Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 27 de setembro de 2019

Verrugas: conheça os tipos e as opções de tratamento

As verrugas são lesões benignas que às vezes costumam desaparecer mesmo sem tratamento. Porém, podem ser incômodas.

Imagem: damedeeso/ Istock

As verrugas são pequenas formações causadas pelo papilomavírus humano (HPV). São mais frequentes em crianças e adolescentes, mas podem surgir em qualquer idade. Os vírus podem ser contraídos através do contato com verrugas de outras pessoas ou em locais públicos, como pavimentos de piscinas e banheiros coletivos. Normalmente, o vírus entra na pele através de um corte ou arranhão. Pode levar de dois a seis meses em incubação, embora por vezes fique latente durante anos. 

Confira também: descubra como controlar a herpes labial

Tipos de verrugas

Há dezenas de estirpes de HPVs responsáveis por, pelo menos, seis tipos. Estes incluem:

  • Verrugas comuns. Muitas vezes localizadas em locais sujeitos a ferimentos, como o rosto, as mãos, os joelhos e o couro cabeludo. São redondas ou irregulares, com uma superfície saliente áspera.
  • Verrugas planas. Menores e menos ásperas, crescem em grupos nas mãos, pernas e rostos. Os grupos chegam a ser constituídos por 100. 
  • Verrugas plantares. Assemelham-se a calos porque crescem de fora para dentro. As verrugas aparecem primeiro na planta do pé e podem ser extremamente dolorosas. 
  • Verrugas filiformes. Estas saliências compridas e parecidas com dedos encontram-se nas pálpebras, rosto e pescoço. 
  • Verrugas periungueais. As pessoas que roem as unhas ou puxam as cutículas podem encontrá-las em volta das unhas. 
  • Verrugas genitais. Transmitidas sexualmente, estas formações rosas e dolorosas, parecidas com uma couve-flor, podem aparecer nos órgãos genitais dos homens e mulheres. Ao contrário dos outros tipos de verrugas, estas requerem tratamento médico imediato. Nas mulheres, as genitais têm sido relacionadas com o câncer de colo do útero. 

Opções de tratamento

No caso das crianças, o melhor tratamento é não fazer nada, a menos que as verrugas se alastrem – 20% destes casos desaparecem por si sós nos prazo de seis meses, e 67% desaparecem no prazo de dois anos. Porém, nos adultos, elas são mas persistentes. Confira as opções de tratamento:

1 Ácido salicílico

Um preparado tópico de venda livre para as comuns ou plantares. Altamente concentrado, pode causar queimaduras graves. Por isso, antes de o aplicar, proteja a pele em volta com vaselina.  

Mas atenção! Se você estiver grávida, amamentando ou sofrer de diabetes, fale com o seu médico antes de utilizar ácido salicílico.

2 Podofilina

Este medicamento, vendido apenas por prescrição médica, tem de ser aplicado pelo próprio médico. Além disso, nunca deve tocar em tecido saudável. 

3 Crioterapia

O azoto líquido é utilizado para congelar a lesão. Este tratamento pode resultar em cicatrizes ou infecções. Uma vez que o HPV pode sobreviver em soluções de azoto líquido, deve utilizar-se para cada tratamento uma embalagem nova e descartável de azoto. Além disso, ele também deve ser aplicado por um médico. 

4 Raspagem cirúrgica

Este método remove a verruga, mas pode deixar cicatriz e causar dor, especialmente nas plantares. 

5 Laser

O laser é considerada a melhor terapia para as verrugas persistentes. As cicatrizes são mínimas. 

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados