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Publicado em: 10 de março de 2020

17 regras de etiqueta digital: não passe vergonha na internet!

Celulares e notebooks estão cada vez mais presentes em nossa vida, mas você conhece bem as regras de etiqueta das redes sociais e internet em geral?

Imagem: ViewApart/iStock

Você sabe a hora certa de mandar uma mensagem no WhatsApp? Quando responder ou não um e-mail? Já passou vergonha porque o corretor corrigiu uma palavra sem você ver?  É preciso cuidado para não perder pontos com familiares, amigos e colegas de trabalho no meio virtual. As relações digitais também possuem regras de etiqueta, que devem ser seguidas por todos que desejam manter boas relações online.

Você já viu as 17 atitudes inconvenientes para evitar no dia a dia, então agora acompanhe 17 dicas específicas para não passar vergonha na internet:

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    1 Pergunte se a pessoa está disponível

    Quando chamar alguém pelo WhatsApp ou outro aplicativo, pergunte sempre se aquele é um bom momento e se a pessoa pode falar. Começar uma conversa no momento errado certamente resultará em uma troca pouco produtiva e você ficará irritado quando as respostas demorarem muito a chegar.


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    2 Use o Wi-Fi grátis com parcimônia

    Não tem problema pegar carona na rede aberta de um local público, mas tenha sempre em mente que elas nem sempre são 100% seguras – redes desprotegidas são alvo fácil para programas hackers que podem copiar os dados contidos no seu celular.


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    3 Se comunique pelo meio correto

    Com tantas redes sociais, é muito importante escolher o meio de comunicação correto para o contato em questão. A pessoa com quem você se comunica profissionalmente lhe deu liberdade para ser contatada pelo Instagram? Seu chefe prefere chat ou e-mail? Seu amigo não usa muito o Facebook? Então não adianta ficar chateado por ele não responder seu convite para um evento.


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    4 Cuidado com o corretor!

    Você vai decorar ou devorar o bolo? O corretor automático pode ser uma bênção ou uma maldição. Cuidado com gafes embaraçosas: confira antes de enviar a mensagem.


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    5 Peça permissão antes de adicionar alguém a algum grupo

    Por mais que o novo grupo de WhatsApp ou Facebook seja ótimo, você não tem como saber se seu amigo também vai gostar de participar ou se ele ao menos tem disponibilidade de tempo para ficar conferindo as notificações. Por isso, pergunte antes.


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    6 Não fique conferindo o celular o tempo todo

    Ao conversar pessoalmente com alguém, resista ao impulso de checar constantemente a tela do celular. As notificações chamando por você podem esperar um pouquinho mais (se for algo muito urgente, haverá uma ligação). Tente estar presente no momento e dar atenção a quem está falando com você.


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    7 O tom certo nos e-mails

    Ao compor um e-mail, não escreva tudo em letras maiúsculas (sim, parece que você está gritando e/ou sendo rude), não use letras coloridas ou emoticons, não envie anexos muito pesados, não encaminhe a mensagem a terceiros sem ter certeza de que a outra parte da conversa esteja de acordo.


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    8 Vá direto ao assunto nos e-mails profissionais

    E-mail não é carta, portanto evite linguagem rebuscada e seja direto. Melhor ainda, ponha a informação mais importante no assunto. “O formato a ser adotado é o do memorando”, diz Rhonda McEwen, professora do instituto de Comunicação, Cultura, Informação e Tecnologia da Universidade de Toronto.


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    9 Contatos profissionais têm hora certa

    Embora as mensagens e e-mails de trabalho cheguem a todo momento, não é sempre que se deve mandá-los ou respondê-los. O período correto é o do horário de trabalho.


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    10 Ser educado é muito importante

    Não descarte toda a formalidade em contexto profissional. É melhor evitar citações, mensagens pessoais e emoticons, explica o manual de boas maneiras Emily Post’s Etiquette. Use “Muito obrigado” ou “Atenciosamente” ao assinar.


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    11 Fique atento ao relógio

    Quanto tempo se pode deixar uma mensagem ou e-mail à espera na caixa de entrada? O Emily Post’s Etiquette recomenda responder às mensagens pessoais em um ou dois dias e as profissionais em 24 horas.


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    12 Excluir alguém não é crime

    Não tenha medo de desfazer amizades nem de deixar de seguir alguém, e não se ofenda se alguém deixar de segui-lo ou desfazer a amizade. Em geral, é apenas uma questão de podar antigos relacionamentos, na internet e fora dela.


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    13 Permissão para fotos é necessária

    Respeite a privacidade dos outros quando marcá-los em redes sociais. Em caso de dúvida, não publique ou mude a configuração para limitar o acesso.


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    14 A vida real em primeiro lugar

    As redes sociais são bons meios de contato no caso de aniversários e outros fatos da vida. Mas não se sinta obrigado a responder a tudo publicamente. Saiba quando entrar em contato pessoalmente também.


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    15 Não leve assuntos confidenciais para a internet

    Nada mais constrangedor do que entrar em uma rede social e se deparar com uma exposição de assuntos íntimos daquela pessoa que você mal conhece, não é mesmo? Como recomenda o manual Emily Post’s Etiquette, “quando não puder divulgar num cartaz na rua, não coloque na internet”.

     


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    16 Twitter não é bate papo

    Trocas de mensagem muito longas citando o outro usuário com “@” ocupam muito espaço no feed. Se a conversa se prolongar, use o sistema de direct message (DM); será muito mais fácil acompanhar a ordem das mensagens e você não aborrecerá seus seguidores.


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    17 Confirme presença o quanto antes

    Responda a e-mails de confirmação de presença tão logo saiba se vai poder ir. Se o pedido de RSVP foi enviado por e-mail, significa que a outra parte quer uma resposta ainda mais rápida do que o usual.


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