Abra a galeria do seu telefone. Quantas fotos você tirou no último mês? E quantas fotos você tirou da última festa? Os smartphones facilitaram e mudaram o modo como se capturam diversos momentos do dia a dia. Mas nem todas as fotos tiradas com ele precisam de olhos vermelhos, flashes estourados e iluminação precária, não é? Por esse motivo, separamos cinco dicas para você tirar fotos com o celular de maneira (quase) profissional!

Brasil é um dos principais mercados consumidores de smartphone

Os smartphones fazem sucesso no Brasil, que possui um mercado aquecido muito por conta dos aparelhos. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou que, em 2019, terá ainda 420 milhões de aparelhos ativos. Atualmente, a marca está em 230 milhões.

Uma das principais características dos smartphones mais vendidos é a resolução das câmeras. Os consumidores têm buscado aparelhos robustos no que diz respeito à capacidade do aparelho de tirar fotos.

Entre os principais aparelhos mais vendidos até o momento por aqui, estão o Samsung Galaxy S9, o iPhone 8 Plus e o Xiaomi Mi 8 Lite, respectivamente, todos com ótimas resoluções de câmera frontal e traseira. Outros modelos da lista variam entre Motorola One Vision, Samsung Galaxy J8 e Galaxy A30.

Fotografar pode ser um hobby

A fotografia é um passatempo que pode até mesmo terapêutico para muitas pessoas. Até pouco tempo atrás, muitas pessoas certamente pensariam que é necessário comprar um equipamento caro. No entanto, atualmente, os telefones celulares podem fornecer resultados tão bons quanto uma câmera intermediária.

Investir em um passatempo pode trazer qualidade de vida ao seu dia a dia. Se você possui uma rotina que acumula estresse, é bom parar para pensar. Seja qual for o hobby, vale a pena investir.

E, se você escolheu a fotografia, provavelmente está se perguntando agora como começar. É fácil: comece tirando fotos em sua própria casa. Escolha objetos, teste alguns ângulos diferentes. Tente fotografar seu bichinho de estimação ou suas plantas, por exemplo, e crie um álbum com a finalidade de reunir o seu trabalho. Sem dúvida, com o tempo, você vai criar confiança e expandir seus horizontes.

Conheça 17 dicas para começar a tirar fotos com o celular:

Thom/Unsplash

1. Ajuste o foco

O foco em algum objeto é uma parte essencial da fotografia, seja em dispositivos móveis como em câmeras profissionais. O foco pode dar efeitos inesperados a um tema ou um objeto e garantir uma foto espetacular, dependendo de como você o use. Escolha o ponto ideal, aquele que você enxerga fora da tela do telefone. É uma flor? Um rosto? Um objeto? Toque sobre a tela no local em que o que você deseja fotografar está. Mas, se você quiser contar outra história com a sua foto, clicar em qualquer área fora dele pode criar outros destaques. Experimente todos!


vladans/iStock

2. Regule o flash

O flash pode salvar ou condenar a sua foto – depende de como você o usa. Se você está em um ambiente escuro, provavelmente ligará o flash para melhorar a foto. Só que isso causará apenas olhos vermelhos e brilhos intensos. Uma dica nesse quesito é deixar que o telefone escolha o melhor tipo de flash para aquele cenário. Dependendo das capacidades da câmera, o flash se adequará à iluminação. Mas, dependendo do cenário, o flash pode criar efeitos interessantes.


Jeng_Niamwhan/iStock

3. Use um tripé ou apoio para o telefone

Fotos com smartphone têm um grande problema: a instabilidade. Qualquer tremida pode arruinar uma boa foto. Para evitar que isso aconteça, compre um tripé portátil próprio para o tamanho do seu smartphone ou use outros apoios para a câmera.


Arthur Shevtsov/iStock

4. Baixe um aplicativo de edição

Atualmente existem diversos aplicativos para edição de fotos para os principais sistemas (iOS, Android e Windows Phone). Escolha um que esteja de acordo com a capacidade de seu telefone e o tipo de edição que você deseja. O Adobe Lightroom (iOS e Android) é um editor mobile oferece muitas opções de edição, filtros e outras funcionalidades. Para Android, há o Snapseed, que é um editor leve e com funções integradas aos serviços de fotos da Google. No Windows Phone, o Adobe Photoshop Express e o PicsArt, ambos com funções gratuitas e funções premium, caso o usuário queira pagar por elas. Todos os aplicativos, entretanto, são gratuitos para baixar e, em suas versões gratuitas, oferecem muitos recursos que podem melhorar suas fotos.