Faça uma busca
|
Publicado em: 1 de agosto de 2019

7 coisas que são recicláveis e você talvez não saiba!

No Brasil, produz-se quase 400 quilos de lixo doméstico por pessoa anualmente. Cerca de um terço dessa quantidade poderia ser reciclado, mas, na verdade, menos de 10% o são.

Imagem: photka/iStock

A reciclagem costuma consumir menos energia do que produzir algo do zero a partir de matérias-primas. Por exemplo, reciclar alumínio consome apenas 5% da energia necessária para produzir o mesmo objeto a partir de matérias-primas. No caso do aço, o valor sobe para 25%; para plástico, 30%; para vidro, cerca de 33%; e, para papel, 40%.

Se você não está convencido de que reciclar é um bom negócio, confira abaixo alguns exemplos que comparam a economia de energia com a reciclagem.

  • Recicle uma lata de alumínio e você economizará o suficiente para assistir TV por duas horas;
  • Recicle uma garrafa de plástico e você terá economizado o suficiente para que um computador funcione por 25 minutos;
  • Recicle um recipiente de aço por dia por uma semana e você terá energia para manter uma lâmpada de LED acesa por cinco dias inteiros.

Programas e instalações de reciclagem se modernizaram bastante na última década, então talvez você fique surpreso com a quantidade de produtos que podem ser reciclados além dos mais conhecidos como: papel, alumínio, plástico e vidro. Faça uma pesquisa antes de jogar fora qualquer item. Para te dar uma força, nós preparamos uma lista abaixo com alguns itens que você não sabia mas são recicláveis:

1 - Celulares

Não jogue telefones celulares antigos no lixo. Até 80% dos componentes de um telefone celular são recicláveis. Esses aparelhos não costumam estar inclusos nos serviços locais de reciclagem, mas tente encontrar um centro alternativo de coleta. Algumas lojas costumam aceitar aparelhos antigos e baterias para reciclagem. Além disso, diversas instituições têm programas de reciclagem de celulares, gerenciados para arrecadar dinheiro.

2 - Computador

Os componentes do computador podem ser reciclados também. Se seu computador estiver nas últimas, consulte as autoridades locais para ver se o coletam. Caso ainda funcione, reúna os equipamentos originais e doe-o a alguma instituição de caridade.

3 - Baterias de carro

Embora pouco comum, as baterias de carro também podem ser recicladas. Veja se baterias de carro são coletadas por algum programa de reciclagem de sua cidade. Se não forem, verifique se a oficina onde você costuma consertar o carro conhece algum. Ou confira se o fornecedor aceita trocar uma bateria nova pela antiga com um adicional em dinheiro.

4 - Cartuchos de tinta

Não se costuma reciclar os cartuchos de impressoras, mas você pode encontrar um revendedor que realize a coleta. Como os cartuchos de tinta podem conter elementos ou compostos de metal que contaminam o solo, algumas revendedoras criaram um sistema de coleta do material.

5 - Óleo

Há diversos programas de reciclagem de óleo de motores. No entanto, não costumam coletar. Você provavelmente terá de levar o óleo para uma central de coleta num recipiente lacrado. 

6 - Lâmpada fluorescente

Costumamos jogar no lixo comum as lâmpadas fluorescentes queimadas. O que pouca gente sabe é que essas lâmpadas contém mercúrio, um metal muito tóxico. Então, ao invés de jogar ela fora no lixo, basta você levar para um posto de reciclagem indicado pelo fabricante ou procurar um desses lugares na internet. Durante a reciclagem, um sistema de vácuo associado a altas temperaturas irá separar o mercúrio dos outros elementos que compõe a lâmpada.

7 - Pneu de carro

Os pneus de carro podem ser reciclados ou reutilizados para criar móveis, chinelos ou objetos de decoração. As formas mais comum de reciclagem dos pneus incluem transformá-los em combustível alternativo para fornos da indústria cimenteira e usá-los como insumos para pisos de quadras esportivas, tapetes de automóveis e até asfalto.

Leia mais sobre reciclagem:

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close