Faça uma busca
|
Publicado em: 21 de junho de 2021

5 dicas de como desentupir ralo de banheiro

Conheça algumas medidas caseiras muito eficientes na hora de desentupir os ralos de pias e boxes.

Imagem: jarih/iStock

Ralo de banheiro entupido é, sem dúvida, um grande incômodo. Além de a água não escoar corretamente, muitas vezes o entupimento vem acompanhado de um forte cheiro de esgoto. Mas a boa notícia é que com as dicas a seguir você aprenderá como desentupir ralo de banheiro de um jeito fácil.

Leia também: 8 dicas para lidar com emergências no seu encanamento

São dicas superpráticas que você pode seguir sem medo. Com a ajuda de produtos e itens que você já tem em casa, o encanamento da sua casa ficará livre novamente. Mas antes veja como evitar esse pequeno transtorno.

Como evitar o entupimento?

Os ralos da pia, da banheira e do box têm um único vilão: os fios de cabelo. São eles os responsáveis por grande parte dos entupimentos. Muitas vezes você não vê, mas durante o banho vários fios caem e seguem diretamente para o ralo, acumulando e interrompendo a passagem da água.

fios de cabelo presos no ralo
Os fios de cabelo que caem durante o banho são os principais causadores de entupimento dos ralos. (Imagem: Jun/iStock)

Já na pia, até os pelos da barba podem entupir o ralo. Com o tempo, pelos e fios de cabelos vão se emaranhando no encanamento e gerando um problemão para resolver.

Sendo assim, a maneira mais eficiente de evitar o entupimento é ter um ralo que consiga reter o maior número de fios sem atrapalhar o fluxo da água. Desse modo, você conseguirá limpá-lo depois facilmente e postergar o desentupimento dos canos.

5 dicas de como desentupir ralo de banheiro

Se não teve jeito e o ralo entupiu, confira algumas soluções caseiras que podem te ajudar a resolver esse problema:

1. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é famoso por ser um produto muito versátil. Além de suas inúmeras funções, ele também é um ótimo desentupidor de ralos. Para isso, basta jogar no ralo 1 copo cheio de bicarbonato de sódio e, em seguida, meio copo de vinagre. Feche o ralo com um pano para abafar.

Depois de aproximadamente 30 minutos, despeje 1 chaleira de água quente. Assim, tudo o que estiver obstruindo o ralo será dissolvido.

2. Sabão em pó ou detergente

Apesar de os fios de cabelo serem os principais causadores de entupimento de ralos, a gordura dos sabonetes também podem contribuir para a obstrução dos encanamentos. Para resolver esse problema, o sabão em pó ou o detergente é a melhor solução.

punhado de sabão em pó na mesa
Os aditivos químicos presentes no sabão em pó são agentes eficientes para desentupir o encanamento. (Imagem: Kwangmoozaa/iStock)

Despeje no ralo uma quantidade generosa de sabão em pó e deixe o produto agindo por um tempo. Enquanto isso, ferva cerca de 5 litros de água.

Em seguida, despeje lentamente a água pelo ralo para liberar a passagem da água. Mas atenção! Se o seu encanamento for de plástico, espere a água amornar antes de jogá-la na pia; ou alterne com água fria.

3. Soda cáustica

Ralo de banheiro com cabelo pode necessitar de medidas drásticas. A soda cáustica é um produto químico perigoso e que, geralmente, é encontrado nos supermercados. É preciso muito cuidado ao utilizá-lo, pois pode causar queimaduras na pele e outros problemas mais sérios. Portanto, o uso de luvas é imprescindível.

Coloque de 50 g a 150 g de soda cáustica diretamente no ralo entupido, de acordo com a necessidade do local. Deixe-a agindo por no máximo 20 minutos. Depois, despeje bastante água quente para desentupir de vez o encanamento. Normalmente, a água desce facilmente. Mas se ainda estiver obstruído, faça tudo novamente.

4. Vinagre

O vinagre é um ingrediente muito útil também fora da cozinha e, com sal e limão, pode também desobstruir com eficácia o ralo da pia e do box. Mas como desentupir ralo de banheiro com esses ingredientes?

Para fazer essa mistura, basta dissolver bem 1 xícara de sal em 1 xícara de vinagre. Em seguida, acrescente meia xícara de suco de limão. Jogue tudo no ralo e tampe-o com um pano para ficar bem abafado.

vidro de vinagre com um pote de sal ao lado
Além de temperar saladas, o vinagre e o sal também podem te ajudar a desentupir o ralo do banheiro. (Imagem: Gonzalo Calle Asprilla/iStock)

Depois de cerca de 30 minutos, despeje 1 chaleira de água fervente para que a mistura dissolva por completo o que estava entupindo o ralo. Se for necessário, jogue mais água ou repita o processo.

5. Refrigerante

Se você acredita que o entupimento do ralo do seu banheiro não é tão grave, 2 litros de refrigerante de cola podem ser a solução. Compre uma versão bem barata e despeje todo o conteúdo no ralo.

O gás da bebida ajudará a abrir espaço pelo encanamento. Aguarde alguns minutos e depois jogue água quente para limpar por completo.

Siga o passo a passo de cada uma dessas dicas para desentupir o ralo corretamente e não tenha mais dores de cabeça com esse tipo de problema. Além disso, evite produtos para desentupir ralos de banheiro disponíveis no mercado, pois eles podem contaminar a água e o meio ambiente.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados