17 regras de etiqueta digital: não passe vergonha na internet!
Celulares e notebooks estão cada vez mais presentes em nossa vida, mas você conhece bem as regras de etiqueta das redes sociais e internet em geral?


Você sabe a hora certa de mandar uma mensagem no WhatsApp? Quando responder ou não um e-mail? Já passou vergonha porque o corretor corrigiu uma palavra sem você ver? É preciso cuidado para não perder pontos com familiares, amigos e colegas de trabalho no meio virtual. As relações digitais também possuem regras de etiqueta, que devem ser seguidas por todos que desejam manter boas relações online.
Você já viu as 17 atitudes inconvenientes para evitar no dia a dia, então agora acompanhe 17 dicas específicas para não passar vergonha na internet:

1 Pergunte se a pessoa está disponível
Quando chamar alguém pelo WhatsApp ou outro aplicativo, pergunte sempre se aquele é um bom momento e se a pessoa pode falar. Começar uma conversa no momento errado certamente resultará em uma troca pouco produtiva e você ficará irritado quando as respostas demorarem muito a chegar.

2 Use o Wi-Fi grátis com parcimônia
Não tem problema pegar carona na rede aberta de um local público, mas tenha sempre em mente que elas nem sempre são 100% seguras – redes desprotegidas são alvo fácil para programas hackers que podem copiar os dados contidos no seu celular.

3 Se comunique pelo meio correto
Com tantas redes sociais, é muito importante escolher o meio de comunicação correto para o contato em questão. A pessoa com quem você se comunica profissionalmente lhe deu liberdade para ser contatada pelo Instagram? Seu chefe prefere chat ou e-mail? Seu amigo não usa muito o Facebook? Então não adianta ficar chateado por ele não responder seu convite para um evento.

4 Cuidado com o corretor!
Você vai decorar ou devorar o bolo? O corretor automático pode ser uma bênção ou uma maldição. Cuidado com gafes embaraçosas: confira antes de enviar a mensagem.