O barbante é ótimo para pequenos reparos e para ajudar em algumas tarefas domésticas. O fio de algodão é versátil, e, além de ser usado para artesanato, você pode descobrir outras utilidades para ele.

1- Lustre talheres com mais facilidade

Você se lembra do seu pai ou do seu avô tirando fotografias da mesa de jantar posta para a ceia de fim de ano? O brilho dos talheres era um detalhe que ajudava a compor toda aquela beleza. Para deixar seus talheres belos assim, passe um pedaço de barbante no polidor de metais e use-o para alcançar aqueles cantinhos de difícil acesso entre os dentes dos garfos.

2- Regue as plantas com barbante

Manter as plantas com suprimento de água enquanto fazemos uma viagem curta é mais fácil do que se imagina. Encha um recipiente grande com água e coloque-o ao lado dos vasos de plantas. Corte pedaços de barbante compridos o bastante para sair do fundo do recipiente e chegar a alguns centímetros de profundidade da terra dos vasos. Molhe bem os barbantes e ponha-os em posição. Quando a terra começar a secar, a ação capilar levará água do recipiente aos vasos, por meio do barbante.

3- Interrompa o barulho de goteira

O “plim… plim… plim” daquela torneira gotejante está, de fato, tirando seu sono e também sua paciência. Há uma maneira de silenciá-la enquanto o encanador não chega. Amarre um pedaço de barbante na torneira, com uma das pontas situada no local exato onde a água está gotejando enquanto a outra ficará pendendo até o fundo da pia. As gotas de água atravessarão o barbante em silêncio, em vez de levar você à loucura.

4- Use como orientação para linha reta

Podar cerca viva comprida em linha reta pode ser uma façanha quase impossível se você não tiver alguma orientação visual. Finque duas estacas no chão, uma a cada lado da cerca. Meça a altura almejada para a sebe. Prenda o barbante entre as duas estacas, amarrando-o a cada uma exatamente na mesma altura. Ao cortar as folhas, não vá além do barbante. Desse modo, o topo da cerca ficará reto como o horizonte.

5- Faça um rápido abridor de embrulhos

Na próxima vez que você preparar um embrulho para mandar pelo correio, reserve alguns segundos para deixá-lo mais fácil de abrir para o destinatário. Disponha um pedaço de barbante ao longo dos pontos de junção do papel, antes de passar a fita adesiva, deixando um pedacinho sobressalente em uma das pontas. Assim, o destinatário só precisará puxar o barbante para cortar a fita e abrir o pacote. Recorrer a lâminas afiadas podem danificar um conteúdo delicado. Faça de maneira idêntica ao empacotar caixas quando você estiver de mudança.

Leia também 4 dicas para amenizar o estresse na mudança.

6- Evite que as portas batam

Aquela porta que não para de bater está dando nos seus nervos? Aqui estão duas ideias para controlar com barbante a maneira como a porta se fecha:

– Um pedaço de barbante amarrado aos dois lados da maçaneta, passando pela lateral da porta, apresenta o atrito necessário para retardá-la e impedi-la de bater com estrondo.

– Use um cordão ligeiramente mais grosso da mesma maneira, para manter aberta a porta que se tranca automaticamente, ou para se certificar de que animais domésticos não fiquem presos num cômodo da casa.

Tenha sempre à mão o kit mágico de ferramentas.

Veja por que adotar animais é tudo de bom.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!