Faça uma busca
|
Publicado em: 13 de dezembro de 2019

10 dicas que irão ajudá-lo a beber menos

Parar de beber ou reduzir o consumo de álcool não é tarefa fácil, mas com algumas dicas é possível.

10 dicas que irão ajudá-lo a beber menos Imagem: BrianAJackson/iStock

Reduzir o consumo de álcool raramente é fácil, mesmo quando há forte motivação pessoal e sólido apoio. No entanto, existem casos de sucesso. Assim como acontece com quem tenta parar de fumar, é importante não desistir: aceite que uma vez ou outra você pode beber mais do que pretendia e não se considere um “fracasso” por causa disso. Desde que o consumo seja menor como um todo e que você se sinta bem em relação à decisão, o sucesso virá. Se você tem vontade de diminuir o consumo de bebidas, abaixo nós separamos algumas dicas que podem ajudá-lo.

1 . Converse sobre sua decisão

Se você vai modificar os seus hábitos relativos ao álcool, as pessoas próximas devem saber por que você pretende mudar e o que planeja fazer. Os amigos darão apoio.

2 . Estabeleça limites claros

Limite a quantidade que planeja beber na semana e estabeleça também uma quantidade máxima diária. Programe no mínimo dois dias sem álcool por semana. Beba nos dias e ocasiões em que você mais gosta, para que a sensação de perda seja menor.

3 . Mude seu comportamento

Algumas pessoas associam determinados bares ou algumas situações ao maior consumo de álcool e têm dificuldade em reduzir a quantidade ingerida se passarem igual tempo na mesma situação. Encontrar novas atividades para os momentos de lazer ajuda a quebrar esse padrão.

4 . Recompense-se quando tiver bons resultados

Decida o que fará quando alcançar seus objetivos. Pode ser algo pequeno a cada semana, como ir ao cinema ou fazer um piquenique, ou um prêmio maior por mês. Como o menor consumo de álcool poupa dinheiro, gaste o valor economizado em algo de que você goste.

5 . Escolha bebidas mais fracas

Lembre-se: o importante é a quantidade de álcool consumida, e não o número de drinques. Se você normalmente bebe cervejas mais fortes (que têm até quatro ou cinco unidades em 570 ml), ao trocar pela cerveja comum poderá beber a mesma quantidade e ainda reduzir bastante o álcool consumido.

6 . Experimente opções sem álcool

Isso não quer dizer que você deve se encher de refrigerante. Experimente sucos de frutas diferentes ou alterne bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Não misture bebidas gaseificadas, como soda e refrigerantes do tipo cola, aos destilados. A mistura acelera a entrada do álcool na corrente sanguínea e aumenta mais rapidamente a concentração no sangue.

7 . Evite beber em “rodadas”

Infelizmente, quem está em uma roda é tentado a beber mais quando nota que os outros bebem mais rápido – esse acompanhamento pode ser considerado socialmente importante ou você pode acreditar que está fazendo valer o dinheiro gasto ao beber em todas as rodadas. Tente chegar mais tarde ou sair antes dos outros participantes.

8 . Não beba com o estômago vazio

Ao beber com o estômago vazio, você se embriaga mais rápido e então é bem mais difícil controlar o consumo. Comer antes de beber diminui a velocidade de concentração de álcool no sangue, além de trazer saciedade, tendendo a reduzir o desejo de beber grandes quantidades. Outra opção é só beber enquanto come.

9 . Evite beber em grandes goles

Bebedores inveterados têm um modo diferente de beber – tomando grandes goles e mantendo o copo nas mãos entre os goles. Isso significa que tendem a beber mais rápido e, portanto, a consumir mais. Se você está tentando diminuir, procure tomar goles menores. Largue o copo entre os goles, pois o copo na mão estimula inconscientemente a beber mais rápido.

10 . Não beba sozinho

Se você está tentando limitar o consumo de álcool, é melhor evitar beber sozinho, principalmente em casa. Procure sempre a companhia de um amigo ou parente. É mais difícil perder o controle quando o parceiro é solidário e sabe que você vem tentando estabelecer um limite.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados