Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 12 de março de 2020

6 maneiras de deixar seu cão mais esperto

Os cães aprendem o tempo todo palavras e sinais humanos. Descubra como ajudar o seu amiguinho de 4 patas ficar mais esperto.

Imagem: ©SHUTTERSTOCK

Como nos seres humanos, a inteligência dos cães pode aumentar com a educação e o treinamento. Os cães bem treinados são mais espertos, se comportam melhor e ficam mais divertidos. Na verdade, em geral, parecer “inteligente” é reflexo do “treinamento”, e será preciso investir tempo em treinar seu cão e se comunicar com ele.

Essas dicas vão ajudá-lo a fazer de seu cachorro um canino mais esperto.

1 . Treine desde cedo

Quanto mais cedo começar o treinamento do filhote, melhores serão os resultados.

Um pequeno treino várias vezes por dia fará uma grande diferença. Não se esqueça de manter tudo informal e divertido. Ao contrário da crença popular, é possível ensinar novos truques a cachorro velho, e, se seu animal tiver mais idade, o tempo investido ainda valerá a pena.

2 . Associe palavras a recompensas

Os cães conseguem entender um vocabulário equivalente ao de uma criança de 2 anos. Você pode ensinar seu cachorro a associar palavras a comportamentos, itens e atividades usando recompensas e reforço positivo. Não surpreende que a maioria dos cães entenda palavras como “petisco”, “brinquedo” e “passeio”, porque sempre que ouvem essas palavras são recompensados com comida, brincadeira ou uma saidinha. Seu cão aprende palavras e sinais o tempo todo; use isso a seu favor e aumente o efeito com recompensas adequadas.

3 . Faça gestos

Por natureza, os cães gostam de responder a dicas visuais e parecem ter se adaptado para compreender a comunicação visual humana. Apontar é um grande exemplo, pois você pode apontar um brinquedo e seu cão o pegará. Os cães estão entre os poucos animais que entendem esse gesto. Reforce os comandos de voz com gestos e você verá seu cachorro reagir depressa e com entusiasmo.

4 . Treinamento regular

Pequenas sessões de treinamento regular durante a vida do cachorro darão ótimo resultado. O treinamento pode ser rápido e espontâneo; o importante é que seja regular. Repasse alguns comandos simples com seu cão antes de lhe dar o jantar. É uma hora em que ele estará disposto a responder.

5 . Faça seu cão trabalhar pela comida

Os cães adoram comer; ele pode trabalhar pela comida se você usar uma parte de sua alimentação diária em jogos divertidos. Alguns exemplos: caça ao tesouro com pelotas de ração, brinquedos que soltam comida ou esconde-esconde com petiscos. Todas essas atividades manterão o cachorro estimulado, entretido e com o cérebro ativo.

6 . Treinamento de truques

Os cães que aprendem a fazer truques sempre parecem espertos. Além de divertido, o treinamento de truques ajudará a elevar sua relação com seu cachorro a um novo nível. Comece com truques simples como “rolar” e, aos poucos, aumente o repertório. Não há dúvida de que treinar truques é divertido e compensador tanto para os cães quanto para os tutores.

Jogos cerebrais interativos para fazer com seu cão

A brincadeira de jogar e buscar é divertida, mas não há muito raciocínio envolvido. Os jogos cerebrais interativos gastam o excesso de energia, reduzem o tédio e fortalecem o laço entre vocês.

Estimule o instinto da caça

Amarre um barbante na ponta de uma vara comprida e prenda um brinquedo estofado no barbante. Chame a atenção do animal balançando o brinquedo na frente dele. Mova-o devagar, parando e recomeçando. Isso incentiva o cão a se concentrar e deixa você no controle. Quanto mais devagar, mais você desafia a mente do cachorro.

Caça ao tesouro

Estimule seu cão levando-o a usar o faro para encontrar o tesouro escondido. Comece pondo o cachorro parado na posição sentada e esconda um petisco ou brinquedo favorito onde seja óbvio. Você pode até deixar que ele o veja. Depois, dê a ordem de sair e procurar o brinquedo. Recompense o animal quando ele o encontrar. Quando o cão entender o jogo, aumente a dificuldade escondendo o tesouro em outro cômodo ou peça a outra pessoa da casa que o esconda.

Jogo da xícara

Deixe seu cão observar você pôr um petisco sob uma de duas xícaras opacas. Dê ao cão a dica de virar a xícara para pegar o petisco. Quando ele entender o jogo, torne-o mais difícil alternando em que xícara você esconde o prêmio.

POR Dra. KATRINA WARREN

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados