A volta às aulas é sempre um acontecimento! Porém, é muito comum que ocorra alguns inconvenientes de saúde devido a reunião de muitas crianças num mesmo lugar. Ainda que sejamos cuidadosos, nem sempre é possível evitar tais ocorrências. Mas, não fique desesperado. Se seu filho(a) acabar pegando conjuntivite ou catapora nós temos algumas dicas de tratamento bem simples que te ajudarão a amenizar o incômodo das crianças. Lembrando sempre que consultar o médico é essencial nesses casos.

Catapora

A catapora dura apenas uma ou duas semanas, mas pode ser uma época infeliz para as crianças e também para pais e mães. Embora a vacina ajude, sempre haverá crianças (e até alguns adultos) que se beneficiarão do uso destes remédios caseiros suaves, além do tratamento padrão.

Realize estas ações assim que perceber que seu filho está com catapora:

  • No verão, use ar-condicionado ou ventilador no quarto da criança. O calor traz mais sangue para a pele, o que agrava a coceira.
  • Corte as unhas o mais rente possível, e mantenha-as curtas. O objetivo é dificultar os arranhões que abrem as bolhas. Essa estratégia ajuda a evitar a infecção e as cicatrizes.
  • Dê à criança um pano frio e úmido para pressionar contra a pele quando tiver vontade de coçá-la. Assim ela consegue aliviar a coceira sem causar dano.
  • Deixe seu filho descansar bastante, e sirva-lhe muito líquido e comida leve e macia, sobretudo se houver ferida na boca.
  • Nunca dê aspirina enquanto a criança estiver com catapora. O ácido acetilsalicílico pode causar a síndrome de Reye, uma complicação potencialmente fatal.

Dicas caseiras

Banho de aveia

Adicione dois punhados de aveia simples no processador de alimentos ou liquidificador e jogue na banheira. Ou encha um meia-calça limpa com aveia finamente moída e coloque-a na água do banho. Seu filho pode usá-la também para passar suavemente nas lesões da catapora.

Leite de magnésia

Aplique um pouco de leite de magnésia. Sua ação calmante e secante é fantástica contra a coceira da catapora.

Calamina

Aplique com cotonetes um pouco de loção de calamina sobre as bolhas. Essa loção cor-de-rosa é em grande parte constituída de óxido de zinco, que alivia e seca as bolhas.

Vaselina

Depois que as feridas já estiverem com crostas, cubra-as com um pouco de vaselina para evitar rachaduras e sangramento. Mas, cuidado! Em vez de usar o dedo, aplique a vaselina com um cotonete para não passar o vírus para o pote. Use um cotonete novo a cada aplicação.

Água salgada

Se o seu filho tiver lesões de catapora na boca, faça-o gargarejar com água salgada. Além disso, sirva comidas leves, como sopas, gelatina e banana. Os picolés também são reconfortantes.

Quando procurar o médico

A catapora é geralmente mais um aborrecimento que um perigo; a maioria dos casos melhora em 10 a 14 dias, sem problemas. Somente em casos raros surgem complicações graves. Ainda assim, leve seu filho ao pediatra logo após suspeitar que ele está com catapora. O médico pode prescrever medicamentos, se necessário, para amenizar os sintomas da doença. Procure atendimento imediato se a criança tiver febre alta acompanhada de dor de cabeça forte, tiver febre que dure mais de alguns dias, sentir dor intensa nos membros, vomitar repetidamente, desenvolver uma tosse ou apresentar uma área grande de calor ou vermelhidão ao redor de uma ou mais bolhas – este é um sinal de infecção.

Conjuntivite

A conjuntivite resulta da inflamação da membrana que reveste a parte branca dos olhos e a face interna das pálpebras. Pode ser causada por vírus ou, com menor frequência, bactérias ou alergias sazonais. Caso seu filho esteja infectado, deverá ficar em casa até a infecção passar. A conjuntivite infecciosa num dos olhos praticamente garante que ela vai se espalhar para o outro olho.

Siga esses passos imediatamente se seu filho estiver com suspeita de conjuntivite:

  • Cuide para que lave as mãos várias vezes ao dia
  • Reserve toalhas, fronhas ou colírios somente para ele
  • Lave os lençóis, fronhas e toalhas da criança em água quente e separada da roupa do restante da família

Dicas caseiras

Mel cru

Coloque três colheres de sopa em duas xícaras de água fervente, mexa para dissolver e deixe esfriar. Mergulhe um disco de algodão na mistura e aplique nos olhos da criança para retirar a crosta e o pus dos olhos, usando um disco novo para cada olho. Repita várias vezes ao dia.

Chá-preto

Ponha um saquinho úmido e morno de chá-preto sobre o olho infectado do seu filho durante cinco minutos, seguido de outro sachê úmido e frio por dois minutos. Os taninos nos saquinhos de chá ajudam a reduzir o inchaço. Repita várias vezes ao dia com sachês novos.

Linhaça

Este tratamento calmante ajuda a aliviar os olhos com coceira ou dor. Mergulhe cerca de 30 g de sementes esmagadas em 120 ml de água por 15 minutos. Embrulhe em gaze e aplique nos olhos fechados dos pequenos por 10 minutos. Conheça outros benefícios da linhaça!

Quando procurar o médico

Se a infecção não passar após alguns dias ou se o quadro piorar, consulte o médico. Ele pode prescrever um colírio antibiótico.