Fora da cozinha, os benefícios do sal se multiplicam. Se na alimentação o produto deve ser moderado, fora dela não há limites para o seu uso.

Com algumas receitas caseiras e práticas, a economia aumenta e as soluções, principalmente na limpeza, crescem.

Por isso, separamos 21 benefícios do sal que vão além da cozinha, como a eliminação de fungos, odores e até de manchas de vinho. Confira!

  • Bet_Noire/iStock

    Brilho extra

    Em panelas de metal ou de cobre, basta misturar o sal com farinha e vinagre e passar na peça que deseja deixar com brilho.

  • OlenaMykhaylova/iStock

    Retira gordura de panelas

    Para retirar a gordura da panela, basta colocar um pouco de sal no local a ser limpo e depois passar uma toalha de papel. Após esta etapa, lave normalmente a panela.

  • Trang Nguyen/Unsplash

    Evita fungos

    Para evitar fungos em peças de roupa, cortinas e tapetes, o indicado é lavar o material com água e sal.

  • Ozgur Coskun/iStock

    Evita a oxidação

    O sal grosso, quando colocado em um recipiente raso, ele tende a absorver a umidade e evitar a oxidação do aparelho (televisão, computador) que está ao lado.

  • Parker Burchfield/Unsplash

    Roupa sem desbotar

    Uma dica, durante a lavagem de roupas, é usar uma colher de sal. Com isso, as peças não perdem a cor, já que a solução de água e sal evita a a ação química que iria causar o desbotamento.

  • Jakob Owens/Unsplash

    Tira o odor dos sapatos

    Para eliminar os odores desagradáveis dos sapatos, basta colocar sacos de sal, por meia hora, dentro deles. O processo ajudar a evitar a proliferação das bactérias que provocam o chulé.

     

     

  • Alexander Medvedev/iStock

    Elimina o cheiro de comida no forno

    O sal também pode ser usado para eliminar o cheiro forte de comida no forno. Para isso, polvilhe um pouco de sal no interior do forno, ainda quente, e deixe agir por 10 minutos. Espere esfriar e limpe o interior com um pano úmido.

  • ThamKC/iStock

    Evita pulgas em casa

    Quem tem animais em casa sabe que as pulgas surgem mesmo quando o ambiente está limpo. Para eliminar estes parasitas de vez, basta polvilhar sal nos carpetes, tapetes, estofados e frestas dos pisos. Após algumas horas, é necessário apenas retirar o sal com o aspirador de pó. Como as larvas das pulgas são desidratadas pelo sal, o processo elimina os parasitas na hora.

  • Eskemar/iStock

    Retira manchas de vinho

    Uma mancha de vinho é sempre um pesadelo. Para limpar a roupa manchada, o processo é simples. Coloque sal sobre a mancha e um pouco de água. Deixe agir, de preferência no sol. Acompanhe o processo e, quando notar que a mancha sumiu, lave a roupa normalmente.

  • Cherkas/iStock

    Evita formigas

    Para evitar que as formigas invadam a sua casa, uma solução simples é colocar sal, por um período, em vãos de portas, prateleiras ou janelas.

  • Daisy-Daisy/iStock

    Evita odores na lixeira

    Uma forma de evitar o mau cheiro na lixeira é colocando um pouco de sal dentro dela, de preferência em um saco de pano.

  • lirtlon/iStock

    Combate o mosquito da Dengue

    O sal também pode combater o mosquito da Dengue. Para isso, basta colocar duas colheres de sal a cada litro de água parada. Desta forma, a água fica imprópria para a reprodução do aedes aegypti.

  • Yevhenii Orlov/iStock

    Evita cheiro nos potes de plástico

    Muitas vezes os potes de plástico ficam com o cheiro da comida que foi armazenada anteriormente. Para evitar o odor, basta colocar uma colher de sal dentro do recipiente e deixar agir de um dia para o outro.

  • foto-ruhrgebiet/iStock

    Deixa os pisos mais limpos

    Na ausência de produtos de limpeza específicos, não há problema. Com sal e água morna, basta colocar o pano na solução e passar no chão. Além de eliminar as bactérias, o uso da água salgada evita o mau cheiro e elimina a gordura nas paredes e pisos da cozinha.

  • Vagengeym_Elena/iStock

    Retira manchas em móveis de madeira

    Quem tem móveis de madeira, sabe como é desagradável uma mancha de copo na superfície. Mas há solução. Com uma mistura de óleo e sal, esfregue suavemente e deixe agir por uma hora. Depois, basta retirar com um pano seco.

  • Megan Hodges/Unsplash

    Lava frutas, legumes e verduras

    Uma boa forma de eliminar pesticidas, agrotóxicos e outros resíduos, em frutas, legumes e verduras, é usando o sal. Para isso, basta deixar os alimentos de molho por 15 minutos, em uma solução de água e sal.

  • puhhha/iStock

    Sal é esfoliante

    Além da limpeza da casa, o sal pode ajudar na limpeza da pele. Para isso, durante o banho, basta passar um pouco de sal. O processo remove a pele mortas e ativa a circulação.

     

  • AndreyPopov/iStock

    Retira manchas de suor nas roupas

    Uma dica para eliminar as manchas de suor nas roupas é colocar quatro colheres de sopa de sal em um litro de água e deixar as peças manchadas de molho por algumas horas. Após este processo, basta enxaguar as roupas normalmente.

  • Kira auf der Heide/Unsplash

    Retira o mau cheiro das mãos

    Muito comum após cortar cebolas, o mau cheiro nas mãos pode ser eliminado com sal. Faça uma mistura de sal e azeite e lave as mãos com ela. Depois, é só lavar com água normalmente.

  • phanasitti/iStock

    Ajuda a desentupir a pia 

    Para desentupir o ralo da pia, coloque sal e jogue água quente em seguida. A mistura ajuda a desobstruir e retira o mau odor de gordura dos canos.

  • dpullman/iStock

    Evita que frutas e legumes escureçam

    Para armazenar legumes e frutas sem que eles percam a cor e os nutrientes, basta cortar os alimentos e deixá-los imersos em uma solução de água e sal. Por fim, basta secar os pedaços e guardá-los na geladeira.