Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 4 de maio de 2021

Varizes na gravidez? Médico explica se deve ser uma preocupação

Entenda por que as varizes na gravidez ocorrem, se há riscos, e como tratá-las de maneira eficiente e com segurança.

Imagem:

Durante a gestação, muitas são as mudanças que ocorrem no corpo da mulher. Aumento do peso, enxaqueca e, uma reclamação muito comum nos consultórios médicos, aumento das varizes na gravidez, principalmente na região das pernas.

Leia também: 18 sintomas que podem indicar gravidez

Segundo o Dr. Gustavo Marcatto, médico vascular e referência na área, as varizes na gravidez devem-se sobretudo à sobrecarga de hormônios dessa fase.

“A gravidez é o período no qual ocorre o maior aumento das varizes, isso é muito comum e tem explicação. Durante esse período o corpo da mulher passa por algumas modificações para receber e desenvolver o bebê. A primeira delas é uma sobrecarga de hormônios que favorecem a dilatação das veias, a segunda é o aumento do volume da circulação para poder nutrir o corpo da mãe e do bebê em desenvolvimento”, explica o Dr. Gustavo Marcatto, médico vascular e referência na área.

Além disso, o especialista aponta que outra modificação também aumenta a chance de desenvolvimento de varizes na gravidez: o crescimento do útero, que após o sexto mês começa a dificultar a circulação de retorno das pernas.

“Somadas, esses três motivos são os responsáveis pelo aumento das varizes e dos vasinhos durante a gravidez”, explica o Dr. Gustavo Marcatto.

O que são essas varizes na gravidez?

beneficios do vinagre
Imagem: iStock

Em resumo, as varizes são veias dilatadas que já não são capazes de realizar adequadamente sua função de levar a circulação de volta ao coração. As varizes geralmente comprometem mais as pernas, mas também podem aparecer na região pélvica, causando dor, ardência e abalo na autoestima das mulheres. Embora mais presente em mulheres, homens também podem desenvolver varizes — e segundo estudos realizados no Brasil, eles procuram bem menos tratamentos do que as mulheres.

Além disso, alguns precedentes também podem influenciar negativamente na qualidade de vida da gestante, aumentando a predisposição a desenvolver varizes.

“A maioria dos casos de varizes é observada no sexo feminino e pode ser causada por histórico familiar, obesidade, tabagismo, sedentarismo, uso de pílulas anticoncepcionais e também gravidez”, complementa Dr. Gustavo Marcatto.

Os principais sintomas das varizes na gravidez são:

  • Aparecimento de veias azuladas e muito visíveis;
  • Agrupamento de pequenos vasos avermelhados;
  • Sensação de peso nas pernas;
  • Sensação de pernas ardendo;
  • Câimbras;
  • Inchaço nas pernas, em especial ao final do dia.

“Além de afetar a aparência, a doença causa inchaço, dor, cansaço e pode levar a feridas e até trombose”, explica Dr. Gustavo Marcatto.

Como prevenir varizes na gravidez?

pregorexia transtorno alimentar gravidez
Crédito: Mykola Sosiukin

“É muito importante que a gestante mantenha uma alimentação saudável, com boa hidratação, exercícios físicos regulares conforme as limitações obstétricas e o uso da meia elástica. Essas são estratégias muito importantes para prevenção nesse período. Além disso, o importante é sempre consultar um médico”, complementa Dr. Gustavo.

Em casos mais graves, a gestante também pode desenvolver a trombose venosa profunda (TVP), apesar de a incidência ser menor do que quando comparado a homens e mulheres não grávidas.

Em relação ao tratamento de varizes durante a gestação, o Dr. Gustavo explica:

“A gravidez é um momento muito especial para a mulher. Hoje existem técnicas que podem ser realizadas durante a gestação, porém apenas em casos excepcionais. O ideal é que o tratamento seja realizado antes de engravidar para melhorar a qualidade do pré-natal e evitar as complicações com inchaço e trombose”.

As varizes, na maioria dos casos, não causam problemas para a saúde do bebê. No entanto, complicações decorrentes dela merecem atenção. Como, por exemplo, o risco de desenvolver trombose.

Casos de sucesso

A esposa do cantor sertanejo Zé Neto, Natália Toscano, relata que durante a sua segunda gravidez teve um problema vascular que resultou em varizes nas pernas. Assim, procurou realizar um tratamento de varizes com a técnica de CLaCS, que é uma técnica minimamente invasiva.

“Realizamos a técnica CLaCS no próprio consultório, não sendo necessário cirurgia em hospital, corte e nem de repouso. Eu uso laser e no mesmo procedimento já é possível eliminar as varizes e os vasinhos. Resolvemos o problema todo com um tratamento e a paciente pode manter a rotina de atividades sem nenhuma restrição, sem risco de trombose, sem manchas”relata Dr. Gustavo.

Natália Toscano mostrou-se muito satisfeita com o resultado.

“Eu tive algumas varizes pélvicas, doeu bastante, e eu resolvi procurar ajuda. O Dr. Gustavo vem cuidando de mim assim de maneira incrível. Tanto que ele cuida de mim, da minha mãe, da minha sogra. Ele está deixando minhas pernas super saudáveis e lindas. Porque agora não tem nem vasinho mais e sabe o que é melhor, é indolor”, contou Natália.


Fonte: Dr. Gustavo Marcatto é membro titular da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC).

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados