O bicarbonato de sódio é um sal composto de íons de sódio e de bicarbonato. Ele é a base do fermento químico em pó que usamos para fazer crescer bolos, por exemplo, e pode substituí-lo nas receitas. Mas, além desse uso mais comum, o bicarbonato de sódio tem muitas outras utilidades não tão conhecidas assim, como acabar com o chulé ou desentupir vasos sanitários. Anote esses 15 usos incomuns desse produto que podem ser super úteis no seu dia a dia:

MATTHIASRABBIONE/iStock

1. Neutralize picadas de abelha

Uma picada de abelha pode estragar um passeio de verão. Mas não se você carregar um frasco com borrifador contendo vinagre branco e um pote com bicarbonato de sódio quando se aventurar ao ar livre. O veneno da abelha é ácido; assim, aplicar uma pasta alcalina, preparada com bicarbonato de sódio e água, aliviará a dor.


RyanKing999/iStock

2. Acabe com as frieiras

Seque bem os pés após o banho e polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio nos pés e entre os dedos. O bicarbonato absorve a umidade e evita a proliferação de fungos que provocam frieiras se a pele estiver molhada ou suada. Também ajuda a refrescar e a desodorizar os pés.

Se a frieira já estiver instalada, experimente usar alho, que contém um poderoso agente fungicida. Misture 6 dentes socados com 2 colheres (sopa) de azeite, cubra o recipiente e deixe descansar por alguns dias. Coe o azeite e aplique na área afetada uma vez ao dia.


ThamKC/iStock

3. Desentupa o ralo

Em vez de gastar dinheiro com desentupidores que muitas vezes não resolvem o problema, experimente desentupir o ralo de cozinha jogando 1 xícara de bicarbonato de sódio e 1 xícara de vinagre quente (basta aquecer o líquido no micro-ondas por 1 minuto). Deixe agir por alguns minutos, depois acrescente 1 litro de água fervente. Repita, se necessário.


olhakozachenko/iStock

4. Faça seu próprio detergente

Misture 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio com 2 colheres (sopa) de bórax. É possível que você goste tanto do resultado que acabe trocando de vez.