Faça uma busca
|
Publicado em: 21 de novembro de 2019

8 dicas para você cuidar bem das suas panelas

Conheça alguns truques para deixar as suas panelas como novas.

Imagem: IgorGeiger/iStock

Cuidar bem das panelas é muito importante para manter a durabilidade e o bom funcionamento do produto. Confira a seguir algumas dicas que irão ajudar você a manter a suas panelas sempre novas e com boa aparência:

1 . Use limpadores perfeitos para ferro fundido

Tanto o sal grosso quanto o bórax são melhores para o ferro fundido do que a lavagem com água e detergente líquido. Sendo assim, use qualquer um dos dois para remover comida queimada de uma panela da qual você goste. Polvilhe cristais sobre a panela e esfregue-a com uma esponja ou papel-toalha molhados. A seguir, enxágue com água fria e seque imediatamente, pois o ferro fundido enferruja com facilidade.

2 . Unte a frigideira de ferro fundido

Unte a parte interna de uma frigideira de ferro fundido com óleo vegetal para mantê-la sempre preparada para o uso. Faça isso após cada lavagem e sempre que achar necessário.

3 . Não coloque uma grelha de ferro fundido de molho

Deixar uma grelha de ferro fundido de molho em água com sabão poderá remover a gordura que entranha na superfície porosa e faz “curar” o material – e uma grelha não curada é a receita da frustração. A comida grudará, queimará e ficará quase impossível de limpar.

4 . Limpe o leite derramado

Se você deixou o leite ferver até transbordar, ele provavelmente queimou sobre o fogão e a panela, além de ter deixado um cheiro de queimado no ar. Livre-se disso molhando o fundo da panela – e o fogão – e polvilhando com sal. Deixe o sal descansar por 10 minutos e lave a panela como de costume. A panela e o fogão ficarão limpos e o cheiro desaparecerá.

5 . Ferva a comida queimada

Se a comida queimada não estiver se desprendendo da panela, encha-a com água e acrescente um pouco de lava-louças líquido e uma colher de sopa de sal. Deixe a água ferver e apague o fogo. Depois de aproximadamente 15 minutos, jogue fora a mistura e use uma esponja abrasiva ou escova para remover o alimento que se soltou do fundo da panela.

Confira também:

Bicarbonato de sódio: 13 usos incomuns para esse curinga

Descubra como tirar manchas de roupas com facilidade

6 receitas de pastas de limpeza para fazer em casa

6 . Livre-se da ferrugem com uma batata

Com o uso constante, formas de torta de metal tendem a enferrujar. Para se livrar da ferrugem, corte a batata ao meio, mergulhe a parte exposta em algum pó abrasivo e esfregue a ferrugem com sua nova esponja de batata.

7 . Use pasta de dente para utensílios de aço inox

Se houver impressões digitais em todos os lindos e reluzentes utensílios de aço inox novinhos em folha, umedeça-os com água morna, passe neles 2 cm de pasta de dente de baixa abrasividade e remova as desagradáveis manchas. Enxágue, seque e você poderá admirar o brilho de seus utensílios outra vez.

8 . Conheça esses dois restauradores de alumínio

Quando panelas e assadeiras de alumínio ficam descoloridas com o uso constante, é possível restaurar o brilho com bitartarato de potássio ou vinagre e, depois, lavar e secar como de costume.

Bitartarato de potássio

Encha a panela com água quente e acrescente o bitartarato de potássio (2 colheres de sopa para cada litro de água). Deixe abrir fervura, reduza o calor e ferva em fogo brando por 10 minutos.

Vinagre

Junte partes iguais de vinagre branco e água na panela e deixe ferver em fogo brando de 10 a 12 minutos. Dica: Evite usar limpadores alcalinos como bicarbonato e alvejantes em alumínio, pois causarão descoloração ainda maior. Confira também outros 31 benefícios do uso de vinagre no seu dia a dia.

Confira também os melhores truques para economizar tempo na faxina!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close