Não é preciso gastar muito dinheiro para ter uma árvore de natal linda e enfeitada. Com alguns objetos que você tem em casa é possível criar enfeites criativos e únicos. Veja algumas dicas:

Globos de neve em vidros vazios

Faça em casa o seu globo de neve com simples potes limpos de vidro da cozinha e quaisquer pequenos objetos natalinos disponíveis – como papais noéis e renas de plástico, duendes e anjos de porcelana. Não use artigos de madeira nem metal. Servem vidros de qualquer tamanho, desde que os objetos escolhidos caibam dentro deles e que a tampa feche hermeticamente. Potes de azeitona pequenos e médios, assim como de papinha de bebê, são ideais para globos pequenos. Talvez você tenha de comprar alguns itens, mas só vai precisar de pequenas quantidades.

  1. Passe a lixa ou palha de aço na superfície interna da tampa do frasco para encrespá-la e grude seu objeto ali com a cola epóxi. Em seguida, deixe secar. Encha o vidro quase até a boca com água destilada e adicione uma gota de glicerina.
  2. A glicerina engrossa a água, fazendo a purpurina rodopiar. Mas, para vidros maiores, pingue algumas gotas. Em seguida, jogue uma ou duas pitadas de purpurina.
  3. Feche a tampa do vidro bem apertada, tomando cuidado para não deslocar o objeto colado nela. Por fim, vire o vidro de cabeça para baixo e aprecie a tempestade de neve.

Bolas de filigrana

Lindas bolas de filigrana podem ser feitas quase sem custo. Você só precisa de um carretel de barbante, cola PVA branca, água e uma bola de encher de aniversário.

  1. Para cada bola, mergulhe vários metros de barbante em uma mistura feita com uma parte de cola branca para uma parte de água. Encha e feche uma bola pequena.
  2. Envolva o balão com o barbante encharcado, embrulhando aleatoriamente. Quando ficar com um aspecto que lhe agrade, corte o barbante e coloque a bola em cima de um copo. Deixe o barbante secar no mínimo por um dia ou até que a bola comece a murchar.
  3. Estoure a bola de gás e retire-a. A seguir, borrife a bola com tinta metálica dourada, prateada ou acobreada. Se desejar, polvilhe purpurina levemente para obter uma aparência mais glamourosa. Empilhe as bolas prontas em uma bacia rasa para ter uma bacia rasa para ter um centro de mesa deslumbrante e barato.

Enfeites de frutas cítricas secas

Laranjas e limões já passados na geladeira podem se transformar em enfeites para a árvore. Corte as frutas em fatias de 0,5 cm, coloque-as em uma assadeira não aderente e ponha no forno na temperatura mais baixa durante algumas horas. Verifique se estão secas tocando levemente na polpa. Se ainda estiverem pegajosas, deixe-as no forno um pouco mais. É importante que sejam retiradas antes que fiquem escuras. Deixe-as esfriar em uma peneira de metal. Em seguida, passe uma fita ou um fio de lã nas fatias secas das frutas e pendure-as em locais em que possam receber a luz da árvore de Natal. Preserve suas fatias de frutas secas borrifando-as ou pintando-as com verniz acrílico transparente.

Com essas sugestões sua decoração de natal será a mais criativa de todas!