A boa notícia é que pessoas com a pele muito oleosa tende a desenvolver menos rugas com o passar dos anos. Agora, a má notícia é que esse tipo de pele tende a desenvolver manchas. Mas ainda temos uma notícia espetacular! A oleosidade da pele pode ser controlada com misturas simples, fáceis e baratas, manipuladas na sua cozinha. Confira!

1. Combata óleo com óleo

Adicionar óleo à alimentação para combater a oleosidade da pele talvez não pareça um conselho confiável, mas acredite, funciona – desde que seja o tipo certo. O óleo de linhaça tem alto teor de ácidos graxos essenciais, o que melhora diversas condições da pele, entre as quais a oleosidade. Esse óleo altamente perecível é encontrado no setor de refrigerados das lojas de produtos medicinais. Adquira o óleo prensado a frio comercializado em recipientes opacos e guarde-o na geladeira. Você também pode triturar uma colher de sopa de linhaça num moedor de café limpo e adicionar a cereais, iogurte, saladas ou outros alimentos do dia a dia. Você vai consumir o saudável ácido ômega-3 e obter um fantástico reforço de fibras.

2. Limpe com um redutor de oleosidade à base de hamamélis

Depois de lavar o rosto, embeba um disco de algodão em hamamélis destilada e espalhe por todo o rosto. Use duas vezes ao dia durante duas a três semanas. Depois da terceira semana, aplique uma vez ao dia. A hamamélis contém taninos, cujo efeito adstringente, induz à contração dos poros, que, por isso, liberam menos oleosidade. A água termal também é uma ótima aliada da pele oleosa, conheça seu poder hidratante.

3. Elimine a oleosidade com massagens

Esta receita de esfoliante com aveia absorve a oleosidade e remove as células mortas que obstruem os poros. Num moedor de café limpo, coloque duas colheres de sopa de flocos de aveia seca (não use as formas instantâneas ou com sabor), em seguida umedeça o pó com hamamélis em quantidade suficiente para formar uma pasta. Com a ponta dos dedos, massageie a pele suavemente com esta pasta, em seguida enxágue com água morna.

Assine nosso conteúdo exclusivo

Receitas para redução da oleosidade

4. Adstringente masculino

Esta mistura aromática age duplamente como pós-barba ou adstringente estimulante. Elimina a oleosidade da pele e ajuda a combater marcas.

1 garrafa de folhas de louro de boa qualidade
2 colheres (chá) de cravos-da-índia inteiros
1 colher (chá) de pimenta-da-jamaica moída
2 colheres (chá) de gengibre triturado
Rum escuro

1. Coloque as folhas de louro num vidro limpo de boca larga com capacidade para 470 ml.
2. Adicione os cravos-da-índia, a pimenta-da-jamaica e o gengibre.
3. Adicione rum escuro o quanto baste para cobrir os condimentos e as folhas de louro em alguns centímetros.
4. Feche bem e coloque a garrafa na despensa por quatro semanas. De vez em quando agite a garrafa.
5. Coe e despeje o adstringente numa garrafa limpa.

5. Tônico à base de sálvia e camomila

Camomila e sálvia são altamente ricas em propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. A sálvia é um adstringente brando. A adição de vodca à mistura ajuda a secar a oleosidade da pele e preserva a tonicidade.

470 ml de água
4 saquinhos de chá de camomila
4 colheres (sopa) de sálvia seca
230 ml de vodca

1. Ferva a água e adicione os saquinhos de chá de camomila e a sálvia. Retire do fogo. Cubra e deixe em infusão por quatro horas. Coe.
2. Encha um vidro com capacidade para 470 ml com metade do chá.
3. Complete o vidro com a vodca. Tampe e agite bem. Para usar, embeba discos de algodão no tônico e espalhe pelo rosto depois da limpeza uma vez ao dia.

Uma pele brilhante pode ser um desafio do ponto de vista cosmético, mas certamente não é uma urgência médica. Se apresentar erupções intensas de acne, porém, consulte um dermatologista.