Faça uma busca
Superdicas

13 dicas para ter uma casa saudável

Pesquisadores e especialistas ensinam como você pode manter a sua casa livre de doenças.

Escrito por:

Douglas Ferreira

Redator
limpeza
AndreyPopov/iStock
Publicado em: Última atualização:

Recentemente, a maioria de nós, como nunca antes, tem passado mais tempo em casa. Talvez você tenha aproveitado a oportunidade para fazer uma faxina, ou talvez esteja planejando fazer… amanhã. Estas dicas podem ajudar a tornar sua residência melhor para o corpo e a mente.

Dica 1

Que tal manter a casa limpa no momento em que entrar nela – literalmente? Tire os sapatos à porta. Um estudo da Universidade do Arizona constatou que, em média, os sapatos abrigam quase 421 mil bactérias diferentes, como estreptococos e Escherichia coli. Inseticidas, alcatrão, chumbo, mofo e produtos de limpeza também podem entrar em sua casa pelos sapatos. Deixe um par de chinelos junto à porta da frente.

Dica 2

Os limpadores naturais são ótimos e também podem ser surpreendentes. Não tem água sanitária? Experimente vodca! A vodca de alto teor alcoólico (pelo menos 60%) é um ótimo desinfetante. Portanto, se tiver em casa vodca que não planeja beber, misture-a com o mesmo volume de água, ponha num borrifador e use para limpar lençóis, sofás e poltronas.

Dica 3

Mesmo que ache que desinfetou tudo, você pode ter esquecido alguns “ímãs” de germes. Um que já ficou famoso: o porta-escovas de dente. Enxágue-o diariamente e o lave a intervalos regulares. Outro culpado: esponjas de cozinha. São tão anti-higiênicas que foram expulsas da cozinha dos restaurantes.

Dica 4

Lâmpadas ultravioleta portáteis são muito exaltadas como eliminadoras de germes. Os hospitais usam lâmpadas UV-C fortes para desinfetar quartos, porque matam vírus (talvez até o novo coronavírus). Mas atenção: nem todos os sistemas de desinfecção domésticos usam UV-C, e algumas lâmpadas ultravioleta podem facilmente queimar sua pele.

Dica 5

Se as paredes da casa parecem se fechar sobre você, talvez esteja na hora de renová-las com uma nova demão de tinta. Estudos mostraram que a cor influencia o humor. Pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, verificaram que o azul promove a criatividade e o vermelho aumenta a atenção aos detalhes.

Dica 6

Outro auxílio ao bom humor: trabalhe perto da janela. Num pequeno estudo, voluntários trabalharam do meio-dia às 20 horas numa sala iluminada principalmente com luz natural e em outra iluminada principalmente com luz artificial. No fim do segundo dia, os que trabalharam na sala iluminada pelo sol estavam menos sonolentos e tiveram melhor desempenho em testes cognitivos.

Dica 7

Não se esqueça de limpar também o ar da casa. O padrão-ouro é um filtro de partículas de alta eficiência (HEPA, na sigla em inglês). O Departamento de Energia dos EUA exige que eles removam 99,97% dos poluentes e partículas no ar. Os filtros HEPA portáteis podem limpar um cômodo ou a casa inteira. (Você também pode investir 85 mil dólares num carro Tesla Model X. Os filtros HEPA são um dos acessórios de fábrica.)

Dica 8

Há maneiras mais baratas de limpar o ar. Comece abrindo as janelas. O ar interno pode ter duas a cinco vezes mais poluentes do que o ar externo. Os produtos de limpeza podem gerar substâncias químicas irritantes e até perigosas. Mas, se sofre de alergia sazonal, fique atento às desvantagens do ar que vem de fora.

Dica 9

As luminárias de sal do Himalaia são bonitas, mas não há prova de que purifiquem o ar com a emissão de íons negativos, como alguns desses produtos alegam. Dito isso, você pode obter íons negativos que melhoram o humor no ar fresco da praia, das montanhas ou depois de uma tempestade.

Dica 10

Por falar em sal, ele é um agente de limpeza surpreendentemente bom. Polvilhe sal de cozinha e bicarbonato de sódio no fogão imundo e limpe com um pano úmido. Use 1 colher (chá) com um pouco de água ou óleo para limpar as panelas de ferro. Se a panela for de cobre, passe uma camada de catchup antes do sal, depois esfregue e enxágue.

Dica 11

Muitos vírus não se espalham tão bem no ar úmido quanto nos meses secos e frios. Uma solução fácil no inverno: use um umidificador. Os Centros de Controle de Doença dos EUA não aconselham os umidificadores de névoa, que podem abrigar bactérias quando não são limpos regularmente. Os umidificadores de vapor à moda antiga são melhores. Mas o excesso de umidade pode piorar problemas respiratórios e incentivar o crescimento de ácaros, mofo e fungos. O nível ideal de umidade, principalmente para dormir, fica entre 40% e 60%.

Dica 12

Até a água municipal “boa” contém pequena quantidade de chumbo e cloro. Use um filtro de parede ou de torneira em vez de recorrer à água engarrafada. Num teste das águas engarrafadas mais vendidas nos Estados Unidos, os pesquisadores do Environmental Working Group encontraram misturas de oito contaminantes, como bactérias, fertilizantes e substâncias químicas industriais.

Dica 13

Dica de limpeza de verão dos especialistas da revista Family Handyman: troque os filtros do ar-condicionado. Você respirará um ar muito mais livre de alérgenos.

POR JODY L. ROHLENA