O bicarbonato de sódio é um sal composto de íons de sódio e de bicarbonato. Ele é a base do fermento químico em pó que usamos para fazer crescer bolos, por exemplo. E pode substituí-lo nas receitas. Mas, além desse uso mais comum, o bicarbonato de sódio tem muitas outras utilidades não tão conhecidas assim. Descubra algumas delas:

1 Neutralize picadas de abelha

Uma picada de abelha pode estragar um passeio de verão. Mas não se você carregar um frasco com borrifador contendo vinagre branco e um pote com bicarbonato de sódio quando se aventurar ao ar livre. O veneno da abelha é ácido; assim, aplicar uma pasta alcalina, preparada com bicarbonato de sódio e água, aliviará a dor.

Veja como agir no caso de picadas de outros insetos.

2 Acabe com as frieiras

Seque bem os pés após o banho e polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio nos pés e entre os dedos. O bicarbonato absorve a umidade e evita a proliferação de fungos que provocam frieiras se a pele estiver molhada ou suada. Também ajuda a refrescar e a desodorizar os pés. Se a frieira já estiver instalada, experimente usar alho, que contém um poderoso agente fungicida. Misture 6 dentes socados com 2 colheres (sopa) de azeite, cubra o recipiente e deixe descansar por alguns dias. Coe o azeite e aplique na área afetada uma vez ao dia.

3 Desentupa o ralo

Em vez de gastar dinheiro com desentupidores que muitas vezes não resolvem o problema, experimente desentupir o ralo de cozinha jogando 1 xícara de bicarbonato de sódio e 1 xícara de vinagre quente (basta aquecer o líquido no micro-ondas por 1 minuto). Deixe agir por alguns minutos, depois acrescente 1 litro de água fervente. Repita, se necessário.

4 Faça seu próprio detergente

Misture 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio com 2 colheres (sopa) de bórax. É possível que você goste tanto do resultado que acabe trocando de vez.

5 Renove esponjas e panos de prato

Quando a esponja de cozinha ou o pano de prato ficarem com aquele cheiro ruim, em vez de jogá-los fora e comprar outros, deixe-os de molho de um dia para o outro em 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio misturadas com algumas gotas de detergente antibacteriano dissolvidas em 450 ml de água morna. Na manhã seguinte, lave com água fria. Eles vão ficar com cheiro de novos.

6 Estimule o talento artístico das crianças

Não é preciso comprar um presente caro para fazer a alegria das crianças. Com ingredientes da cozinha, você pode fazer tintas de aquarela para seus filhos. Em uma tigela pequena, misture 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio, 3 colheres (sopa) de maisena, 3 colheres(sopa) de vinagre e 1 1⁄2 colher (chá) de glucose de milho. Espere a efervescência passar e separe a solução em diversos recipientes pequenos, ou em tampas de pote. Adicione a cada um deles 8 gotas de corante alimentício e mexa bem. Ponha uma cor diferente em cada recipiente ou misture cores para obter novos tons. A criançada poderá usar as tintas de imediato.

7 Lustre joias de ouro e prata

Sabe aquela joia que você amava, mas que não usa mais porque ficou opaca? Se ela for de prata, faça uma pasta espessa com 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio e 2 colheres (sopa) de água. Aplique com uma esponja úmida e esfregue suavemente, lave e seque com um pano macio. Para polir ouro, cubra-o com uma leve camada de bicarbonato de sódio, jogue um pouco de vinagre e enxágue. Cuidado: não use essa técnica com joias que contenham pérolas ou pedras preciosas, pois poderá danificar o revestimento ou soltar a cola.

8 Limpe o cachorro

Da próxima vez que o seu amigo peludo se sujar na terra e você estiver sem tempo para dar um banho, limpe-o com bicarbonato de sódio, como se fosse um shampoo a seco. Basta esfregar alguns punhados do pó no pelo e escovar bastante. Além de eliminar qualquer cheiro, isso vai deixar a pelagem limpa e lustrosa.

Veja também outras soluções caseiras para deixar o pelo do cachorro brilhando!

9 Escove os dentes

Acabou o creme dental? Ponha uma pitada de bicarbonato de sódio na escova e escove normalmente. Seus dentes ficarão até mais brancos.

10 Acabe com o mau cheiro dos sapatos

Polvilhe com bicarbonato de sódio o interior dos calçados que costumam apresentar mau cheiro.

11 Tire manchas de desodorante da roupa

Para tirar a mancha de desodorante misture 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio com suco de um limão. Coloque a solução sobre a mancha, esfregue levemente e deixe agir por cinco minutos. Depois, retire a solução com água corrente e lave a roupa normalmente. Se a mancha não sair logo na primeira vez, repita o processo.

12 Limpe o mofo do banheiro 

Vaporize a cortina do chuveiro com vinagre e, após alguns minutos, aplique uma pasta com quantidades iguais de bicarbonato de sódio e sal. Use uma esponja úmida para esfregar essa pasta na cortina, depois enxágue bem. O mesmo método pode ser aplicado às portas do blindex.

13 Acabe com a caspa

Molhe o cabelo e esfregue um punhado de bicarbonato de sódio no couro cabeludo. Em seguida, lave bem e seque. O cabelo vai ficar macio e livre da caspa.

 

Confira mais dicas para aproveitar itens comuns e facilitar o dia a dia como as 13 maneiras criativas de usar o seu shampoo e 9 utilidades para sabão e detergente.