Faça uma busca
|
Publicado em: 21 de abril de 2018

Abandone os vícios de e-mail

Imagem: juststock/iStock
Quase todo mundo que trabalha utilizando e-mail já passou pela situação de receber uma mensagem "importante" que não tinha nada de relevante, ou até mesmo sem qualquer informação sobre o assunto. Se você já passou por isso sabe que é extremamente frustrante e irritante. E você não quer isso para amigos e colegas, quer? Então veja o que as pesquisas revelam ser práticas on-line que se deve evitar.

Não deixe o assunto em branco

Se você deixa vazio o campo do assunto, ou escreve 'Oi!' ou 'Veja isso!', você está fazendo errado. Esse tipo de coisa frustra completamente o objetivo do campo assunto. Dê uma dica ao destinatário para ele saber previamente sobre o que se trata a mensagem e quão importante é.

Não "responda a todos" sem necessidade

Ninguém quer receber notificações de 15 mensagens, das quais 14 não lhe dizem respeito, não é mesmo? A não ser que todo mundo no grupo precise ver o que você tem a dizer, só responda ao remetente.

Evite escrever de forma "chamativa"

Você digita em cores, acha que Times New Roman está fora de moda e que vários tamanhos de letra são melhores do que um só? Cuidado, você pode estar deixando alguém irritado. Prefira utilizar a fonte padrão e na cor preta. Evite os excessos e tudo ficará bem.  Guarde sua criatividade para outro meio de comunicação.

Não dê alarmes falsos

Dar alarme falso na linguagem dos e-mails, corresponde a marcar a mensagem como urgente quando não é. Evite esta prática! Marque a mensagem como urgente somente quando precisar de um retorno rápido ou quando o assunto for muito importante.

Evite assinaturas grandes

Nas assinatura é bom se apresentar, então inclua nome, profissão, empresa, telefone, e-mail e site na internet, se tiver. Esqueça links para redes sociais, apelidos em salas de bate-papo e citações.

Cuidado com as maiúsculas

Você adora maiúsculas. Tudo bem, mas, na verdade, você está gritando na tela. Se quiser dizer PARABÉNS, legal. Mas as outras coisas podem ser enfatizadas com negrito ou itálico. E tenha calma com a pontuação. Um ponto de exclamação demonstra entusiasmo; 17 são um exagero.
Por Teresa Dumain

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close