Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 13 de agosto de 2018

Persianas: práticas e versáteis

Controlam a luminosidade do ambiente

Imagem: Patricia Marshall/iStock

Embora sejam parte fundamental em uma decoração, as janelas muitas vezes são esquecidas na hora de compor os ambientes. O que é quase um pecado: é por elas que entrará a luminosidade natural, tão necessária para dar vida ao cômodo. Para que elas ganhem destaque e deixem salas, quartos e cozinhas ainda mais charmosos e aconchegantes, uma boa dica é instalar cortinas ou persianas.

Persianas

As duas têm a função de proteger do sol e dar privacidade e devem exercer um papel estético. Normalmente, as persianas são mais usadas em ambientes corporativos ou funcionais enquanto as cortinas são aconselháveis para residências. Atenção: isso não é uma regra. As persianas podem muito bem fazer parte da decoração de uma casa ou de um apartamento, desde que se adaptem à proposta decorativa.

Disponíveis em diferentes modelos e materiais (lâminas de tecido, madeira, alumínio, PVC e, muitas vezes, podem ser feitas sob medida). Não existe desvantagem em usá-las. O acessório controla bem a intensidade da luz, ajuda na decoração e as lâminas são fáceis de limpar ; basta usar o aspirador ou um pano com água e sabão, dependendo do tipo de material. Além disso, elas têm grande durabilidade se forem instaladas e manuseadas da maneira correta.

  • BlackPixel/iStock

    Persianas

    Disponíveis em diferentes modelos e materiais (lâminas de tecido, madeira, alumínio, PVC e, muitas vezes, podem ser feitas sob medida), não existe desvantagem em usá-las. O acessório controla bem a intensidade da luz e as lâminas são fáceis de limpar ; basta usar o aspirador ou um pano com água e sabão, dependendo do tipo de material. Além disso, elas têm grande durabilidade se forem instaladas e manuseadas da maneira correta.


  • Grigorev_Vladimir/iStock

    Como instalar uma persiana horizontal

    Você vai precisar de:

    • Persiana horizontal (na largura correta)
    • Parafusos
    • Chave de fenda
    • Faca ou tesoura

    Antes de começar:

    Antes de fazer a instalação você deve decidir se vai querer ou não pendurar cortinas na mesma janela. Se a persiana for instalada na superfície da moldura, será preciso que o suporte do varão das cortinas tenha um extensor.


  • yunava1/iStock

    1 Prenda o suporte

    Decida se você vai prender a persiana na parte de dentro da moldura da janela ou na superfície dela. Se forem presos por dentro da moldura, os suportes podem ser aparafusados nos batentes laterais ou por baixo do superior.


  • DmitriMaruta/iStock

    2 Pendure as persianas

    Encaixe a parte superior da persiana nos suportes. Alguns modelos têm tampas com dobradiças que precisam ser abertas antes. Se a sua persiana tiver prendedores para evitar que as lâminas batam contra o vidro da janela, instale-os em seguida.


  • yunava1/iStock

    3 Corte no tamanho correto

    Abra completamente a persiana, depois remova os plugues da trave inferior para revelar os nós nas extremidades do cordão. Desfaça-os para remover a trave inferior, em seguida remova todas as lâminas que não serão necessárias.


  • yunava1/iStock

    4 Faça o acabamento

    Quando a persiana estiver com o comprimento desejado, encaixe a trave inferior de volta nos cordões e volte a fazer os nós para firmá-la no lugar. Corte os excessos de cordão e volte a encaixar os plugues removidos. Não jogue fora as lâminas que foram retiradas – elas poderão ser úteis para substituir peças quebradas no futuro.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados