Faça uma busca
|
Publicado em: 20 de setembro de 2019

17 dicas para fazer a mala sem exceder o limite de peso

Saiba como evitar gastos sem deixar de levar tudo que precisa para a sua viagem

Imagem: 5second/iStock

Para quem deseja viajar, um dos itens mais importantes é a mala de viagem. Por isso, separamos um guia de como preparar a sua bagagem ideal para evitar surpresas com o limite de peso.

Primeiramente, é preciso saber que qualquer viagem de avião tem regras para o peso e tamanho das malas. Além disso, ônibus de viagem também estão adotando essas limitações.

Nos voos nacionais, por exemplo, a bagagem de mão deve ter até 10kg. Já as malas que são despachadas não podem ultrapassar os limites impostos pelas companhias aéreas. Atualmente, boa parte das empresas adota o máximo de 23kg,

Para quem deseja evitar estresse na hora de viajar e gastos desnecessários, separamos algumas dicas para montar a mala de viagem ideal. Confira!

  • last19/iStock

    1. Pense na viagem

    Antes de começar a preparar a sua mala, é preciso pensar em todo o trajeto da sua viagem. Liste o que pretende fazer e o que é indispensável para cada atividade. Por exemplo, se um passeio como trilha está nos planos, um sapato apropriado será indispensável. No caso de lugares com temperatura mais baixa, pelo menos um casaco deve estar na bagagem.


  • Emanuela Picone/unsplash.com

    2. A mala

    Antes de fazer a mala, veja se a sua está dentro das medidas permitidas pela companhia aérea. Além disso, opte por modelos mais leves. De nada adianta pensar no que vai levar, se a bagagem por si só já pesa mais que o necessário.


  • kobeza/iStock

    3. Separe o necessário

    Antes de qualquer coisa, separe tudo que não pode deixar de levar nesta viagem. Documentos, itens de necessidade básica, remédios, carregador de celular, entre outros.

    Somente após separar tudo que é necessário, é hora de calcular o espaço para os demais itens.


  • ULU_BIRD/iStock

    4. O guarda-roupa fica

    Não pense que a mala é o seu guarda-roupa. Separe as roupas, conforme suas prioridades. Para viagens curtas ou longas, o número de peças deve ser calculado.

    Pense, primeiramente, em duas opções para cada atividade. Repetir roupa em viagem é uma necessidade e evita peso e excesso desnecessário.


  • ijeab/iStock

    5. Organizadores de mala

    Itens como estes ajudam a definir melhor o local em que cada peça deve ficar. Além disso, mantém a mala organizada e favorece na hora de procurar uma peça ou objeto que já foi guardado.


  • kobeza/iStock

    6. Sapatos

    Infelizmente, não há muito como esconder os sapatos. Nessa hora, separe um espaço para eles e procure levar aqueles que ocupam menos espaço e têm peso menor. Se o tênis de trilha ocupa muito e pesa, uma dica é viajar com ele nos pés e os demais na mala. Além disso, itens como meias podem ser guardados dentro dos sapatos, economizando mais espaço.


  • Priscilla Du Preez/unsplash.com

    7. Evite roupas nunca usadas

    Ao viajar, muitas pessoas pensam nas fotos e nos looks que gostariam de usar em cada cenário que irá conhecer. Apesar da ideia ser boa, nem sempre isso ocorre. O conforto costuma vir em primeiro lugar nas viagens e muitos  viajantes já sabem que o desconforto pode atrapalhar um passeio. Por isso, se você nunca usou determinada roupa, não pense que vai usar só porque vai viajar. A peça pode se tornar um excesso.


  • Arnel Hasanovic/unsplash.com

    8. Priorize roupas leves e fáceis de guardar

    Se o seu destino não exige roupas pesadas e próprias pra o inverno, faça uma mala com peças mais maleáveis e fáceis de dobrar. Além de ocuparem menos espaço, essas roupas também pesam menos na bagagem.


  • Maglara/iStock

    9. Separe um espaço

    Antes de terminar de arrumar a mala, deixe um espaço para as lembrancinhas ou itens que possa comprar durante a viagem. Dessa forma, o excesso de peso na volta pode ser evitado.

     


  • jchizhe/iStock

    10. Bagagem de mão

    Todas as companhias aéreas permitem a bagagem de mão. Ou seja, ela é quem vai com você dentro do avião, ao seu alcance.

    Por isso, se sua mala estiver um pouco pesada, pense em distribuir o peso e, claro, não deixe de levar com você os itens indispensáveis (documentos, celular, carregador, remédio, entre outros).


  • SbytovaMN/iStock

    11. Roupas pesadas

    Quando voltamos de viagem, nossa bagagem é ainda maior, e não só de conhecimento, mas também físico. Por isso, se o desespero bater e a mala estiver perto de exceder o limite, não pense duas vezes e vista as roupas pesadas. O casaco, o tênis e aquela calça jeans vão diminuir o peso e ajudar você a não gastar com mais taxas, nos aeroportos.


  • guruXOOX/iStock

    12. Quem vai carregar a mala?

    Uma boa dica para evitar excesso de peso na mala, não é só a economia com as taxas, mas a praticidade. Afinal, quem vai carregar a mala? Se for viajar por diversas regiões, imagine ter que guardar tudo e levar de um lado para o outro uma mala pesada? Invista em modelos práticos e evite excesso de peso. Assim, fica mais fácil transitar com sua bagagem.


  • David-Prado/iStock

    13. Menos é mais

    Se o local para onde vai viajar fornece toalhas de banho, secador de cabelo, ferro de passar roupa, evite levar esses itens com você. Desta forma, você evita peso e economiza espaço para as lembrancinhas ou itens mais urgentes.


  • tataks/iStock

    14. Coloque produtos em embalagens menores

    Não é necessário levar o pote inteiro do seu produto de higiene na viagem. Por isso, invista em embalagens menores e transfira o que deseja levar para elas. Exemplo: shampoo e condicionador; cremes para pele ou cabelos; creme de barbear; entre outros.


  • Daisy-Daisy/iStock

    15. Confira o peso antes de viajar

    Uma boa dica para evitar o excesso, é conferir o peso da sua mala antes de ir para o aeroporto ou rodoviária. Dessa forma você evita surpresas e ainda tem tempo de tirar aquele item mais dispensável.


  • Ralf Geithe/iStock

    16. Confira as regras das empresas

    Companhias aéreas ou de ônibus têm sua própria política para malas de viagem. Tirando as bagagens de mão, permitidas até 10kg pela Anac, as demais variam de empresa para empresa.

    Por isso, confira as regras para malas na companhia escolhida para a sua viagem.


  • monkeybusinessimages/iStock

    17. Evite surpresas

    Para não ser surpreendido na hora da viagem, evite objetos que são proibidos nos aeroportos na bagagem de mão. Por exemplo:

    • Objetos pontiagudos, cortantes ou de ponta arredondada que possam ser usados para causar ferimentos, como alicates de unha;
    • Substâncias explosivas, inflamáveis, químicas ou tóxicas, como desodorantes em aerossol;

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados