Para muitos de nós, o horário de almoço tornou-se apenas outra extensão do nosso já sobrecarregado dia. Apesar de ter sido desde o início pensado exatamente para isso – almoçar -, atualmente usamos esse tempo para resolver problemas pessoais, pagar contas ou retornar mensagens. Quando efetivamente nos sentamos para comer, consumimos qualquer comida que conseguimos encontrar na lanchonete da esquina ou na copa. No entanto, a hora de almoço oferece o intervalo perfeito para quebrar este ciclo frenético. Em vez de gastar tempo se estressando sobre o que você ainda precisa realizar ou engolindo qualquer comida, considere os seguintes conselhos.

1 – Vá para a rua

Se você trabalha em loja ou escritório, provavelmente permanece no mesmo prédio o dia inteiro. A hora do almoço é a sua chance de escapar. Aproveite o sol, observe a chuva cair ou sinta o vento. Respire ar de verdade e se desconecte do trabalho por alguns momentos. Ao menos uma vez por dia é aconselhável fazer uma pausa e sair, mesmo que por apenas dois minutos. Funciona como uma recarga para o corpo e a mente.

2 – Tire um cochilo de 10 a 15 min

Cada vez mais estudos têm constatado o valor de sonecas curtas ao longo do dia, e empresários modernos estão se tornando mais tolerantes e conscienciosos sobre isso. Se você tiver como, cochile no carro (menos, claro, se estiver dirigindo!) ou ajeite a cadeira do escritório de um modo que lhe permita cochilar sem que ninguém perceba. Uma soneca refrescará a sua mente e poderá abrir toda uma nova perspectiva para a tarde, porque quebra a tensão do dia.

3 – Fique longe da sua mesa

Não importa quão importante seja o projeto, retire-se fisicamente da mesa de trabalho por apenas 15 minutos. Ande pelos corredores, converse com um amigo ou, como já mencionado, saia do prédio. O tempo longe da sua mesa ajuda a refrescar a mente, permitindo que você recomece as tarefas com outro vigor.

4 – Crie um grupo

Almoce com outros colegas também interessados em controle de peso, saúde e nutrição. Compartilhe alimentos para degustação, troque dicas e receitas e, uma vez por semana, peça a cada um deles que traga uma contribuição saudável para a refeição.

5 – Pense em algo agradável

Se você está mentalmente cansado, use seu intervalo para se transportar a um mundo imaginário. Imagine-se caminhando pela praia, escalando uma montanha ou passando tempo em um lugar onde você costuma se sentir feliz. Ler um livro, meditar ou até mesmo ouvir uma música pode dar o mesmo efeito.