Brinquedos feitos em casa para divertir a criançada nas férias

Descubra como é fácil entreter a criançada durante as férias sem precisar gastar muito. Faça brinquedos com o que você tem em casa e garanta a diversão!

Redação | 13 de Dezembro de 2019 às 20:30

DragonImages/iStock -

Ter criança em casa nas férias pode ser uma grande aventura. Mas não é preciso enlouquecer, com um pouco de criatividade é possível distraí-las por horas. Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas super fáceis de brinquedos que você pode fazer com o que tem em casa. Então, junte a criançada, solte a imaginação e garanta a diversão das férias!

Brinquedos de banho espetaculares

Brinquedos Flutuantes

Se você está ensinando seu filho a reconhecer as letras do alfabeto ou as do nome dele, torne o processo mais personalizado comprando um pouco de emborrachado e.v.a. Disponível em cores vibrantes, ela pode ser cortada no formato das letras – perfeito para uma aula na hora do banho.

Pescaria com peneira

Com uma pequena peneira plástica, as crianças vão pescar esponjas ou figuras recortadas em espuma e ainda melhorar a coordenação olho-mão. Uma rede para aquário também serve. (Primeiro lave e desinfete cuidadosamente uma rede usada). Ajude a criança a deixar cair o “peixe” em um recipiente de plástico e a contar os itens quando ele se cansar da pescaria na banheira.

O comandante da frota!

Guarde as pequenas embalagens de leite e creme de leite do tipo longa vida, corte fora o bico dosador, feche a parte superior com um pouco de fita adesiva e pinte uma frota para o seu pequeno marinheiro na cor de sua preferência, usando tinta resistente à água. Em seguida, dê um nome a cada barco, coloque números nas laterais e finque um palito arredondado para servir de mastro. Você terá, sem gastar nada, uma frota para brincar durante o banho, pronta para atacar!

Experiências para as crianças na cozinha

Fazendo massas de modelar com sal

Por que comprar massa de modelar colorida quando você e seus filhos podem prepará-la em casa com itens baratos do armário da cozinha? Veja como: misture 180 g de sal com 150 g de farinha. Com o punho, faça uma cova funda na mistura e derrame aí 180 ml de água. Para dar cor, simplesmente use aquarela não tóxica ou corante alimentício. Depois, sove bem e forme uma bola. Em seguida, abra com o rolo e entregue ao seu filho alguns cortadores plásticos de biscoito para recortar a massa; modelá-la em formas variadas ou fazer ornamentos. Se guardá-la em um recipiente hermético, poderá usá-la de novo.

Para completar a brincadeira, experimente fazer um slime colorido! É muito fácil de fazer, confira a receita!

Agite, chocalhe e role

Algumas latas de alimentos metálicas e plásticas como os tubos de batatas fritas, vêm com tampas plásticas. Transforme-as em divertidos brinquedos de “percussão”. Limpe e seque uma lata vazia de tenha absoluta convicção de que todas as bordas afiadas foram removidas ou lixadas. Depois, coloque dentro dela uma pequena quantidade de macarrão cru, cereais, balas duras, feijão ou arroz. Por fim, prenda a tampa plástica com fita adesiva e teste para ter certeza de que ela não se soltará. Uma alternativa mais silenciosa é colocar cereal crocante dentro de uma embalagem tubular de batatas fritas e prender a tampa com fita adesiva. Assim, ao rolar no chão, este chocalho feito em casa produz um excelente som de água correndo.

“Tinta” invisível de suco de limão-siciliano

Se seu filho gosta de mistérios, ensine-lhe o segredo da escrita invisível. Tudo de que você precisa é uma pequena tigela com suco de limão-siciliano, um cotonete e um pedaço de papel. Então, mergulhe o cotonete no suco e escreva no papel. Quando secar, não restarão vestígios da “tinta”. Em seguida, segure o papel perto de uma lâmpada quente, sem tocá-la, movendo-o lentamente pela fonte de calor. Num passe de mágica, a escrita vai adquirir um tom marrom e ficará legível – um truque digno de Harry Potter e sua turma.

Sair para passear com os pequenos também pode ser uma boa opção. Mas, como deve saber, é preciso um pouco mais de planejamento. Veja então como planejar atividades fora de casa sem complicação!