4 dicas criativas que você nunca imaginou para cuidar da sua cozinha

A cozinha é o coração da casa de muita gente, mas também pode ser o cômodo mais bagunçado (e mais sujo). Com pilhas de louça por lavar, armários cheios e

Thaís Garcez | 11 de Julho de 2020 às 19:00

Vasyl Dolmatov/ Istoc -

A cozinha é o coração da casa de muita gente, mas também pode ser o cômodo mais bagunçado (e mais sujo). Com pilhas de louça por lavar, armários cheios e desorganizados, um fogão manchado de gordura e um forno imundo – se você tem pouco tempo disponível ou uma família grande que dá muito trabalho, talvez ache que uma cozinha suja seja algo normal. Mas não precisa ser assim.

1. Apague marcas de desenho com pão de centeio

Remova os desenhos a lápis feitos por seu pequeno Picasso na parede da cozinha com uma fatia de pão de centeio fresco (com ou sem sementes). Uma borracha de desenhista também eliminará as marcas.

2. Chá de tomilho-limão para a porcelana

Por mais bonitas que sejam, pias de porcelana são difíceis de higienizar. Isso porque produtos de limpeza abrasivos deixam a superfície de porcelana sem brilho. Além de muitas vezes as riscarem.

Para evitar que isso aconteça, limpe a pia com chá fresco de tomilho-limão. Coloque de 4 a 5 molhos de tomilho-limão fresco em um balde grande de metal e encha-o com água fervente.

Leia também: 15 dicas para limpeza que você não imaginava

Deixe descansar de 5 a 6 horas e coe. Tampe a pia, encha-a com o chá e deixe da noite para o dia. Quando esvaziá-la na manhã seguinte, você encontrará uma pia reluzente e branca, com um maravilhoso aroma.

3. Desinfetante caseiro

Misture 240 ml de álcool hospitalar, 240 ml de água e uma colher de sopa de vinagre branco em um borrifador. Depois, pulverize sobre as superfícies da cozinha, como azulejos e metais cromados, e observe como o mata-germes evapora com rapidez.

4. Desentupir ralos com bicarbonato

A química existente entre o bicarbonato de sódio e o vinagre é muito poderosa. Tão poderosa que pode ser usada para limpar a gordura dos ralos da cozinha. Assim, despeje 90 g de bicarbonato de sódio em um ralo entupido. E, em seguida, derrame 120 ml de vinagre branco.

Cubra o ralo por alguns minutos, enquanto a reação química dissolve a gordura. Logo depois, deixe correr água morna pelo ralo. Jamais use este método depois de ter recorrido a um desentupidor industrial, pois poderá reagir com o vinagre produzindo vapores nocivos.

Leia também: Como acabar com o cheiro que fica nas mãos ao cozinhar.