Não é preciso gastar fortunas no petshop para deixar o seu cachorro bonito e saudável. Cuidar do pelo do cachorro, por exemplo, pode ser algo que você pode fazer em casa. Com as informações corretas e algumas dicas infalíveis, o seu bichinho terá um pelo sedoso e livre de pulgas. Veja como é fácil!

 

Pelos brilhosos

Sabia que ovos também são bons para o pelo do seu cãozinho? Adicionar ovos mexidos à comida de seu cachorro uma vez por semana deixará o pelo super brilhoso. Além disso, o ovo é um alimento saudável que ele vai adorar. Mas atenção! Ovos crus, nem pensar, pois podem estar contaminados com salmonela.

 

Livre-se de qualquer grude

Aquela substância pegajosa no pelo do animal pode ser uma erva daninha, lama ou qualquer outra coisa. Antes de pegar a tesoura e cortar os pelos do seu cachorro, experimente colocar uma colher de chá de xampu ou detergente neutro em 60 ml a 120 ml de água. Misture bem! Usando luvas de borracha, aplique a solução no ponto pegajoso, friccionando com os dedos. Depois, passe uma escova com cerdas de arame no local. Assim que você remover o material, enxágue todo o resíduo de sabão com água morna.

Se o pelo do cachorro estiver um pouco opaco ou seco, experimente complementar o banho com chá. Após lavá-lo com o xampu da marca habitual, enxágue-o com 1 litro de chá morno sem açúcar.

Com o pelo livre de todos os grudes, seu cachorrinho poderá voltar a brincar onde quiser. Mas, atenção, se você tem jardim em casa, evite plantas como Azaleia e Violeta, que podem ser tóxicas. Conheça as mais nocivas e deixe-as bem longe do seu animalzinho.

 

Antisséptico bucal para tratar problemas de pele

Você deve achar que antissépticos bucais servem apenas para higiene oral. No entanto, eles são um bom desinfetante para seu cachorro. Use como adstringente na pele do seu cãozinho par desinfetar machucados e limpar cortes e arranhões. Pode ser utilizado também para tratar furúnculos e outros problemas. Basta umedecer um pedaço de algodão com o antisséptico bucal e aplicar na área atingida.

Se o seu cachorro já tiver muitos anos, confira alguns cuidados necessários para que ele tenha uma vida mais tranquila.

Dê adeus às pulgas!

Para deixar o pelo do seu cachorro além de lindo, saudável, é importante cuidar para que as pulgas fiquem longe dele. Para isso, algumas soluções fáceis e caseiras podem te ajudar. Anote e deixe o seu pet mais feliz, sem aquela coceira desagradável.

Repelentes de pulga caseiros são fáceis de fazer e armazenar, então por que não tentar? Borrife por todo o corpo do cachorro, principalmente debaixo das “axilas”, atrás das orelhas e em toda a cabeça. Tome o cuidado de proteger os olhos do seu cão. Quando passar na base da cauda, evite borrifar na região genital.

Veja essas receitas rápidas e fáceis de fazer em casa:

Repelente de limão-siciliano:

Corte dois limões-sicilianos em pedaços pequenos, coloque-os em uma panela grande com 1 litro de água e ferva por 1 hora. Retire a panela do fogo e deixe a mistura em repouso por uma noite. Coe o caldo, ponha-o em um borrifador e aplique-o no animal.

Repelente de levedura de cerveja:

A levedura de cerveja funciona como um repelente de pulgas quando ingerida. Se utilizá-la na forma de pó, salpique 1 colher (chá) na comida do cão (pequeno) todos os dias. Para cães de 20 kg ou mais utilize 1 colher de sopa. Você também pode aplicar a levedura de cerveja nas partes do corpo dele, bastando esfregá-la no pelo. Cuidado: alguns animais desenvolvem alergia à levedura. Se isso acontecer com o seu, suspenda o uso.

Repelente de vinagre:

Espante as pulgas com uma solução feita com 10 partes de água para 1 parte de vinagre branco. Coloque-a em um borrifador e aplique-a no bichinho conforme as instruções anteriores.

Óleos essenciais contra as pulgas:

Além dos repelentes, é possível espantar as pulgas com óleos essenciais. Basta aplicar algumas gotas de melaleuca, citronela, lavanda (alfazema), eucalipto ou gerânio na coleira de corda ou bandana do seu cachorro. Para manter a coleira sempre perfumada, reaplique o óleo semanalmente.

 

Se você deseja ter mais cachorros ou um gato em casa, que tal adotar? Existem muitos bichinhos que estão esperando a oportunidade de ganhar um lar cheio de amor e carinho. Além disso, adotar um animal pode mudar a sua vida para melhor. Pense nessa possibilidade!

Por Thaís Garcez