Faça uma busca
Economia

Persianas: práticas e versáteis

Controlam a luminosidade do ambiente

Escrito por:

Revista Seleções

Redator
persianas
Patricia Marshall/iStock
Publicado em: Última atualização:

Embora sejam parte fundamental em uma decoração, as janelas muitas vezes são esquecidas na hora de compor os ambientes. O que é quase um pecado: é por elas que entrará a luminosidade natural, tão necessária para dar vida ao cômodo. Para que elas ganhem destaque e deixem salas, quartos e cozinhas ainda mais charmosos e aconchegantes, uma boa dica é instalar cortinas ou persianas.

Persianas

As duas têm a função de proteger do sol e dar privacidade e devem exercer um papel estético. Normalmente, as persianas são mais usadas em ambientes corporativos ou funcionais enquanto as cortinas são aconselháveis para residências. Atenção: isso não é uma regra. As persianas podem muito bem fazer parte da decoração de uma casa ou de um apartamento, desde que se adaptem à proposta decorativa.

Disponíveis em diferentes modelos e materiais (lâminas de tecido, madeira, alumínio, PVC e, muitas vezes, podem ser feitas sob medida). Não existe desvantagem em usá-las. O acessório controla bem a intensidade da luz, ajuda na decoração e as lâminas são fáceis de limpar ; basta usar o aspirador ou um pano com água e sabão, dependendo do tipo de material. Além disso, elas têm grande durabilidade se forem instaladas e manuseadas da maneira correta.