Viver em sociedade nem sempre é fácil. E isso porque às vezes nos deparamos com verdadeiros mestres das atitudes inconvenientes, que nos fazem perder a paciência — e de vez em quando até mesmo as boas maneiras.

Apesar de estarmos cada vez mais individualistas, é muito importante termos senso de coletividade no dia a dia. Por isso, algumas boas maneiras, como recolher o cocô do seu cachorro quando for levá-lo para passear e não ficar no celular quando conversarem com você, devem sempre ser lembradas e respeitadas no dia a dia. Essas, por exemplo, não ficaram de fora dessa lista.

Veja mais: 17 regras de etiqueta digital para não passar vergonha na Internet!

Seja com os nossos amigos ou com pessoas que não conhecemos, a verdade é que todos nós estamos sujeitos a cometermos esses deslizes, sem percebermos. Por isso, caso não queira ser você o próximo ganhador do (merecido) título de “Pessoa Desagradável”, confira 17 atitudes inconvenientes que você deve evitar.

E não pare por aí. Reflita sobre suas atitudes, e o que você pode fazer para se tornar uma pessoa melhor, mais gentil, educada e solícita para quem convive com você. Afinal de contas, a mudança que queremos ver no mundo deve começar com a gente.

17 atitudes inconvenientes para evitar:

CASEZY/iStock

1. Postar fotos demais nas redes sociais

Você se lembra daquele sentimento de ser excluído das festas no colégio? Pois é, as pessoas crescem mas o sentimento continua o mesmo. A menos que todos os amigos próximos tenham sido convidados para o evento, evite postar fotos. Quem não foi convidado pode se sentir chateado. Ainda quer compartilhar a diversão? Considere tirar apenas selfies ou postar as fotos na página do evento.

Além disso, também é sempre recomendado evitar o oversharing, ou seja, o compartilhamento excessivo de momentos íntimos que não interessa a mais ninguém.


AaronAmat/iStock

2. Usar palavras difíceis que só você sabe o significado

Existe uma diferença entre usar palavras não habituais e querer mostrar que você aprendeu uma palavra nova naquele dia. Se você gosta de aprender novas palavras, ótimo! Mas se você faz isso apenas para parecer mais inteligente que outras pessoas, você está agindo como um idiota. Existe uma linha tênue entre um eloquente e um verborrágico.


ovanmandic/iStock

3. Não ser educado com recepcionistas ou garçons

É dito que uma pessoa demonstra sua nobreza com outras que a serve. Educação e respeito não são coisas que devem ser demonstradas apenas com pessoas em situação econômica superior, mas com todos. Seja educado e diga “bom dia” para o recepcionista, agradeça a enfermeira, seja gentil com o motorista de ônibus.


CherriesJD/iStock

4. Ficar no telefone enquanto fala com alguém

Todos somos vítimas de alguns péssimos hábitos ao telefone, mas um deles é extremamente irritante. Você sabe qual é: uma notificação apareceu na tela, e você logo busca ver do que se trata durante uma conversa. Quatro ou cinco segundos, coisa rápida, não é? Desviar a atenção de quem se está conversando demonstra que a pessoa não é prioridade e as faz sentir-se como se você não as estivesse escutando. Ignore as notificações enquanto estiver em uma conversa.