Faça uma busca
|
Publicado em: 5 de outubro de 2020

Como refrescar o ambiente sem ar-condicionado? 9 dicas para espantar o calor

Descubra como é possível refrescar sua casa e reduzir o tempo de uso do aparelho de ar-condicionado com medidas simples

Imagem: AntonioGuillem/iStock
Publicidade


Ainda estamos na primavera, mas as temperaturas já aumentaram em boa parte do Brasil. Mas, antes de procurar um aparelho de ar-condicionado para fugir do calor típico do nosso país tropical, avalie algumas dicas para refrescar o ambiente.

Muitas vezes atitudes simples podem ajudar a amenizar as altas temperaturas. Por exemplo: instalar persianas ou blackout, ligar o exaustor ou ter um bom ventilador de teto.

Portanto, não perca tempo e confira as 9 dicas de como afastar o calor em casa sem gastar muito.

Leia também: Quer economizar energia? Fique de olho nos selos dos aparelhos!

  • brunorbs/iStock

    1. Monte um ar-condicionado improvisado

    Como o ventilador comum geralmente não dá conta, uma opção rápida e barata é fazer um ar-condicionado improvisado com eles.

    Consiga duas garrafas pet de dois litros, preencha-as de água e duas colheres (sopa) de sal, deixando também um espaço para o ar. Em seguida, congele as garrafas. O sal fará com que a temperatura fique abaixo de zero. O ar ao redor das garrafas se resfriará quando o gelo começar a derreter. Ponha-as em frente a um ventilador e o ar será soprado até você.


  • Olga Nikiforova/iStock

    2. Esfrie o ambiente com lençóis

    Para deixar o ar ambiente mais geladinho, siga essa dica simples. Pendure lençóis molhados na janela. A evaporação da água terá um efeito refrescante.


  • Pro2sound/iStock

    3. Dê uma nova função ao exaustor

    À noite, quando a temperatura cair, abra portas e janelas para deixar o ar mais frio entrar. Outra opção muito eficiente é ligar o exaustor da cozinha por um breve período. Assim ele expulsará o ar quente e deixará o ambiente mais agradável.


  • WichitS/iStock

    4. Refresque seu travesseiro

    Às vezes o calor pode não dar trégua nem à noite. Para se refrescar, deixe um travesseiro pequeno embalado em um saco plástico dentro do freezer durante algumas horas. Pode ser que ele ao menos alivie a sensação térmica quente que incomoda muita gente pouco antes de cair no sono.


  • KatarzynaBialasiewicz/iStock

    5. Aposte nas persianas

    Dependendo do posicionamento da sua casa, o sol pode invadir seus cômodos transformando-os em verdadeiras saunas! Instale persianas ou toldos retráteis nas janelas. As persianas verticais, por exemplo, são capazes de reduzir em 76% o ganho de calor de um cômodo.


  • eag1e/iStock

    6. Tenha uma fonte de água

    Para deixar o ar dos cômodos menos abafado em dias de baixa umidade utilize água. Você pode optar pela solução mais simples, como bacias com água em pontos estratégicos. Ou comprar uma fonte elétrica. A água é o melhor recurso para resfriar a casa, pois ao evaporar consegue refrescar o ambiente.


  • SbytovaMN/iStock

    7. Troque o cimento pelo verde

    Se você tem uma área ampla em frente à sua casa, escolha revesti-la com grama ou criar um jardim. O calçamento de cimento, ou outros pisos, contribui para o acúmulo de calor. Substitua-o por grama, plantas rasteiras ou arbustos.


  • MileA/iStock

    8. Experimente um ventilador de teto

    Para refrescar o ambiente, outra opção é o ventilador de teto. Escolha um modelo com quatro pás, enviesadas ou arredondadas, para melhorar a circulação do ar. Aqueles com motores mais potentes, embora mais caros, são mais silenciosos e em geral duram mais. Além disso, a presença da função reversa permitirá empurrar o calor para baixo no inverno.


  • SIphotography/iStock

    9. Deixe o ar circular

    Uma boa maneira de deixar a casa com um clima mais agradável é criar uma corrente de ar. Se não for um dia muito abafado, e tiver uma brisa gostosa, não hesite em abrir as portas e janelas para que o ar circule livremente. Assim, a sensação térmica será bem melhor.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close