Abra a galeria do seu telefone. Quantas fotos você tirou no último mês? E quantas fotos você tirou da última festa? Os smartphones facilitaram e mudaram o modo como se capturam diversos momentos do dia a dia. Mas nem todas as fotos tiradas com ele precisam de olhos vermelhos, flashes estourados e iluminação precária, não é? Por esse motivo, separamos cinco dicas para você tirar fotos com o celular de maneira (quase) profissional!

Brasil é um dos principais mercados consumidores de smartphone

Os smartphones fazem sucesso no Brasil, que possui um mercado aquecido muito por conta dos aparelhos. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou que, em 2019, terá ainda 420 milhões de aparelhos ativos. Atualmente, a marca está em 230 milhões.

Uma das principais características dos smartphones mais vendidos é a resolução das câmeras. Os consumidores têm buscado aparelhos robustos no que diz respeito à capacidade do aparelho de tirar fotos.

Entre os principais aparelhos mais vendidos até o momento por aqui, estão o Samsung Galaxy S9, o iPhone 8 Plus e o Xiaomi Mi 8 Lite, respectivamente, todos com ótimas resoluções de câmera frontal e traseira. Outros modelos da lista variam entre Motorola One Vision, Samsung Galaxy J8 e Galaxy A30.

Fotografar pode ser um hobby

A fotografia é um passatempo que pode até mesmo terapêutico para muitas pessoas. Até pouco tempo atrás, muitas pessoas certamente pensariam que é necessário comprar um equipamento caro. No entanto, atualmente, os telefones celulares podem fornecer resultados tão bons quanto uma câmera intermediária.

Investir em um passatempo pode trazer qualidade de vida ao seu dia a dia. Se você possui uma rotina que acumula estresse, é bom parar para pensar. Seja qual for o hobby, vale a pena investir.

E, se você escolheu a fotografia, provavelmente está se perguntando agora como começar. É fácil: comece tirando fotos em sua própria casa. Escolha objetos, teste alguns ângulos diferentes. Tente fotografar seu bichinho de estimação ou suas plantas, por exemplo, e crie um álbum com a finalidade de reunir o seu trabalho. Sem dúvida, com o tempo, você vai criar confiança e expandir seus horizontes.

Conheça 17 dicas para começar a tirar fotos com o celular:

  • 1. Ajuste o foco

    O foco em algum objeto é uma parte essencial da fotografia, seja em dispositivos móveis como em câmeras profissionais. O foco pode dar efeitos inesperados a um tema ou um objeto e garantir uma foto espetacular, dependendo de como você o use. Escolha o ponto ideal, aquele que você enxerga fora da tela do telefone. É uma flor? Um rosto? Um objeto? Toque sobre a tela no local em que o que você deseja fotografar está. Mas, se você quiser contar outra história com a sua foto, clicar em qualquer área fora dele pode criar outros destaques. Experimente todos!

    Thom/Unsplash
  • 2. Regule o flash

    O flash pode salvar ou condenar a sua foto – depende de como você o usa. Se você está em um ambiente escuro, provavelmente ligará o flash para melhorar a foto. Só que isso causará apenas olhos vermelhos e brilhos intensos. Uma dica nesse quesito é deixar que o telefone escolha o melhor tipo de flash para aquele cenário. Dependendo das capacidades da câmera, o flash se adequará à iluminação. Mas, dependendo do cenário, o flash pode criar efeitos interessantes.

    vladans/iStock
  • 3. Use um tripé ou apoio para o telefone

    Fotos com smartphone têm um grande problema: a instabilidade. Qualquer tremida pode arruinar uma boa foto. Para evitar que isso aconteça, compre um tripé portátil próprio para o tamanho do seu smartphone ou use outros apoios para a câmera.

    Jeng_Niamwhan/iStock
  • 4. Baixe um aplicativo de edição

    Atualmente existem diversos aplicativos para edição de fotos para os principais sistemas (iOS, Android e Windows Phone). Escolha um que esteja de acordo com a capacidade de seu telefone e o tipo de edição que você deseja. O Adobe Lightroom (iOS e Android) é um editor mobile oferece muitas opções de edição, filtros e outras funcionalidades. Para Android, há o Snapseed, que é um editor leve e com funções integradas aos serviços de fotos da Google. No Windows Phone, o Adobe Photoshop Express e o PicsArt, ambos com funções gratuitas e funções premium, caso o usuário queira pagar por elas. Todos os aplicativos, entretanto, são gratuitos para baixar e, em suas versões gratuitas, oferecem muitos recursos que podem melhorar suas fotos.

    Arthur Shevtsov/iStock
  • 5. Descubra as configurações avançadas da câmera

    A câmera do smartphone pode esconder funções que você desconhece. Experimente desbravar as configurações da câmera! Assim, você pode descobrir que seu telefone consegue regular o zoom, brilho, ajustar o ISO (a sensibilidade do sensor da câmera à luz) entre muitas outras funções.

    Com essas dicas suas lembranças de viagens e eventos ficarão ainda mais bonitas. Experimente hoje mesmo e deixe seu álbum de fotos profissional

    Anshu A/Unsplash
  • 6. Cheque a resolução

    A resolução de um smartphone faz toda a diferença na hora de tirar fotos. Verifique a resolução do seu aparelho: por padrão, muitos deles vêm com uma resolução mais baixa selecionada. Atualmente a maioria dos aparelhos tira fotos em Full HD e 4K, suficientes para tirar fotos de ótima qualidade, mesmo em nível intermediário.

    Sylwia Bartyzel/Unsplash
  • 7. Evite o zoom

    É tentador aumentar o zoom da sua câmera para pegar algum objeto ou cena um pouco mais distante. Mas, se puder, evite. As câmeras de smartphones não são necessariamente preparadas para aplicar zoom; elas, na verdade, apenas distorcem a imagem que já está na tela, o que faz a foto final perder muita qualidade. Se possível, aproxime-se do seu objeto o máximo que puder sem aumentar o zoom para obter uma foto com mais qualidade. No entanto, é possível investir em pequenas lentes de zoom que se acoplam à câmera para aumentar a capacidade de zoom do telefone, sem depender do zoom manual.

    Jay Wennington/Unsplash
  • 8. Prefira fotos horizontais

    Deixe as fotos verticais para as selfies. Tirar fotos na horizontal capta mais detalhes no ambiente, além de ser mais fácil visualizá-las mais tarde em outros dispositivos.

    Emre Karataş/Unsplash
  • 9. Ative o modo HDR

    O modo HDR é um recurso de smartphones mais atuais que auxilia o usuário a obter mais qualidade em sombras, iluminação, cores etc. Com o modo HDR ativado, o aparelho tira três fotos simultâneas em diferentes níveis de exposição. Assim, ele combina os melhores pontos de cada uma e combina em um resultado final melhor do que uma foto tirada com o modo regular.

    Zane Lee/Unsplash
  • 10. Não hesite em tirar várias fotos

    Uma foto, às vezes, não é o bastante. Para conseguir um bom resultado, faça testes tirando várias fotos. Ainda mais se o objeto apresentar movimentos inesperados (como um pássaro, por exemplo). Esperar a foto ideal pode significar perder o momento, e você, acabar de mãos vazias. Por isso, não se importe com a memória: tire quantas puder e apague as que não gostar depois.

    Eaters Collective/Unsplash
  • 11. Tenha um SSD

    E, por falar em memória, é importante ter uma capacidade de memória expandida suficiente para tirar fotos de mais qualidade. Como elas pesam mais, o ideal é ter um cartão SSD de 32 gb ou 64 gb para expandir a memória do seu aparelho. Muitos já vêm com memória interna suficiente, mas não confie nisso se quiser utilizar seu telefone para tirar fotos de qualidade.

    Devenorr/iStock
  • 12. Capte mais perspectivas

    Às vezes um cenário ou objeto torna-se completamente diferente de um ângulo ou perspectiva diferentes. Aqui vale a experimentação: busque ângulos diferentes, como de baixo para cima, ou convenientes em relação ao objeto para que sua foto capte iluminações, detalhes ou outros aspectos diferentes que podem conferir ao seu resultado final muito mais qualidade e estilo. Saia do comum e arrisque novas posições!

    Vladimir Kudinov/Unsplash
  • 13. Sombras são suas amigas

    Muitas pessoas tendem a fugir de sombras por pensar que elas prejudicam uma boa foto, mas a verdade não é bem assim. Dependendo de qual for o cenário ou objeto, a sombra pode conferir um efeito diferente na foto. Busque ângulos que favoreçam o cenário ou o objeto, no entanto, e não exagere. Lembre-se: você deve buscar uma perspectiva que favoreça o que está sendo fotografado, e elementos como a sombra devem ser utilizados apenas se adicionarem pontos ao resultado final. Se não, esqueça e siga em frente!

    Caleb George/Unsplash
  • 14. Tire fotos em movimento

    As fotos em movimento, como carros ou outros elementos, sempre resultam em resultados bacanas. Há alguns aplicativos que podem ajudar, como o YI Action (para Android) e iMotion (para iPhone). Basta escolher o seu cenário e utilizar os aplicativos para captar e melhorar a foto.

    Amos Bar-Zeev/Unsplash
  • 15. Varie a distância

    Alguns cenários pedem uma foto mais ampla, outros devem ser ater aos detalhes. Explore as distâncias ao tirar suas fotos, seja de perto ou de longe, para garantir melhores efeitos e captar mais ou menos detalhes de um mesmo cenário.

    Wanaporn Yangsiri/Unsplash
  • 16. Escolha cuidadosamente seus cenários

    Não é apenas o objeto central da sua foto que deve receber atenção. O fundo também não deve conter elementos que arruínem suas fotos. Portanto, na hora de clicar, mantenha um olho no foco e no cenário do fundo. É possível editar objetos indesejados em programas de edição atualmente, mas, se puder evitar, siga esta recomendação.

    Jakub Gorajek/Unsplash
  • 17. Faça experiências com fita adesiva transparente

    Cubra a câmera do telefone com um adesivo transparente e posicione uma gota de água sobre a câmera para criar uma lente macro improvisada. Mas atenção: tenha todo o cuidado para a gota não cair em outras partes do aparelho para que ele não seja danificado. Você pode fazer outras experiências com a fita adesiva, como pintá-la levemente com canetas à base de álcool de diversas cores e simular iluminações com elas.

    ChervovRV/iStock

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!