Para quem tem medo de avião, não adianta apresentar estatísticas. Nem sobre como o avião é o segundo transporte mais seguro que existe (só perde para o elevador, principalmente com crianças!); ou dar aulas de física provando por A + B que voar não depende de sorte nem feitiçaria. Afinal, quem tem medo, tem medo e pronto! A seguir, algumas dicas que podem ser muito úteis para a sua próxima viagem:

Chalabala/iStock

1 Informe-se!

Em geral, a principal causa do medo de avião é a falta de informação. Mais do que conhecer as leis da física que sustentam o avião é útil saber que às vezes os motores diminuem durante a viagem (o que não significa que a turbina parou), que é supernormal a asa do avião balançar (o que não significa que ela está se soltando) e que as turbulências são causadas por mudanças de temperatura, pressão ou velocidade ao se passar por dentro de uma nuvem e que o avião está preparado para se ajustar a isso (o que não significa que o avião vai cair a qualquer momento!).


shironosov/iStock

2 Prepare-se para a viagem

O ideal é usar roupas confortáveis, chegar com antecedência, ter os documentos e as passagens organizados e à mão. Evite qualquer situação que possa deixá-lo ainda mais ansioso. Ao embarcar, caminhe pela aeronave para se familiarizar com o ambiente.


Tokarsky/iStock

3 Sente-se no corredor 

Se você tem medo de avião, nem pense em se sentar na janela. Você já sabe que a asa do avião balança (pois eu já contei!), portanto, pra que jogar lenha na fogueira, não é mesmo? Além disso, você terá mais mobilidade para se levantar, esticar as pernas e dar alguns passos pela aeronave para aliviar a tensão e também para evitar a trombose venosa.


danr13/iStock

4 Puxe conversa 

Se você estiver viajando acompanhado, provavelmente o seu companheiro já sabe sobre o medo de avião. Se não souber, ele vai perceber, certo? Então conte logo de uma vez e deixe claro que uma boa conversa será útil em mantê-lo distraído e mais tranquilo. Se estiver viajando sozinho, observe se o passageiro da poltrona ao lado é receptivo a um bate-papo. Em caso positivo, além de trocar experiências, você ainda pode fazer um amigo!