Não há dúvida de que a aposentadoria possa ser uma época de oportunidade e independência; uma chance de ter uma vida boa, correr atrás de sonhos e preencher seus dias como desejar. No entanto, você pode aproveitar melhor essa fase da vida se houver um planejamento prévio. Confira no slideshow abaixo 9 passos essenciais a considerar para curtir a aposentadoria sem preocupações.

  • Brothers91/iStock

    1. Pense sobre o estilo de vida que você quer

    Prefere permanecer no trabalho, ficar na sua comunidade atual, mudar-se para outro lugar, ou para perto dos filhos, viajar o mundo, voltar a estudar?

  • Zinkevych/iStock

    2. Pesquise e planeje

    Pesquise as possibilidades após a aposentadoria e reflita sobre as implicações da sua escolha, e como isso afeta a família e as finanças.

  • nortonrsx/iStock

    3. Considere se quer parar de trabalhar

    Ou se seria mais indicado diminuir o ritmo, fazendo meio expediente ou com horário flexível.

  • Horsche/iStock

    4. Encontre hobbies

    Inclua uma atividade produtiva, absorvendo interesses, alimentando relacionamentos e uma vida social ativa. Qualquer que seja a sua idade, é importante traçar metas para o futuro.

  • Deagreez/iStock

    5. Controle as suas finanças

    Faça um levantamento rigoroso da sua situação financeira atual, das provisões de aposentadoria, do orçamento pós-aposentadoria e de possíveis necessidades financeiras futuras.

  • Ridofranz/iStock

    6. Cuide de si mesmo

    Uma saúde debilitada tem grande influência no bem-estar durante a aposentadoria. Se tiver algo que o preocupe, consulte um médico para tratamento imediato.

  • Lordn/iStock

    7. Coloque seu peso dentro dos limites saudáveis

    A obesidade está relacionada à doença crônica e a um risco maior de quedas, além de incapacidade a longo prazo. Estar em forma fará com que você possa curtir a vida sem grandes preocupações com a saúde.

  • dolgachov/iStock

    8. Faça reservas de emergência

    Garanta que os preparativos incluam provisão para possíveis problemas de saúde ou necessidade de assistência médica no futuro, assim como um plano de emergência de apoio em caso de crise. Isso dará uma certa tranquilidade para você curtir a vida.

  • monkeybusinessimages/iStock

    9. Tenha sua casa em ordem

    Quer você fique onde está ou se mude para um lugar equivalente em tamanho ou até menor, seu lar deve ser um santuário, não uma fonte de preocupação. Mantenha a casa devidamente arrumada, considere adaptações para facilitar o dia a dia e livre-se de coisas que deixou de usar ou não têm valor.