Faça uma busca
|
Publicado em: 2 de julho de 2021

5 dicas de como desentupir a pia da cozinha

Veja também como evitar o entupimento do ralo da pia

Imagem: rkafoto/iStock

Desentupir a pia da cozinha não precisa ser uma tarefa difícil. Às vezes, cai um pouco de gordura, ou mesmo um resíduo de alimento, que acaba causando o entupimento. Por isso, antes de te ensinar a desentupir, vamos dar algumas dicas de como evitar que a pia da sua cozinha fique entupida.  

Como evitar o entupimento da pia da cozinha?

Limpeza de resíduos 

A limpeza da louça antes de colocá-la na pia é importante para manter o seu encanamento desobstruído. Retire os resíduos de comida que estejam nos pratos e nas panelas e jogue-os em uma lixeira. 

Ralo de pia de cozinha
Resíduos alimentares podem causar o entupimento da pia. (Imagem: chameleonseye/iStock)

Não jogue lixo na pia

Em complemento ao tópico anterior, caso você se esqueça de retirar os resíduos, atente ao fato de não deixar o lixo cair no ralo da pia. Retire todo o lixo residual da pia, evitando que entre no ralo e se acumule na tubulação, causando o entupimento.

Manutenção e limpeza de pia e ralos

Fazer a limpeza diária da pia e a manutenção quinzenal dos ralos é um passo importante para evitar entupimentos. Para a manutenção você pode ferver 3 litros de água para jogar no ralo. Dessa maneira, você faz com que qualquer resíduo gorduroso que esteja nos canos amoleça e desgrude da tubulação.

Leia também: 5 dicas de como desentupir ralo de banheiro

Peneira de ralo

Uma peneira no ralo da pia pode evitar que resíduos de alimentos passem direto e se acumulem na tubulação. 

Confira 5 dicas de como desentupir a pia da cozinha

Ralo de pia de cozinha desentupido
Após realizar os procedimentos, acompanhe se o desentupimento foi bem-sucedido. (Imagem: SteveMartin/iStock)

1. Água quente e sal

Primeiramente, você deve preencher o ralo da pia com sal; de 1 a 3 colheres de sopa. Em seguida, jogue 3 litros de água fervente e tampe o ralo com um pano. Deixe tampado por cerca de uma hora. Em seguida, deixe cair a água corrente e confira se desentupiu. 

2. Refrigerante de cola

Um entupimento leve, onde a água ainda desce, mesmo que com dificuldade, o refrigerante de cola pode ajudar. Despeje 2 litros de refrigerante de cola, lentamente, no ralo entupido e aguarde que ele faça efeito. No entanto, caso o entupimento seja mais severo, você pode precisar de mais de 4 litros, então, é válido tentar outra forma de desentupir.

3. Água quente e detergente

O detergente é um grande aliado para acabar com a gordura. Por isso, em casos de entupimento onde os resíduos sejam pequenos ou o cano esteja engordurado, coloque detergente no ralo e jogue 3 litros de água fervente. 

4. Bicarbonato de sódio e vinagre

Preencha o ralo entupido com bicarbonato de sódio e jogue, em seguida, 2 copos de vinagre. O efeito efervescente da mistura fará com que o entupimento seja resolvido.

5. Água quente e sabão em pó

Para desentupir o ralo com sabão em pó e água quente, preencha-o com o sabão, jogue 3 litros de água fervente diretamente e tampe-o com um pano. Deixe agir por 30 minutos e, em seguida, deixe a água correr para conferir o desentupimento.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados