr. Marcatto.

2. Meias de compressão

Apesar de ser um tratamento sintomático, auxiliando apenas no alívio de sintomas, mas não no controle de evolução da doença, as meias de compressão podem ser grandes aliadas. A pressão exercida pela meia evita o acúmulo do sangue nas pernas, o impulsionando para cima. 

3. Escleroterapia com espuma

O método da escleroterapia com espuma consiste na aplicação da substância Polidocanol, um agente esclerosante, na veia dos pacientes. Ao ser injetada, preenche toda sua extensão, promovendo a esclerose do vaso. E assim, transforma esse vaso em uma cicatriz imperceptível que é absorvida pelo organismo. Esta técnica é indicada para tratar varizes mais calibrosas.

4. Escleroterapia Líquida

Também conhecida como "secagem de vazinhos", essa é uma técnica utilizada para eliminar ou diminuir veias por meio da aplicação do esclerosante. Ela causa um incômodo nas paredes da veia, provocando seu amadurecimento e, depois, sua eliminação. É uma ótima técnica para aliviar sintomas causados pelas varizes, como inchaço e dores em alguns locais do corpo. 

Resultados eficazes

A modelo e digital influencer, Andressa Suita, procurou o Dr. Gustavo Marcatto para realizar um tratamento de varizes com a técnica de CLaCS. Mãe do Gabriel, de 2 anos, e Samuel, de 1 ano, ela contou que durante as gestações apareceram algumas varizes e vasinhos, que causavam dores e cansaço nas pernas.

Leia mais: Varizes na gravidez? Médico explica quando deve ser uma preocupação

“Esse tratamento que eu indiquei para a Andressa foi feito aqui no meu próprio consultório e não precisa de cirurgia em hospital, não precisa de corte e nem de repouso", explica o médico.

"Eu uso laser e no mesmo procedimento já é possível eliminar as varizes e os vasinhos. Assim, resolvemos o problema todo com um tratamento e ela pode manter a rotina de atividades sem nenhuma restrição, sem risco de trombose, sem manchas”, relata o Dr. Gustavo.

“Eu tive algumas varizes na gestação, algumas não, várias. Ele fez uma mágica nas minhas pernas com lazer e aplicação de CLaCS e a gente completou também com glicose. Ele clareou bastante e não dói. Eu vou voltar daqui há um mês para fazer mais aplicações e vou mostrar pra vocês”, contou Andressa nas suas redes sociais quando realizou o procedimento.

O que são varizes?

Em resumo, as varizes são veias dilatadas que já não são capazes de realizar adequadamente sua função de levar o sangue de volta ao coração. Geralmente comprometem mais os membros inferiores, causando dor e inchaço nas pernas.

Apesar de ser causada principalmente por fatores genéticos, há outros fatores de risco para sua ocorrência. “A maioria dos casos de varizes é observada no sexo feminino e pode ser causada por histórico familiar, gravidez, obesidade, tabagismo, sedentarismo e uso de pílulas anticoncepcionais”, complementa Dr. Gustavo Marcatto.

Além disso, no verão as varizes tendem a aumentar, uma vez que as altas temperaturas induzem o processo de vasodilatação. Confira alguns sintomas deste problema: 


E aí, curtiu essa matéria? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

varizes tratamentos