Faça uma busca
|
Publicado em: 21 de janeiro de 2020

12 formas de como reduzir a produção de lixo

Cada brasileiro gera em média 1,1 quilo de resíduos por dia. Descubra como você pode fazer para reduzir a sua parte nessa estatística.

Imagem: grinvalds/iStock

Um aumento do consumo doméstico significa que mais matéria-prima e energia estão sendo usadas para produzir novas mercadorias – e mais lixo acabará nos aterros sanitários. Reverta essa situação modificando seus padrões de compra. Assim, você poderá reduzir a produção em excesso e o desperdício. Confira 12 formas de como reduzir a produção de lixo.

1 . Compre menos

Compre apenas o essencial – coisas que durarão por anos. Às vezes, para algumas pessoas, comprar não passa de uma atividade prazerosa. Isso acaba resultando em acúmulo de itens indesejados, ou seja, desperdício.

2 . Compre produtos de segunda mão

Bazares, leilões e até mesmo trocas são ótimas alternativas à compra de algo novo. Muitas vezes um produto pode sair mais barato e ter melhor qualidade do que um novo. Além disso, evita que um produto útil acabe no lixo.

Bazar entre amigas: saia da crise desapegando

3 . Escolha qualidade e durabilidade

Ao comprar algo novo sempre fique atento a qualidade e durabilidade. As mercadorias feitas para durar a "vida inteira" costumam custar mais, mas faça uma análise em longo prazo. você deve comprar um sofá barato, que substituirá daqui a dois anos, ou pagar caro por um que dure a vida toda?

4 . Cuide bem de seus bens

Faça manutenção de seus bens para aumentar o tempo de vida deles. Isso se aplica a roupas, móveis e equipamentos. Se tudo durar mais, você aproveitará melhor os recursos utilizados na produção. Além disso, você evita o gasto de uma substituição prematura.

5 . Escolha produtos feitos de material reciclado

Julia_Sudnitskaya/iStock

Costuma-se gastar bem menos energia na reciclagem do que na produção de algo novo, a partir de matérias-primas. Por isso, dê preferência a produtos reciclados ou que possam ser facilmente reciclados.

6 . Compre produtos que possam ser consertados, atualizados ou adaptados

Como muitos consumidores conscientes quanto ao meio ambiente vêm buscando sustentabilidade, muitos fabricantes hoje costumam disponibilizar serviços e produtos interessantes com esse fim. Os computadores, por exemplo, têm uma estrutura externa durável, então você só precisa substituir as peças internas, e não comprar outro novo.

7 . Pense antes de jogar fora!

Quanto menos coisas acabarem no aterro sanitário, melhor. Antes de jogar algo fora, pense se não poderá reutilizar – ou talvez vender, trocar, doar. Se o objeto não servir mesmo para mais nada, desfaça-se dele de forma adequada. Tente reciclar o máximo possível.

8 . Escolha mercadorias menos empacotadas

Se for possível, tente optar por um pedaço de queijo em vez de um pacote com fatias do mesmo laticínio embrulhadas individualmente. Ou carne do açougueiro e pão da padaria, em vez de comprar tudo no supermercado.

9 . Evite o uso de sacolas plásticas

grinvalds/iStock

Evite esse tipo de pacote sempre que possível. Em algumas cidades do Brasil leis já forma criadas visando diminuir o consumo de sacolas plásticas. Uma sugestão é utilizar sacolas retornáveis ao invés das tradicionais sacolas plásticas. Faça algo semelhante antes de chegar ao caixa para pagar pelas compras – se estiver comprando maçãs ou laranjas, coloque-as direto no cesto ou no carrinho.

10 . Compre um volume grande

Um pacote grande de um produto envolve menos material de embalagem do que vários pacotes menores – e é provável que você também economize dinheiro.

11 . Leve as próprias sacolas

Quando for à padaria, ao açougue ou ao mercado leve as suas sacolas. Se você for um cliente regular, talvez consiga devolver as sacolas de plástico no lugar de utilizar outras novas quando for às compras na vez seguinte.

12 . Verifique a embalagem

Compre produtos com embalagens feitas com materiais reciclados ou contendo o selo internacional com o símbolo de reciclagem. Essa informação costuma aparecer de forma bastante clara.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close