O mundo de hoje não requer apenas bons profissionais, mas também pessoas atentas ao que acontece na sua área de atuação e também no mundo como um todo. Mostrar conhecimento de mundo além das qualificações na sua área pode contar muito na carreira, e investir na atualização profissional é uma ótima oportunidade para conseguir crescer. Além disso, descobrir coisas novas pode ajudá-lo a identificar o que mais gosta e definir novos caminhos.

Hoje em dia muitas pessoas estão repensando a carreira e a profissão, seja buscando aperfeiçoamento ou procurando um emprego novo. Se você se encaixa em uma dessas duas opções, este post é pra você! 

Abaixo separamos 6 dicas para fazer a atualização profissional:

Dica 1 – Leia revistas e sites ligados à sua profissão

Hoje em dia é muito fácil encontrar e assinar revistas e sites especializados em direito, informática, vendas, educação, ou em qualquer que seja a sua área de atuação. Se não houver uma revista impressa, procure assinar o feed ou a newsletter de um blog ou site de notícias e fique por dentro das últimas novidades do seu setor.

Dica 2 – Faça uma rede de contatos profissionais

Conhecer pessoas é muito importante para o crescimento profissional. Uma boa rede de contatos permite que você aprenda como outras pessoas da sua área trabalham, troque experiências e aperfeiçoe o seu próprio jeito de trabalhar. Mas, como criar uma rede de contatos? Antigamente era mais difícil conhecer outros profissionais do mercado se você não tivesse passado por diversas empresas. Hoje não é mais assim. Graças a redes sociais como Facebook e LinkedIn, fazer contato com pessoas do mercado ficou muito mais fácil.

Dica 3 –  Assista a palestras gratuitas

Muitas pessoas acham chato assistir palestras, mas o que elas esquecem é que perdem a oportunidade de aprender coisas novas e fazer contatos. Além disso, é bem possível que você ouça algo ali que o ajude em alguma situação do dia a dia mais tarde.

Dica 4 – Participe de congressos e eventos

Invista em você! Sabe aquele congresso no fim de semana? Junte uma grana e vá! Sua carreira depende de uma atualização profissional constante e não mais do que aprendeu dez anos atrás.

Dica 5 – Faça cursos livres

Se você já é especializado em alguma área e acha que é suficiente, está redondamente enganado. É preciso se reciclar sempre. Procure fazer pelo menos uma vez por ano um curso de curta duração (há cursos de um ou dois meses, ou até de uma semana), e descubra o que há de novidade na sua profissão.

Dica 6 – Por fim, leia as notícias

Você pode pensar: mas na imprensa geral não tem nada relacionado à minha área! Engano seu: jornal trata de tudo! Leia o jornal pelo menos uma vez por semana e você vai encontrar notícias relacionadas ao que você faz. Caso não encontre, ele servirá para mantê-lo informado sobre o que está acontecendo.