Faça uma busca
|
Publicado em: 13 de outubro de 2019

Como acabar com chulé com 9 dicas imperdíveis

Se você sofre com esse problema malcheiroso, aqui estão algumas dicas preciosas!

Imagem: emapoket/iStock

As pessoas torcem o nariz quando você fica descalço? Seu cachorro já se apaixonou por seus sapatos? Existem muitas soluções de como acabar com chulé além do clássico bicarbonato de sódio. Confira algumas dicas a seguir! 

Por que ocorre?

Seus pés são o hábitat natural de milhões de bactérias, que se desenvolvem em seu suor e nas células epiteliais. Os subprodutos dessas bactérias é que produzem aquele cheiro horrível. Quando você confina os pés nos sapatos e eles começam a suar, está oferecendo às bactérias um banquete. O mau cheiro nos pés também pode ser causado por infecções por fungos — pé-de-atleta, por exemplo — mal curadas. As pessoas diabéticas ou com problemas cardíacos, assim como os idosos em geral, costumam ser mais propensas a desenvolver infecções e mau cheiro nos pés devido à má circulação.

11 dicas de como acabar com chulé:

Dê a eles o mesmo tratamento das axilas 

1. Não deveria ser surpresa que o mesmo antiperspirante que você usa nas axilas pode também fazer com que os pés suem menos (e, portanto, cheirem menos). Use-o nos pés antes de calçar meias e sapatos. 

2. Lave os pés diariamente em água morna, usando um sabonete desodorante ou antibacteriano.

Secar é fundamental

3. Se você tiver tendência a pé-de-atleta ou micose nas unhas, seque os pés com um secador de cabelos na temperatura mínima. Isso ajuda a evitar infecções e reduz a umidade.

Ungir e perfumar 

4. Experimente um banho de chá preto nos pés. Ferva 2 saquinhos de chá em 1⁄2 litro de água por 15 minutos. Retire os saquinhos e dilua o chá em 2 litros de água. Deixe a mistura esfriar, se necessário, e em seguida ponha os pés de molho nela por 30 minutos. Repita o processo diariamente. O ácido tânico do chá preto mata as bactérias e fecha os poros, fazendo com que seus pés suem menos. 

5. Prepare um banho para seus pés acrescentando 1 xícara de vinagre a uma bacia de água morna. Para que o efeito seja ainda maior, adicione algumas gotas de óleo de tomilho. Esse óleo contém um antisséptico poderoso, que mata as bactérias que causam o mau cheiro. Deixe os pés de molho por 15 a 20 minutos diariamente, durante 1 semana. (Restrições... Se você apresentar lesões ou rachaduras na pele.)

Massagem perfumada 

6. O óleo de alfazema não só é cheiroso, como também ajuda a matar as bactérias. Esfregue algumas gotas nos seus pés e massageie antes de dormir. Calce meias. Antes de experimentar essa solução, verifique se o óleo não vai irritar sua pele, testando uma gotinha em uma área pequena.

Salgue os pés 

7. Num balde ou bacia, misture 2 xícaras de sal de Epsom em 8 litros de água morna. Deixe seus pés de molho nessa solução por 15 minutos, 2 vezes ao dia. O sal de Epsom atua como um adstringente, reduzindo o suor, e pode eliminar as bactérias.

O poder do talco 

8. Polvilhe os pés com talco comum ou próprio para os pés antes de calçar meias e sapatos. O pó vai absorver o suor que causa o mau cheiro. 

9. Outras 2 boas alternativas são o bicarbonato de sódio, que neutraliza o odor, e o amido de milho, que absorve a umidade.

Confira mais informações sobre como acabar com chulé e outras superdicas em nosso site!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close